Tipos de madeira para construção

Esse é um dos materiais mais utilizados na arquitetura, construção e decoração e pode ser colocado em diferentes ambientes.

Por ser resistente e relativamente leve, a madeira é utilizada como material de construção desde os séculos passados até hoje. A aplicação dessa matéria-prima no interior das casas garante um ar de sofisticação e não necessariamente precisa remeter a um visual rústico. Dependendo do objetivo, também pode representar luxo e requinte.

Além de ser um produto bonito, ainda promete exclusividade. As características naturais fazem com que cada uma tenha sua aparência específica. Essa solução também é muito procurada por ser funcional, pois tem a capacidade de isolamento térmico e acústico, traz a sensação de conforto, contato com a natureza e possível diminuição de custos da obra.

Para mantê-la saudável por mais tempo, é necessário tomar certos cuidados. Afinal, esse material está exposto a dois tipos principais de deterioração: a biológica, normalmente causada por fungos e insetos, e a causada pelas adversidades climáticas. Para ter maior garantia de que o produto é de qualidade e vai durar bastante tempo, certifique-se de que foi tratado quimicamente, o que requer apenas manutenções esporádicas. Caso contrário, aplique selantes, vernizes e impermeabilizadores.

O cupim é um dos vilões mais famosos. Para evitá-los, proteja toda a superfície com inseticida próprio e faça um tratamento químico do solo e ao redor da casa.

A madeira é um objeto moderno e versátil que pode ser encontrado em todos os cômodos e detalhes da casa. Porém, para não ter problemas com deterioração, é necessário entender qual é tipo ideal para cada situação.

Para conhecer melhor sobre esse material, conversamos com a arquiteta Mariane Battaglia, do escritório Battaglia Arquitetura.

Saiba quais são os tipos de madeira para construção e decoração

Portas e janelas

Janelas e portas externas são a alma da casa. São elas que revelam a identidade do lugar, por isso, devem ser pensadas com muito carinho. Por estarem em local aberto, devem receber atenção redobrada por conta da exposição a adversidades climáticas. Capriche no selante e nos vernizes para manter a beleza do produto. De acordo com Mariane Battaglia, Imbuia é a madeira mais indicada para essas aplicações, ou composto de madeira, caso queira pintar. Utilize o esmalte fosco para colorir.

Tipos de madeira para construção porta

Confira os modelos de portas de madeira disponíveis no Mercado Livre

Mesas e bancos

Há muitos anos os bancos e mesas de madeira são utilizados como parte essencial da decoração, principalmente em casas que querem adotar o visual rústico. Cumaru, Freijó e Teca são perfeitas para quem quer manter as tonalidades da própria matéria prima. Já a Laca é indicada para quem deseja pintar o material.

Tipos de madeira para construção mesa

Procurando por mesa de madeira? Veja os produtos à venda no Mercado Livre

Piso

“Gostamos muito de trabalhar com piso de madeira, sempre deixando o ambiente ‘quente’ e aconchegante”, revela Battaglia, que indica o Taco Cumarua. Esse é um elemento que garante elegância ao ambiente, além de ser prático e fácil de limpar. Ambientes com esse tipo de aplicação costumam ser mais iluminados em relação a pisos revestidos de outros materiais.

Tipos de madeira para construção piso

Encontre o piso de madeira que combina com a sua casa

Escada

Por ser resistente, o Eucalipto é a madeira mais indicada tanto para a área externa quanto interna. “Para maior conservação, já que é um produto natural, principalmente se usado na área externa, tem que ter algum tipo de acabamento protetor, como o esmalte ou verniz”, aconselha Battaglia. Lembre-se: quanto maior a proteção, mais longa será a vida útil e menos problemas surgirão, até mesmo quando se trata de materiais resistentes.

Móveis

Os móveis de madeira estão mais em alta do que nunca, graças à volta do estilo rústico. As banquetas ajudam a compor o ambiente, assim como grandes cristaleiras.

Quem quer fugir desse visual pode apostar na composição de cores. Móveis tingidos de preto ou branco são modernos e fáceis de harmonizar, já as cores quentes combinam com um visual alegre.

De acordo com a arquiteta Mariane, os principais tipos de acabamentos são: laminados decorativos, também conhecidos como fórmicas; lâminas de madeiras naturais e molduras de acabamento, que podem ser de MDF; aglomerado, maciço, entre outros.

Para móveis na cor madeira, o indicado é o Freijó. Na hora de misturar mais de dois tipos da matéria-prima, tenha certeza de que os tons funcionam de maneira harmônica.

Tipos de madeira para construção móveis

Confira uma seleção de móveis de madeira disponíveis no Mercado Livre

Pergolado

Se a sua casa tiver grande área externa, capriche na decoração com um pergolado de madeira, que pode ser de Cumaru, Ipê, Pinus ou Eucalipto. Independente do material, o cuidado deve ser constante por estar exposto ao sol e adversidades climáticas.

Tipos de madeira para construção pergolado

Compre um pergolado de madeira para dar mais charme ao seu quintal

A madeira é um material que estará em moda na decoração por muitos anos. Invista nesse produto para garantir um visual atemporal à sua casa.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!