Curadoria com propósito do estoque à vitrine

Valorize sua oferta ao optar por fornecedores que priorizam uma produção inspiradora

O último Innovation Forum da Mastercard, realizado em Miami, trouxe a pesquisa “A mente e bolso do millennial”, onde endossou que o critério de consumo dessa geração não se limita a famosa dupla “preço e qualidade”. Eles compram de empresas que tenham um propósito.

Para responder a essa demanda, o comércio eletrônico deve “subir o sarrafo” no critério de seleção dos produtos oferecidos aos seus clientes. Muito além da variedade de tamanhos e cores, o empreendedor digital precisa ter em estoque aquilo que ele sabe na ponta da língua: qual é a origem, como é o seu processo de produção e se aquele item agrega em um impacto socioambiental positivo.

O contexto traz a reboque um desafio interessante para a longevidade de um e-commerce: a curadoria do seu estoque. Não basta ter volume para ganhar escala. Para conquistar os millennials, você precisa pensar muito bem sobre o que vai parar na sua vitrine.

O segredo é manter a antena ligada

Para não perder o bonde, além da atenção redobrada aos bastidores do seu produto, você, empreendedor digital, deve buscar inspiração em empresas que inovam socialmente em seus processos do começo ao fim. Muitas vezes, esse pessoal pode não fazer parte da sua rede de contatos, por isso, é importante explorar o mundo lá fora.

Um caminho para isso é ir atrás de polos que fomentem ideias inovadoras para uma produção com responsabilidade social. Para mencionar um exemplo, podemos falar da Malha, um espaço coletivo que é também um celeiro de startups que caminham nessa direção.

Buscar na mídia por essas empresas também pode ser uma alternativa. A Pano Social, recebeu uma cobertura interessante em matérias que falam tanto sobre reinserção social, quanto sobre produção sustentável. Seguindo o conceito do cradle to cradle*, a grife, que emprega ex-detentos, confecciona suas peças sem mesclar tecidos, utilizando algodão orgânico, reciclado ou garrafas PET.

A comunicação é parte fundamental

Além de realizar uma boa curadoria, você também precisa valorizar essa iniciativa na comunicação, reforçando os atributos da sua marca e dando peso para a iniciativa.

Considerando o perfil dos millennials, é fundamental conduzir essa conversa nos meios digitais, compartilhando mais as histórias por trás do produto e colhendo feedbacks para que possa evoluir com eles.

 

* cradle to cradle é um conceito que inspira a inovação para criar um sistema produtivo circular “do berço ao berço” onde não existe o conceito de lixo, tudo é nutriente para um novo ciclo e resíduos são de fato nutrientes que circulam em ciclos contínuos.
Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!