Do lado da balada: conheça os bairros boêmios de São Paulo

Uma seleção com os melhores bairros para quem não abre mão de aproveitar a agitação e a boemia da cidade mais badalada do Brasil

Todo mundo que pensa em morar em São Paulo certamente já escutou a dica: “ou você mora perto do trabalho ou perto do metrô”. Mas, para alguns, qualidade de vida é sinônimo de ter muitas opções de lazer ao redor da sua residência. Por isso, vem crescendo o número de pessoas que escolhem morar nos conhecidos bairros boêmios da cidade que nunca dorme.

Em uma grande metrópole como a capital paulista, o que não falta são opções para quem gosta de se divertir. Não importa se você é amante da vida noturna ou prefere um barzinho no domingo à tarde com os amigos. Tem programação para todos os gostos, estilos e “status de relacionamento”.

Se você pertence ao time dos boêmios, acompanhe nossas dicas para escolher um bairro que seja a sua cara.

Conheça os bairros boêmios de São Paulo

Paulista e Região

Os bairros que ficam ao redor do coração da cidade, a Avenida Paulista, prometem reunir o que tem de melhor entre baladas e bares, combinados com a infraestrutura necessária em bairros residenciais: supermercados, farmácias, hospitais etc.

É no bairro de Cerqueira César que fica a famosa Rua Augusta. Uma travessa da Paulista amada pelo público mais alternativo que emenda o happy hour em festas que duram a noite inteira.

Mas não se engane, as opções de bares vão além da Augusta. Ocupando desde as proximidades do metrô Brigadeiro até as estações Consolação e Paulista, passando por ruas paralelas como a Alameda Santos e Tietê.

Além da boemia, morar por aqui te deixa perto de ícones da cultura paulistana, como o MASP e seu vão livre, a Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, o recém inaugurado Instituto Moreira Salles, o Itaú Cultural e o Centro Cultural Casa das Rosas, que além da programação está instalado em uma mansão ao estilo clássico francês e conta com um belo jardim.

bairros boêmios paulista

Encontre um apartamento que seja a sua cara na região da Paulista

Vila Madalena

Chamada carinhosamente apenas de “Vila” pelos frequentadores da região, a Vila Madalena tem uma vida noturna intensa, especialmente a partir de quinta-feira. O fluxo de pessoas é tão grande que os bares da região tem dificuldade de acomodar todas as pessoas que passam pela travessa da Rua Aspicuelta com a Rua Mourato Coelho.

Democrático, o bairro tem barzinhos com música ao vivo de todos os gêneros. Aliás, essa é a região de São Paulo com mais bares por metro quadrado. Entre os mais famosos estão o Quitandinha, o Bar do Genésio e o Filial.

Além dos bares, a Vila Madalena é famosa por abrigar o “Beco do Batman”. Uma espécie de galeria a céu aberto onde os muros das casas são cobertos por grafites assinados por diversos artistas.

Se para você a pedida perfeita é um local com uma pegada mais urbana e que te permita passar a noite em um bar degustando o melhor da comida de boteco ao som de música brasileira, a Vila é uma opção a se considerar.

bairros boêmios vila madalena

Confira uma seleção de apartamentos na Vila Madalena

Vila Olímpia e Itaim Bibi

Se você procura morar próximo a bares e casas noturnas de alto padrão, a Vila Olímpia e o Itaim Bibi são os bairros ideais.

Pelas ruas da Vila Olímpia é possível encontrar o lugar perfeito quando a ideia é curtir na pista para aliviar o estresse de uma semana atarefada. É nesse bairro que estão localizadas as casas noturnas mais famosas de São Paulo, que recebem os maiores DJs do Brasil e do mundo.

Já o Itaim Bibi combina as opções para lazer com prédios residenciais, escritórios e academias. É aqui que você vai encontrar opções de restaurantes com cardápio assinado por chefs badalados para curtir um happy hour com a turma do trabalho.

bairros boêmios itaim bibi

Veja uma seleção de apartamentos para alugar no Itaim Bibi

Pinheiros

Bem próximo da Vila Madalena, ano após ano o bairro de Pinheiros vem ganhando espaço no circuito da boemia paulistana. A vida noturna é ocupada por bares tradicionais, como o Pirajá e os badalados Noname e Paramoud.

Mesmo sendo um dos bairros mais antigos de São Paulo, não espere encontrar apenas um clima bucólico. Os altos e modernos prédios provam que há tempos o passado deu lugar à modernidade.

E como a diversão não está restrita à mesa de bar, você pode aproveitar para curtir a programação cultural do bairro que conta com lugares como o Instituto Tomie Ohtake e o Sesc Pinheiros. Para os amantes de antiguidades a dica é aproveitar a feirinha da Praça Benedito Calixto para garantir uns itens de decoração.

Moema

Apesar de ter uma vida noturna menos agitada do que os primeiros bairros, Moema conta com ótimas opções para se divertir à noite, principalmente para os fãs de gastronomia.

Os restaurantes e bares da região contam com cardápio de várias nacionalidades. Ao caminhar pelo bairro você encontrará referências em culinária italiana, portuguesa, mediterrânea, francesa, árabe, japonesa e argentina.

Se você tem um perfil mais tranquilo e gosta de uma vida noturna em ambientes mais aconchegantes, Moema é o bairro ideal para fixar sua residência.

Qual o melhor tipo de moradia em um bairro boêmio

Depois de dar um giro por São Paulo e escolher o bairro boêmio que tem a vida noturna que mais combina com você, chegou a hora de escolher o tipo de moradia.

Em todas as regiões você vai encontrar casas, apartamentos, condomínios e até as charmosas vilas. Com opções para comprar ou alugar que agradam qualquer bolso – desde quem tem mais para investir até os mais econômicos.

A dica nesse caso é pesar o que o seu estilo de vida pede. Se você prioriza a segurança o ideal é optar por apartamentos ou condomínios que tenham portaria 24h. Mas se o mais importante for a privacidade, vale considerar uma casa.

São Paulo pode ter um lado caótico, mas o que ninguém pode negar é que a cidade tem opções capazes de satisfazer todos os perfis. Aproveite!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!