Alugar ou vender imóveis: dicas para deixar a casa atraente

Alugar ou vender um imóvel não é tarefa fácil, por isso, saiba como torná-lo mais atrativo e competitivo no mercado.

Alugar ou vender um imóvel é um grande desafio dentro do cenário econômico atual. Com a oferta em alta, nem sempre é fácil encontrar alguém interessado para ocupar seu espaço em poucos meses. Por isso, independente do negócio a ser fechado, é importante estar atento a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de valorizar o imóvel.

Conheça 6 estratégias para alugar ou vender seu imóvel mais rápido

Para lhe ajudar, reunimos algumas dicas simples do que se deve fazer para tornar a locação mais atraente ou a venda de apartamentos mais fácil. Elas envolvem desde ideias de decoração, até o que é importante ressaltar na hora de falar com a imobiliária.

Saiba como tirar boas fotos do imóvel

Todo mundo já ouviu por aí que “uma imagem vale mais que mil palavras”. Então, vale ficar esperto quando o assunto for fotografar seu ambiente. Imagens com boa resolução, pensadas em ângulos específicos e com boa iluminação são um diferencial e costumam render mais contatos. Entre as dicas estão:

• Evite fotos tremidas
Caso não tenha um tripé, use cadeiras ou bancadas como apoio para que deem estabilidade no momento do clique;

• Privilegie a luz natural
Fotografe o ambiente durante o dia, abrindo cortinas e janelas, para que o espaço fique bem iluminado. Porém, tome cuidado com o efeito contraluz;

• Escolha os melhores ângulos
Priorize os cantos dos cômodos, que geralmente permitem um campo de visão maior e quase integral do mesmo. E não se esqueça de registrar os pequenos detalhes que o valorizam também;

• Cuidado ao fotografar o espaço externo
No horário do almoço o sol costuma estar muito forte e a luz tende a estourar na foto, por isso, prefira o início da manhã ou o fim de tarde;

• Fique atento à edição
Além de garantir uma boa resolução, crie uma sequência de fotos, que passe a ideia de tour em sua casa, assim é como se a pessoa já estivesse fazendo uma visita.

alugar ou vender fotografia
Compare o preço de câmeras fotográficas semiprofissionais no Mercado Livre para tirar boas fotos da casa

Faça pequenos reparos e deixe a manutenção em dia

Antes de sair fotografando todos os cantos do apartamento para alugar ou da casa de temporada na praia, é importante verificar as condições do mesmo para evitar futuras dores de cabeça. Mais que isso, um imóvel bem cuidado tem maior valorização no mercado e aumenta a chance de negócio.

Comece fazendo uma vistoria geral para checar coisas simples, que precisam ser consertadas ou substituídas. Por exemplo, confira se há vidros quebrados, lâmpadas queimadas, torneiras pingando ou maçanetas quebradas. Problemas maiores, tais como encanamento entupido, vazamentos ou tomada inviabilizada, devem ser informados no anúncio ou pessoalmente. Dessa maneira, você sinaliza que está ciente da situação e também evita acidentes.

Para melhorar a fachada e renovar o ambiente internamente, pondere trocar a cor das paredes ou repintá-las – sumindo com manchas ou desgastes causados pelo tempo e por outras intempéries. No caso de residências mais antigas ou que estão vazias há muito tempo, como casas de aluguel, é importante considerar também uma avaliação da tubulação de água e da parte elétrica.

Encontre as melhores tintas de parede no Mercado Livre e reforme o seu imóvel

Ah, e não se esqueça: na área externa de casas para alugar ou vender, procure não deixar o jardim mal cuidado, com plantas mortas ou folhas acumuladas. Isso pode passar uma sensação de abandono ou desleixo de sua parte, podendo reduzir a percepção de valor do patrimônio.

Tenha organização e torne o local agradável

Não adianta ter casas para alugar ou vender, reformá-las e na hora de registrar o espaço ou receber a visita de um possível inquilino/comprador perder pontos com a bagunça. Ainda que não haja mobília ou outros objetos, é importante que tudo esteja limpo para causar uma boa impressão. Esse pequeno cuidado permite que a pessoa interessada consiga visualizar melhor o espaço e se imagine morando ali.

Além da limpeza, vale investir em uma boa iluminação para tornar a casa aconchegante. Pensada de acordo com cada cômodo, a luminosidade valoriza ainda mais o ambiente. Nos quartos, luminárias ou uma infraestrutura pensada para elas sugerem uma acolhida no fim do dia; na sala, detalhes em gesso no teto e locais para os lustres são bem vindos; enquanto na cozinha, a preferência é por uma claridade maior que, em geral, tende a ser resolvida com lâmpadas fluorescentes. Caso ainda não tenha essas instalações, faça algumas dessas sugestões durante o tour e demonstre que você pensa em tudo para sua casa e o bem-estar de quem está nela.

Saiba como fazer uma decoração simples

Alugar um apartamento mobiliado costuma ser um verdadeiro desafio. Isso porque cada um costuma ter uma opinião sobre como decorar seu lar e torná-lo a sua cara. Por isso, leve em consideração utilizar móveis, cores, enfeites para casa e outros itens de tons mais neutros. Uma decoração simples torna o seu trabalho mais fácil, dá menos gastos e permite que o interessado imagine seus próprios toques futuros. Mas isso não significa que ela seja sem graça ou não possa ser estilosa! Aí vão algumas ideias legais, que podem ajudar nessa tarefa:

• Instale algumas prateleiras e nichos. Além de terem um custo baixo, ajudam na organização e são práticas para o dia a dia;

• Priorize estofados com linhas suaves e cores neutras;

• Evite mobiliário escuro em ambientes pequenos – eles costumam dar a sensação de que o espaço é menor;

• Entre as boas ideias para decoração está o uso de acessórios minimalistas, que são discretos e dão o tom de elegância ao ambiente.

alugar ou vender decoração
Encontre sofás de dois lugares para decorar sua casa no Mercado Livre

Pense na recepção de seu inquilino ou comprador

Independentemente de você acreditar ou não em Feng Shui, um espaço bem ventilado e sem cheiros desagradáveis colabora para uma boa impressão. Se você não mora próximo e não tem disponibilidade para ir com frequência ao seu imóvel para abrir as janelas ou fazer a faxina regular, pense em alternativas. Uma dica é colocar potinhos antimofo onde achar necessário e espalhar difusores de aroma em alguns cômodos.

Os aromatizadores de varetas são uma ótima opção para perfumar, pois são baratos, suaves e têm duração prolongada. Você os encontra facilmente prontos em lojas de utensílios para o lar ou pode comprar o material para montá-los. Há opções variadas, como lavanda, jasmim e eucalipto, é só escolher o que lhe agrada. E o melhor: a manutenção desses aromatizadores é rápida e tranquila de se fazer! De tempos em tempos, basta inverter as varetas de posição e preencher o líquido da essência no vidro.

Essa solução é perfeita quando se pensa no aluguel de casas na praia ou em cidades turísticas. Nem sempre você consegue preparar (e lembrar) todos os detalhes para a chegada de alguém com antecedência. Por isso, garantir um ambiente limpo e cheiroso já conta pontos positivos. E quem sabe, ao final, ainda não lhe garante algumas indicações.

alugar ou vender aroma
Veja uma seleção de difusores aromáticos e escolha o seu

Promova seu imóvel e, se precisar, peça a ajuda de um especialista

Graças à internet, hoje em dia já existem sites que permitem que você consiga alugar ou vender a sua propriedade por conta própria. Deixe-a em perfeito estado, tire fotos adequadas, faça uma descrição completa e comece a divulgação! No Mercado Livre, por exemplo, você pode anunciar aluguel ou venda de imóveis de todos os lugares do Brasil.

Como você não tem a experiência e o mesmo conhecimento de quem está no mercado trabalhando com isso, solicite uma avaliação imobiliária e busque a ajuda de um corretor para alugar ou vender o seu imóvel. Apesar de envolver custos, isso pode reduzir consideravelmente o período em que ele fica ocioso.

De qualquer maneira, em ambas as situações, não deixe de ressaltar as vantagens de sua casa ou de seu apartamento. Algumas informações são bem úteis, tais como: a proximidade de supermercados, bancos ou farmácias, quais estações de metrô tem ali ou linhas de ônibus que passam pelo bairro, como é a vizinhança, quando bate mais sol, entre outros. Pontue também sobre a reforma recente do espaço e o que o condomínio oferece de opções de lazer para adultos e crianças, se for o caso. Esses itens podem fazer toda a diferença para a realização de um contato ou a justificativa do valor que você espera receber do negócio.

Com todas essas estratégias, as chances de você criar um anúncio campeão e conseguir alugar ou vender o seu imóvel rapidamente são muito maiores. Boa sorte e ótimos negócios!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!