Como comprar um apartamento

O sonho da casa própria ainda segue sendo um dos maiores desejos dos brasileiros. Saiba como comprar um apartamento e transforme o sonho em realidade.

Data do texto como comprar apartamento

Comprar um apartamento é um dos maiores sonhos do brasileiro. Afinal, ter o seu espaço, seu cantinho, é um desejo que qualquer pessoa tem. Mas conseguir isso, você precisará de documentação e avaliar vários fatores. Saiba tudo o que você precisa fazer para comprar um apartamento e torne esse sonho uma realidade.

O que avaliar quando comprar um apartamento

Comprar um imóvel exige bastante atenção em vários detalhes, para que você escolha o apartamento ideal para morar, seja sozinho, ou com a sua família. Documentação, quantidade de quartos e até o estado de conservação são fundamentais. Observando esses detalhes, você consegue comprar um ótimo apartamento.

Estado de conservação do apartamento

O estado de conservação deve ser avaliado nesse seu processo de como comprar um apartamento. Afinal, quanto mais velho ou menos conversado for o imóvel, mais gastos, possivelmente, você terá com a manutenção do espaço. Por isso, é sempre bom ficar ligado.

Uma das melhores opções e, até mesmo, mais baratas é comprar um apartamento na planta. Já que ele virá novinho e, provavelmente, com nenhum problema. Porém, esse é um imóvel que você precisará esperar ele ficar pronto, já que esses apartamentos ainda estão sendo construídos.

Se você já estiver com um pouco mais de pressa e quer logo se mudar, a melhor decisão é investir em um apartamento novo. Esses locais já estão prontos e foram finalizados há pouco tempo. Além disso, eles provavelmente estão em um excelente estado de conservação e, também, não devem apresentar problemas.

Há ainda mais uma situação, que é comprar um apartamento usado. Na hora de comprar esses imóveis, é necessário prestar ainda mais atenção. Escolha locais que estejam reformados ou bem conservados, isso pode garantir uma grande economia e evitar vários problemas a longo prazo.

Como comprar um apartamento: avalie o estado de conservação

Compre o seu apartamento novinho

Documentos para comprar apartamento

Para comprar um apartamento, são necessários alguns documentos importantíssimos para você realizar o processo. Com todos esses papéis será muito mais fácil e rápido concluir a compra do seu lar. Confira os documentos mais comuns:

  • Declaração do Imposto de Renda
  • Extrato bancário
  • CPF
  • RG
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência atual

Além dos seus documentos, você precisa verificar se o imóvel também tem tudo em dia e solicitar algumas informações do vendedor, especialmente em casos de financiamento. Confira a lista do que não pode faltar na documentação do imóvel para garantir que não existem dívidas atreladas ao mesmo e se ele está devidamente registrado:

  • Cópia autenticada da escritura definitiva em nome dos vendedores, registrada no Cartório de Registro de Imóveis;
  • Certidão negativa vintenária de ônus reais. Este documento traz todo o histórico do imóvel nos últimos 20 anos e especifica se existe alguma dívida;
  • Registro de ações reipersecutórias e alienações (para saber se o imóvel foi vendido informalmente a alguém). O documento é emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis;
  • Certidão negativa de impostos expedida pela prefeitura ou cópia do carnê de imposto predial dos últimos cinco anos;
  • Cópia autenticada do IPTU do ano, acompanhada de parcelas pagas até a data do negócio, expedida pela Prefeitura;
  • Averbação da construção junto ao Cartório de Registro de Imóveis;
  • Planta do imóvel aprovada pela prefeitura ou croqui com dimensões, assinado pelo engenheiro ou arquiteto com respectivo número do Crea (registro profissional);
  • Certidão negativa de débitos condominiais.

Se precisar, peça ajuda ao seu corretor de imóveis ou vá ao Cartório de Registro de Imóveis mais próximo e procure orientação.

Características do condomínio

Outro detalhe que vai fazer muita diferença na hora de comprar o seu apartamento são as características do seu condomínio, ou seja, o que ele oferece, como área de lazer, salão de festas, entre outros. Esse tipo de escolha vai depender muito dos seus interesses.

Para quem tem carros, sem dúvida apartamentos com vagas de garagem. O interessante é que, mesmo quem não possui qualquer veículo, ter uma vaga pode servir como uma possibilidade de renda. Já que muitas vezes você pode alugar o espaço para um vizinho.

Um dos itens mais legais e cobiçados quando se procura um imóvel é o apartamento com piscina. Eles costumam ter essa área de lazer bem interessante e que, sempre que você quiser, poderá curtir. Vale a pena pensar se é necessário, já que muita gente não tem tempo de ir até lá. Caso você ache necessário, pode ir com tudo.

Outro ponto importante de se considerar, em especial para quem tem filhos, é um apartamento com playground. Esse espaço de diversão para as crianças são muito legais, para o pequeno se divertir e ainda fazer novas amizades. Por isso, vale a pena procurar um local que tenha esses espaços de lazer.

Se você curte um churrasquinho, vale a pena buscar um apartamento com churrasqueira. Esse espaço pode ser um dos locais para fazer festas, reunir os amigos e, alguns imóveis, costumam ter essa área conjugada com a piscina, tendo o espaço ideal para confraternizações.

Como comprar um apartamento: veja o que o condomínio oferece

Curta com a sua família a piscina do seu condomínio

Quantidade de quartos no apartamento

Mais importante do que qualquer outro fator no seu apartamento, sem dúvida alguma, a quantidade de quartos é fundamental na hora de tomar essa importante decisão. Possivelmente, a sua ideia é morar bastante tempo na casa nova, portanto, vale escolher um com a quantidade de quartos correta.

Se você for morar sozinho, claro que um apartamento com um quarto só ou até um estúdio, são excelentes opções. Mas vale observar se você vai receber amigos e familiares em casa. Tudo isso vai depender, claro, da sua rotina e de quantas pessoas aparecem para te visitar.

Para casais, vale até mesmo um apartamento com dois quartos. Um desses outros cômodos vocês podem usar como closet, estúdio. Outra opção interessante é cada um ter um quarto. Dessa forma, cada um vai ter o seu espaço, sua organização e até mesmo a privacidade.

Quem tem família grande, pode ir em uma apartamento bem maior. Três ou quatro quartos são ótimos opções e, até mais, se for preciso. Caso você tenha empregada que mora na sua casa, pode usar um dos cômodos para ser o quarto dela.

Como comprar apartamento: defina o número de quartos que você precisa

More em um belo estúdio

Características do apartamento

Além dos quartos que, sem dúvidas, são os cômodos mais importantes, é preciso avaliar outras situações dentro do seu novo apartamento. Outros espaços como os banheiros, varandas, entre outras locais da sua casa.

Os banheiros são importantes. Ainda mais se você morar em uma casa com muita gente. Vale a pena escolher um apartamento que tenha vários cômodos desse tipo, pois isso pode facilitar o dia a dia.

Nessa mesma linha dos banheiros, quem busca praticidade e conforto pode comprar um apartamento que tenha uma suíte. Que já vai ajudar muito para quem busca privacidade e um banheiro só seu.

Quem curte fazer um almoço em família, convidar os amigos, tem uma opção bem legal que são os apartamentos com varanda gourmet. São locais com uma bela vista e que você poderá fazer um churrasco, um jantar, tudo na sua varanda.

Como comprar apartamento: que tal procurar um imóvel com suíte?

Curta a sua bela suite da sua casa

Maneiras de comprar um apartamento

Depois de fazer todas essas escolhas, chegou um momento bem importante que é fechar, de fato a compra. Além dos documentos, você precisará ver a forma de pagamento do seu imóvel.

É possível fazer um financiamento. Nesse caso, você precisará conversar com o proprietário ou empresa responsável, para encontrar a melhor forma de realizar esse procedimento.

Se você guardou bastante dinheiro, pode pagar à vista também. Nesse caso, pode até mesmo negociar o valor e conseguir um desconto bem interessante.

Com esses passos e dicas, você já sabe como comprar apartamento. Agora é só escolher o que mais te agrada, ir atrás da papelada e fechar o negócio.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!