Destinos nacionais para viajar com o seu pet

Está querendo viajar, mas não sabe o que fazer com o seu pet enquanto estiver fora? Considerar levá-lo com você pode fazer qualquer destino ainda mais incrível!

Toda vez que você pensa em viajar, surge uma dúvida na cabeça: “o que fazer com o meu pet?”. Será que vale mais a pena procurar um hotelzinho ou chamar uma pet sitter? Dependendo do destino, incluir o seu bichinho no roteiro de viagem pode ser uma ótima opção.

Eles são tão queridos, que muitas são considerados membros da família por grande parte dos brasileiros. Para se ter uma ideia, de acordo com o IBGE, sete em cada dez cães ficam dentro de casa e 43% dos bichinhos dormem na cama com seus donos. Então por que não viajar com eles também?

Para os “pais de pet” que gostam, de viajar, a principal questão na hora de cair na estrada com a família completa é a dificuldade de aceitação dos bichinhos em hotéis e passeios turísticos.

Pensando nesse nicho de mercado que cresce ano após ano, muitos destinos passaram a aceitar animais domésticos em pontos turísticos, passeios e estabelecimentos, adotando uma política conhecida como “pet friendly”. Uma alternativa à hospedagem em hotel é buscar a locação de casas para temporada, pois a conversa com os donos pode ser mais maleável. “O ramo turístico está entendendo que, hoje em dia, mais que pets, eles se tornaram membros da família e que para o tutor é importante que seu animal se divirta e se sinta confortável tanto quanto ele. Se isso deixar de existir, significa prejuízo para os hotéis, que não compreendem e aceitam esta situação atual”, conta Dra. Ana Carolina Teixeira Ibelli, médica veterinária e proprietária da Clínica Vet Vergueiro.

A Dra. deu dicas de como se preparar para uma viagem com o seu pet, e a principal delas é pesquisar com antecedência para saber se o bichinho será bem aceito: “os locais mais apropriados são estes, não adianta ir com o animal escondido se o lugar não permite ou se você não conversou com eles antes. Porque, além de ficar uma coisa chata, esconder o bichinho na bolsa não dá, né?”.

É importante saber especificações de cuidados para cada destino e pet diferentes. Confira as dicas da Dra. Ana Carolina:

  • Praias e sítios: seu animal deve estar protegido contra algumas doenças locais. Para isso, consulte seu médico veterinário com, pelo menos, quinze dias de antecedência da viagem;
  • Gatos não gostam de sair da sua casa, pois isso pode gerar um estresse desnecessário que, em casos extremos, podem resultar em doenças. Para eles, se a viagem não for muito longa, vale a pena pensar em uma cat sitter;
  • Também não é recomendado que animais silvestres/exóticos saiam do seu habitat. Alguns são proibidos de sair do estado e do país por lei.
  • Se for fazer uma viagem internacional com seu cão, procure um médico veterinário com pelo menos dois meses de antecedência, uma vez que alguns países exigem cuidados específicos como vacinas, atestados, microchips e quarentena. Não deixe para última hora!

Dito isso, chegou a hora de escolher para onde viajar com o seu bichinho!

Destinos nacionais para viajar com o seu pet

São Roque (SP)

As duas principais atrações da cidade são pet friendly: o Ski Mountain Park e a Vinícola Góes!

A Vinícola Góes, localizada na Estrada do Vinho, possui um tour de 1h30 por todas as áreas de produção do vinho, que é feito por lá do início ao fim. A vinícola é responsável pela fabricação do vinho Tempos Philosophia, escolhido como melhor do Brasil na categoria Cabernet Franc em 2014 na 22ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos.

Para os pets, é realizado um evento chamado “Um Domingo Bom Para Cachorro”, onde os tutores podem passear com seus bichinhos na sede para aproveitar uma manhã muito especial.

Próximo à vinícola está o restaurante português Quinta do Olivardo, que também receberá o seu animalzinho com prazer.

O Ski Mountain Park conta com pistas de ski e snowboard artificiais, assim como outras atrações cheias de aventura: arco e flecha, arvorismo, teleférico, passeio a cavalo, tobogã, paintball, tirolesa e torre de alpinismo. Alguns brinquedos, como o tobogã, permitem que cachorros de pequeno porte possam participar da brincadeira sentados no colo de seus donos. Além disso, a paisagem do local é incrível! Rodeada de árvores, é ideal para o seu cachorro curtir um ar fresco. A praça central do parque aceita bichinhos de qualquer porte.

Destinos nacionais para viajar com o seu pet são roque

Imagem: Divulgação

Veja opções de casas para alugar durante temporada em São Roque

Brotas (SP)

Coloque o seu pet para praticar esportes de aventura com você! Em Brotas, os bichinhos terão a oportunidade de se divertir e sentir adrenalina pura. Passeios como rafting, trilha, caiaque, stand up paddle, brincadeiras nos lagos e trilha para cachoeira são algumas das opções que foram adaptadas para receber o melhor amigo da família.

O rafting com cães, por exemplo, é realizado no trecho mais calmo do Rio Jacaré Pepira e é um passeio totalmente seguro e tranquilo. A cidade também conta com diversos restaurantes que aceitam animais.

Destinos nacionais para viajar com o seu pet brotas

Imagem: Divulgação

Florianópolis (SC)

Florianópolis é um dos destinos mais tradicionais no quesito “pet friendly”. Possui diversas opções de estabelecimentos, como cafeterias, restaurantes e shoppings, que ficarão felizes em receber você e seu “filhote”.

O Café Cultura, por exemplo, é um local amigo dos animais desde 2004, quando abriu sua primeira loja na cidade. A diretora da rede, Luciana Melo, explica que como os bichinhos de estimação passaram a ser tratados como filhos, foi preciso dar uma atenção especial a eles nas cafeterias. “Entendemos que eles são importantes para os nossos clientes e procuramos tratá-los da melhor maneira possível, servindo água e disponibilizando espaço para que fiquem ao lado de seus donos. A única regra é ficar no chão. Todos respeitam”, garante.

Entre outros estabelecimentos gastronômicos que já aderiram ao movimento na cidade estão: Trattoria Campione, Pizzaria Lenha & Oliva, Restaurante Mar Massas, Ponta D´Agulha Costelaria, Boteco Zé Mané e Mercado São Jorge, além dos shoppings Iguatemi, Beiramar, Floripa e Casa e Design.

Não faltarão opções de praias que aceitam animais: Daniela, Santinho, Brava, Canasvieiras, Lagoinha, entre muitas outras. A Lagoa da Conceição e a Ilha do Campeche também seguem essa tendência.

Destinos nacionais para viajar com o seu pet rio de janeiro

Alugue a sua casa de temporada em Florianópolis no Mercado Livre

Rio de Janeiro (RJ)

É claro que um dos destinos mais procurados do Brasil também entrou na onda do pet friendly. Você pode levar os cachorros nas praias Leblon, Grumari, Botafogo e Recreio.

Uma atração que pouca gente conhece é o “ParCão da Lagoa”, um espaço especial para os cachorros localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo às praias de Ipanema e Copacabana. Toda a área é cercada, com portão duplo para evitar possíveis fugas, assim você pode ficar despreocupado e deixar os cães soltos para que corram à vontade. Existem bancos e árvores para que os humanos também desfrutem de um momento de paz no parque. Aproveite a bela vista para a Lagoa com o seu bichinho!

Dentre as diversas opções de bares e restaurantes que aceitam pets estão a padaria As Claras, os bares Complex Esquina 111, Stuzzi e ¡Venga!, e os restaurantes org bistrô, Reserva T.T. Burger e Sushimar. Seu pet também será bem-vindo no BarraShopping, Shopping Leblon, Gávea, entre muitos outros.

Paraty (RJ)

Este já é um destino incrível por si só, acompanhado do seu pet, tem tudo para ser ainda mais especial. Possui belíssimas praias, parques, trilhas, centro histórico e estabelecimentos únicos.

O centro histórico de Paraty é repleto de casarões e museus, revelando grande parte do passado do Brasil. As ruas dessa área são fechadas para carros, tornando o passeio perfeito para os animais. Aproveite para conhecer os restaurantes pet friendly localizados na praça, principalmente a Casa Coupê, tradicional da região com vista para a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédio.

A Cachoeira Pedra Branca é outro passeio que o pet vai adorar, afinal, quem não gostaria de tomar banho em uma cachoeira linda com essa?

Leve o bichinho para conhecer a Fazenda Murycana, uma construção do século XVII que possui piscina, lago com patos, galinhas e outros animais, além de muito espaço para passear entre árvores. O restaurante do local também é aberto para os animais..

Se quiser visitar uma praia, aposte na Jabaquara, um lugar tranquilo, que irá proporcionar muita paz a vocês. Existem muitos quiosques na orla para poder se alimentar durante o dia. Outra opção é a Prainha, que tem acesso através de uma trilha.

De modo geral, não será difícil de se divertir acompanhado do seu cachorro na cidade, pois a maioria dos estabelecimentos são abertos à entrada de pets.

Destinos nacionais para viajar com o seu pet paraty

Encontre a casa de temporada perfeita em Paraty

Viu como é possível viajar acompanhado do seu melhor amigo? Com tantas opções de destinos que terão o prazer de receber vocês, só falta fazer as malas e cair na estrada!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!