Qual é o tamanho do apartamento ou casa ideal para você?

Saiba quais fatores são importantes para se considerar ao tomar uma das decisões mais significativas da sua vida.

Quem está vivendo a fase de mudar para a primeira casa própria normalmente tem as mesmas dúvidas: é melhor morar em casa ou apartamento? Qual o tamanho do apartamento ou casa ideal? Devo alugar ou comprar?

Todas essas questões podem ser respondidas por profissionais da área de imóveis e arquitetos, que analisam o seu perfil e estilo de vida para chegar à melhor conclusão.

Para te ajudar a tomar essa decisão, Gustavo Vaz, especialista no mercado imobiliário, deu uma dica valiosa: “o principal fator é a quantidade de pessoas que irão residir no local. Um imóvel ideal para apenas uma pessoa é bastante diferente de um para uma família de cinco membros. Há outros fatores como quantidade de visitas esperadas, gosto pessoal e até mesmo necessidade de um ambiente de trabalho, porém o fator mais importante é, de fato, o número de residentes”.

Porém, como essa é um passo muito grande e que envolve alto investimento, também é necessário colocar outros fatores na balança.

Saiba qual é o tamanho do apartamento ou casa ideal para você

Existem tantas nomenclaturas para definir os vários tipos de moradia, que é normal não saber exatamente a diferença entre eles. Antes de entrar na discussão de como decidir o tamanho, é importante entender mais sobre as especificações de cada.

Flat

Um flat é uma residência com serviços de hotel oferecidos pelo empreendimento, trazendo conforto e segurança. Vanessa Keiko, arquiteta do Estudio+FCK, escritório de arquitetura e interiores em São Paulo, explica as especificidades: “possui quarto, sala, banheiro e pode ter uma cozinha pequena também. A área de serviço é inexiste, pois é utilizada a lavanderia do empreendimento como parte dos serviços oferecidos”.

tamanho apartamento ou casa ideal flat

Alugue um flat na cidade de São Paulo

Quitinete

São apartamentos pequenos, com área média entre 15 e 40m². A planta é definida por apenas um cômodo, sendo que quarto, sala e cozinha se encontram no mesmo ambiente. O único local separado é o banheiro.

Estúdio

Apartamentos com cerca de 30m² com divisão apenas para o quarto e banheiro, sendo que a cozinha e a sala ficam no mesmo ambiente. Costumam ser bem localizados e oferecer diversas opções de lazer no condomínio.

Loft

A moda do loft chegou ao Brasil depois de fazer muito sucesso nos Estados Unidos, onde os apartamentos grandes sem parede entre os ambientes são comuns. “Apenas o banheiro fica em uma área reservada mas o restante da residência fica aberto. Costuma ter mezanino ou pé direito duplo, mostrando a amplitude dos ambientes. Com janelas grandes, possui ótima iluminação e ventilação”, explica Vanessa.

Cobertura

São apartamentos localizados no topo de um edifício. Costumam ser maiores do que o restantes dos apartamentos do prédio. Podem ser lineares, duplex ou triplex, ou seja, ter um, dois ou três andares.

Apartamento padrão

Se o imóvel não se encaixa em nenhuma das características acima, é considerado um apartamento padrão. Ou seja, possui sala, cozinha, banheiro, área de serviço e quartos, todos separados por paredes para identificação dos ambientes.

tamanho apartamento ou casa ideal espaço

Alugue um apartamento na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Casa, sobrado ou mansão

“Casa é uma residência térrea ou com mais pavimentos, que são construídas dentro de um terreno com recuos laterais. Sobrado é uma residência que está ligada a uma outra residência de dois pavimentos, geralmente dividindo a mesma parede. Mansões são casas consideravelmente grandes, suntuosas e de proporções amplas, com luxo e conforto. Geralmente possuem jardins, piscina, área de lazer e verde considerável”, resume Vanessa Keiko.

tamanho apartamento ou casa ideal sobrado

Confira uma seleção de casas à venda em Uberlândia (MG)

Casa pequena versus grande

De acordo com Gustavo Vaz, existem benefícios ligados ao tamanho do imóvel que devem ser considerados. “Por exemplo, os imóveis menores possuem valores absolutos mais baratos, têm maior liquidez e menores distorções de preço. Como há maior oferta de imóveis pequenos no mercado, é relativamente mais fácil buscar imóveis com as exatas características que um comprador busca, como localização perto do metrô. Outro benefício é o baixo custo de manutenção, já que são mais fáceis de limpar”.

Já os imóveis com área maior, são perfeitos para quem tem família numerosa e para quem adora receber visitas. “Para as mesmas condições e localização, imóveis grandes também tendem a ter um preço por metro quadrado mais barato. Por último, como são imóveis de menor liquidez, podem aparecer melhores oportunidades para compra e revenda. Se um proprietário precisa vender seu imóvel, terão menos compradores interessados e consequente há mais espaço para negociação”, conclui Gustavo.

Tamanho do cantinho especial

O quarto é o local sagrado de descanso para qualquer pessoa, por isso, atente-se ao tamanho do cômodo para tirar melhor proveito.

O tamanho mínimo do dormitório para quem tem uma cama de solteiro é de 10m² com espaço suficiente para armários e televisão. Já o quarto de casal deve ter, no mínimo, 12m², considerando que a cama é maior e que o armário também deve ser grande. Caso queira um quarto com closet e mais móveis, o tamanho ideal é de 16m². Em geral, é necessário ter entre 60 e 70 centímetros de área livre para circulação.

Estilo de vida

Cada pessoa tem necessidade distintas de acordo com idade e estilo de vida, por exemplo, um aposentado não terá as mesmas exigência de uma família com criança pequena. Esse é um fator importantíssimo, mas que nem sempre é levado em consideração porque o orçamento apertado entra na frente como prioridade. Por conta disso, muitas pessoas acabam tomando decisões erradas e se arrependendo no futuro.

“É muito imprescindível que o comprador confie no profissional que estiver assessorando-o na compra do imóvel ideal – um bom profissional faz muita diferença nesse processo”, aconselha Gustavo.

Presença de animais de estimação

Esse é um ponto que merece atenção tanto para os moradores, quanto para a saúde do pet. Um animal grande precisa de espaço, fazendo da casa a melhor opção. Já um pet menor, como gatos ou cachorros de porte pequeno, costuma se adaptar com maior facilidade a ambientes pequenos. Escolha um imóvel localizado em um bairro que facilite os passeios e momentos de lazer com o bichinho, contendo praças e parques.

Home office

Quem trabalha em casa precisa de um ambiente confortável para pode realizar as tarefas do dia a dia com concentração e qualidade. O ideal é ter um espaço reservado apenas para os momentos de trabalho, principalmente se a casa for dividida com outros moradores que podem influenciar na produtividade.

Identifique quais sãos suas principais atividades para saber o que é necessário ter em casa. “Se possui um trabalho com mão de obra artesanal, pode precisar de quintal, área de serviço ou ateliê, por exemplo. Já quem faz home-office não precisa, necessariamente, ter uma área grande. Seu escritório pode ser montado em um canto de um quarto”, analisa Vanessa Keiko.

A dica de Gustavo Vaz é alugar um flat, pois a infraestrutura e os serviços oferecidos facilitam a rotina. “Como o proprietário passa muito tempo em casa, ele acaba cozinhando mais frequentemente, o que faz com que esse tipo de serviço seja bastante apreciado”.

Infraestrutura e vizinhança

Esse é um ponto que varia de família para família, mas também de suma importância. Algumas pessoas valorizam mais ter um condomínio com piscina e parquinho, enquanto outras valorizam a academia de ginástica, e assim por diante.

“A vizinhança também é algo muito importante de entender e até um pouco mais difícil de descobrir – como saber se o seu vizinho é um DJ de música eletrônica ou tem cachorros que latem o dia todo? Para responder essas perguntas é sempre válido conversar com o seu corretor ou imobiliária, pois eles são os mais capacitados para responder essa pergunta. Eles já visitaram os imóveis, conhecem a região, e podem te dizer como é, de fato, a vizinhança de um determinado imóvel”, aconselha Gustavo.

tamanho apartamento ou casa ideal condomínio

Veja opções de apartamento com piscina à venda em Porto Alegre (RS)

Atenção aos detalhes

Existem características de um imóvel que as pessoas costumam não dar muita importância, mas na realidade são cruciais para uma decisão como essa.

Preste atenção no andar do apartamento, pois os mais baixos não são recomendados para quem trabalha em casa ou se incomoda muito com o barulho das ruas. A quantidade de elevadores e moradores do condomínio também pode ser um incômodo para a rotina, assim como o ano de construção, pois prédios e casas antigas podem dar muita dor de cabeça caso não seja feita a manutenção periódica.

“Algumas pessoas compram imóveis e descobrem que gostariam de fazer uma planta diferente, ou ter um apartamento maior, derrubar paredes, ou até morar em uma rua mais tranquila. É nesse momento, da adaptação do imóvel, que os arquitetos podem ajudar muito. Nós mudamos com o tempo e nossas casas também. Muitas vezes, só depois de morar é que descobrimos coisas que não gostamos nos imóveis”, contas Vanessa.

Em resumo, para tomar a melhor decisão, é necessário unir conforto, segurança e praticidade atrelados ao valor. “É importante que você se sinta bem na sua casa. Do que você está disposto a abrir mão? Nós sempre podemos orientar, mas quem vai conviver com aquela casa é o morador”, finaliza Vanessa.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!