A era da assistência

O consumidor está cada vez mais curioso, exigente e impaciente. Mais do que nunca, é preciso valorizar a sua jornada no ambiente online e priorizar suas necessidades

Mercado Livre Experience 2018_Assinatura

“A era da assistência”: foi este o nome da palestra conduzida por Fábio Coelho, vice-presidente global do Google e presidente do Google Brasil, durante o evento Mercado Livre Experience 2018. O título da apresentação traduz a prioridade de quem trabalha com o varejo: as necessidades do consumidor. O executivo observou que os compradores estão cada vez mais exigentes, impacientes e curiosos. E os números comprovam suas impressões.

Em pesquisa conduzida pelo próprio gigante de buscas online, os resultados mostraram que os usuários estão fazendo quatro vezes mais buscas pelos termos “aberto agora”, “aberto hoje” e “entrega hoje”. Houve um crescimento de 175% desde 2015. Além de buscarem agilidade, os clientes querem conveniência, o que o estudo também comprova com o aumento de 256%, nos últimos dois anos, por serviços e produtos com as palavras “perto de mim”.

Consumidores informados

No caminho que os clientes percorrem para encontrar o que querem, eles se abastecem de informação. Sendo assim, na hora da compra, por exemplo, eles já sabem como um produto funciona uma vez que assistiram aos tutoriais disponíveis e leram as reviews.

Por isso, para quem tem um e-commerce, é preciso ir além do texto da ficha técnica, e investir em vídeos explicativos de alta qualidade e expor com destaque a opinião de outros consumidores sobre determinado item. Estes recursos não só chamam mais a atenção de possíveis compradores, como os deixam mais seguros de sua decisão na hora da compra.
Este tipo de material valoriza o produto!

Sempre com pressa

“Se o carregamento da página demora, o consumidor vai embora”, disse Coelho durante a sua apresentação. Isto é algo que afeta o ranqueamento no Google. Com este dado em mente, os sites de e-commerce devem ser leves, responsivos e fáceis de navegar. Afinal, uma loja virtual tem que expor seus produtos e serviços de maneira eficaz.

Ao conseguir traçar a rota que faz com que alguém clique no botão “Comprar” em determinada loja, o empreendedor é capaz de aplicar melhorias em sua estratégia de negócios, como aprimorar os seus anúncios ou otimizar o site de sua loja. Pensar na jornada do cliente é considerar todas as etapas que o levaram a comprar e o conduzir da maneira mais rápida e certeira possível.

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