Destinos para quem não gosta de praia

É possível fugir das praias e encontrar destinos para curtir o verão. Veja opções em alguns estados do Brasil.

Quem disse que toda viagem de verão precisa ser para a praia? O Brasil é repleto de destinos incríveis para todos os gostos. Se você não faz a linha “mar, sol, sombra e água fresca”, a melhor pedida é apostar em roteiros fora do litoral.

Veja opções de imóveis para alugar em destinos para quem não gosta de praia

Minas Gerais

As cidades históricas de Minas (Ouro Preto, Diamantina, Mariana e Tiradentes) já são conhecidas pelos brasileiros, mas existem outras opções que agradam aos viajantes:

Poços de Caldas
Está precisando de um tempo para relaxar e esquecer da correria da rotina? Então Poços de Caldas é o local ideal para você.

Os passeios mais famosos são relacionados às águas sulfurosas, que possuem propriedades termais,, conhecidas por auxiliar em tratamentos de beleza e saúde. Mergulhe em banhos quentes e relaxantes e conheça as variadas fontes e cachoeiras da região.

O passeio de teleférico até o topo da Serra de São Domingos também é muito concorrido por conta da vista panorâmica. Compre cristal de Murano nas fábricas Cá d´Oro e São Marcos e acompanhe a produção dos artesão até transformar o vidro em uma obra de arte.

Parque Nacional da Serra da Canastra
Localizada próxima a São Roque de Minas e Vargem Bonita, a Serra da Canastra é conhecida pelos excelentes queijos e belezas naturais.

Para ter acessos às cachoeiras, piscinas naturais e trilhas são feitos percursos em estradas de terra. Ou seja, quem é apaixonado por aventuras vai adorar esse destino. Evite a região entre novembro e março, época de chuvas que podem deixar o carro atolado na lama.

A Serra está localizada no final da Mata Atlântica e começo do Cerrado, tornando a vegetação bonita e diferente. Também é possível avistar animais típicos da região, como tamanduá-bandeira, lobos e pato-mergulhão.

Instituto Inhotim
Com 400 hectares de natureza, Inhotim é um mix de jardim botânico e museu. Mais de vinte galerias, exposições e esculturas estão espalhadas por seus 20km², formando um dos melhores museus de arte contemporânea do mundo. A maioria das obras são interativas, então, aproveite para entrar e observar todas as artes que tiver oportunidade, pois elas podem te surpreender.

Reserve mais de um dia para conhecer o lugar. Pegue um mapa na entrada, faça um planejamento e explore cada canto do local, que possui a maior coleção em número de espécies de plantas vivas dentre os jardins botânicos do país.

A culinária mineira também está presente nos dois restaurantes principais do instituto. O museu está localizado em Brumadinho, a aproximadamente uma hora de Belo Horizonte.

Destinos para quem não gosta de praia inhotim

Minas Gerais possui muitas casas e apartamentos para alugar durante temporada. Confira!

Paraná

Localizado na região Sul, esse é o estado com a maior quantidade de parques nacionais:

Curitiba
Além de ser a capital do Paraná, Curitiba também é conhecida como capital brasileira das microcervejarias. Não deixe de provar as cervejas artesanais que são produzidas por lá.

O Jardim Botânico, a Feirinha do Largo da Ordem, o Teatro Ópera e o Museu Oscar Niemeyer são paradas obrigatórias para os viajantes que visitam o local pela primeira vez.

Curitiba também possui uma das melhores infraestruturas do país, com ótimos restaurantes, agenda cultural aquecida e facilidade de mobilidade através de um sistema de meio de transporte que serve de exemplo para grandes capitais nacionais. A cidade é repleta de bosques, praças e parques, sendo Tanguá e Barigui os mais famosos.

Para quem aprecia uma boa culinária, o bairro Santa Felicidade reúne lojas de vinícolas tradicionais e cantinas. Uma grande tradição da vida noturna local.

Foz do Iguaçu
Consideradas como uma das sete maravilhas do mundo, as Cataratas do Rio Iguaçu são visitadas por turistas de todas as nações. O visual das 275 quedas d’água que chegam a 90 metros é único e surpreendente.

Aproveite a viagem para fazer ecoturismo no Parques Nacional do Iguaçu e das Aves. Por ser localizada nas fronteiras entre o Paraguai e a Argentina, a dica é sair para as compras e experimentar a gastronomia dos países.

Destinos para quem não gosta de praia iguaçu

Procurando casas para alugar no Paraná durante temporada? Veja opções no Mercado Livre

São Paulo

Você já deve saber que a capital paulistana e o litoral do estado são muito visitados por turistas, mas as cidades do interior também têm seu charme.

São Roque
Acredite, você pode esquiar no Brasil. O atrativo mais conhecido de São Roque é o Ski Mountain Park. A partir de uma pista de polietileno localizada em um ponto alto é possível praticar esqui e snowboard. Completam a lista de atividades disponíveis no parque o arco e flecha, arvorismo, teleférico, passeio a cavalo, tobogã, paintball, tirolesa e torre de alpinismo.

Se tiver tempo para explorar a cidade, vale à pena conhecer as vinícolas Góes e Bella Aurora, além de ótimos restaurantes que servem os vinhos produzidos na região.

PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
O parque é uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. Com mais de 350 cavernas, sítios arqueológicos, cachoeiras, trilhas e comunidades nacionais, o PETAR reúne a maior fração de Mata Atlântica preservada no Brasil. Hoje em dia é reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade.

Localizada no sul de São Paulo, entre Apiaí e Iporanga, o PETAR é o destino ideal para quem gosta de turismo de aventura. Rapel, boia cross, cascading e bike são algumas das atividades disponíveis na região.

As cavernas, principais atrativos do local, oferecem níveis de desafios diferentes. Você irá encontrar opções com rios, mergulho, rapel, escalada, entre muitas outras.

Destinos para quem não gosta de praia petar

Crédito: Petar Online

Veja opções de chácaras para alugar no interior de São Paulo

Rio Grande do Sul

O estado mais ao sul do Brasil é procurado por turistas que querem curtir o frio, assim como as tradições natalinas da região:

Gramado e Canela
Por serem muito próximas, essas cidades normalmente são visitadas dentro de um mesmo roteiro. Durante o inverno, os restaurantes de fondue e lojas de chocolate ficam lotadas de turistas que procuram pelo frio congelante.

Nessas cidades é Natal durante o ano todo. Gramado e Canela capricham nas decorações que dominam as ruas. É lá que está localizada a Aldeia do Papai Noel, um parque temático aberto em todos os meses, onde ocorre encontro anual de papais noéis.

Elas agradam pessoas de todas as idades e são repletas de parques, rios, matas, animais e quedas d’água. A Avenida das Hortênsias faz a conexão entre as duas e abriga diversas atrações, como as fábricas de chocolate Prawer e Caracol. Os restaurantes são diversos e de alta qualidade.

Destinos para quem não gosta de praia gramado

Confira uma seleção de casas para alugar no Rio Grande do Sul

O que não faltam são opções de destinos para quem não gosta de praia! Trace seu roteiro e curta todos os cantos do Brasil.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!