Casa ou apartamento: qual combina mais com o seu estilo

Essa é uma das decisões mais importantes da vida! Saiba como avaliar os benefícios e desvantagens de cada tipo de moradia.

As duas grandes dúvidas que ficam na cabeça de quem está prestes a morar sozinho são: é melhor comprar ou alugar? Será que eu escolho casa ou apartamento? A resposta para a segunda questão envolve muito mais uma análise de estilo de vida do que financeiro.

As duas decisões possuem lados positivos e negativos que irão depender de suas prioridades e expectativas.

Veja os prós e contras de morar em casa ou apartamento

Morar em casa – busca pela tranquilidade

Liberdade

Sabe aquela velha frase: minha casa, minhas regras? Ela é ainda mais verdadeira quando estamos comparando com a realidade de residir em apartamento. Você pode mudar a fachada, destruir uma parede para construir outra, ampliar a área construída, ter quantos bichinhos de estimação quiser, dar festas sem precisar reservar a área antecipadamente, e o que mais tiver vontade. Em um apartamento, as decisões ficam condicionadas a aprovação da maioria dos moradores. Sem contar que tudo é decidido através das temidas reuniões de condomínio, que podem ser um ponto negativo para quem não gosta de lidar com esse tipo de situação.

casa ou apartamento benefícios

Veja opções de casas à venda em Porto Alegre

Privacidade

Uma das queixas comuns de quem mora em apartamento é a falta de privacidade, afinal, eles são tão próximos um do outro, que dá pra ouvir tudo o que acontece nos vizinhos do lado, de cima e de baixo. Como as casas costumam ter uma distância maior uma das outras, a sensação de privacidade aumenta.

Espaço

É claro que cada caso é um caso, mas os apartamentos costumam ser menores do que as casas, principalmente se for considerado o quintal. Na casa é mais fácil criar plantas, ter animais de estimação e ter mais conforto para realizar as tarefas diárias. Quem tem filhos pequenos normalmente prefere a casa para ter espaço para a criança brincar livremente.

casa ou apartamento espaço

Confira uma seleção de casas para alugar em Belo Horizonte

Não paga condomínio

Esse é um fator importante principalmente para quem decide comprar um imóvel. Em um apartamento, ainda será necessário desbancar uma taxa de condomínio todos os meses, gasto que pode pesar no bolso. Já na casa, não existe nenhuma obrigação além dos impostos públicos. A menos que ela esteja localizada dentro de um condomínio fechado, os gastos serão apenas com manutenção esporádica.

Multiuso

Quem tem um negócio próprio pode aproveitar alguma área da casa para montar o escritório, salão de beleza, estúdio, oficina ou qualquer outra atividade que realizar. Isso reduz o custo com outro aluguel de imóvel comercial.

Vagas de garagem

A briga por vagas de garagem é comum entre moradores do mesmo prédio, principalmente quando a vaga é rotativa, ou seja, a cada tempo determinado é realizado um sorteio para saber qual apartamento ficará com qual vaga. Quem fica com as menores e mal localizadas não costuma gostar nada disso.

Em uma casa não existe esse problema, sendo um diferencial importante principalmente para famílias com mais de um carro.

casa ou apartamento garagem

Veja opções de casas com duas garagens à venda no Rio de Janeiro

Morar em apartamento – segurança e ambiente social

Praticidade

Ter a liberdade de tomar todas as decisões ao morar em uma casa também tem seus lados negativos. Em um prédio, as responsabilidades burocráticas, como monitoramento de segurança e liderança da equipe de funcionários, ficam por conta do síndico ou empresa terceirizada. Os gastos com reparos são pagos com o condomínio, oferecendo praticidade aos moradores. Se o seu estilo de vida for corrido demais, escolha a opção que demandará menor tempo de sua rotina.

Encontre o apartamento para alugar em São Paulo perfeito para sua família

Preço mais baixo

Ao comparar um apartamento e uma casa de mesmo tamanho, o apê será mais barato na grande maioria das vezes, mesmo estando na mesma localização. Quem deseja comprar um imóvel também encontrará mais facilidades na hora de adquirir um apartamento, como financiamento e possibilidade de aquisição na planta.

Segurança

Esse é o principal motivo para as pessoas escolherem viver em apartamento. A casa traz uma sensação de vulnerabilidade, estando sujeita a ataques e invasões principalmente durante períodos em que os moradores estiverem longe por bastante tempo.

Quem se preocupa com segurança prefere ter uma equipe preparada para vigiar a entrada e saída de pessoas. Além disso, ter vizinhos dividindo o mesmo hall traz a sensação de que cada um cuida do outro.

Se você não abre mão da casa, mas ainda se preocupa muito com segurança, a melhor opção é o condomínio fechado. Os valores de aluguel e venda costumam ser mais altos, além de contar com uma taxa mensal equivalente aos prédios, porém, apresenta todos os outros benefícios de morar em uma casa.

Alugue agora o seu apartamento em Joinville

Socialização

Antes de escolher o lugar em que irá viver, analise a rotina dos moradores para saber se combina com você e sua família. Morar em prédio exige a convivência com outras pessoas que você não conhece, além de aceitação de regras em conjunto.

Isso tem um lado positivo muito forte, que é o desenvolvimento da amizade com os outros moradores. Será possível contar com eles assim que construir uma relação de confiança, por exemplo, se estiver precisando de algum objeto naquele instante e não tiver, é normal pedir emprestado, assim como cuidar dos bichinhos de estimação durante viagens.

As famílias com crianças têm a oportunidade de construir amizades entre os filhos e pais, importantíssimo para criar uma comunidade de pessoas que se ajudam. Além de ter companhia para os pequenos brincarem em segurança dentro de casa ou nas áreas de lazer do prédio.

Localização

As grandes cidades foram dominadas por prédios e mais prédios devido à grande aglomeração de pessoas. Com isso, as construtoras compraram terrenos valorizados e bem localizados para construir prédios novos. Por isso, a chance de morar em uma localização privilegiada é muito maior. Lembrando que os preços dos apês costumam ser mais baixos até mesmo se localizados no mesmo bairro.

Um local com facilidade de transporte, opções de comércio e proximidade do trabalho costuma ser uma prioridade para as pessoas. Por isso, o apartamento acaba sendo a solução mais viável.

Veja opções de apartamentos à venda em Vila Velha

Como pôde perceber, as características dos dois tipos de imóveis são complementares: a qualidade de um é o defeito do outro. Sendo assim, a conclusão sobre a melhor opção depende muito de cada caso. Não dá para dizer qual é a melhor sem analisar a realidade de cada família. Entenda as vantagens e desvantagens a e coloque em um papel para saber quais combinam com sua atual condição financeira, seus objetivos e necessidades. Converse com todos os moradores para chegar uma conclusão em conjunto, dessa forma, não tem como tomar a decisão errada.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!