7 melhores lugares para curtir o frio no sudeste e no sul

O inverno chegou e com ele o aumento na busca por lugares para curtir o frio. Se você quer se deliciar com aquele fondue e tirar os casacos do armário, confira nossas dicas antes de escolher o seu próximo destino.

Com o início da temporada de temperaturas mais baixas, a procura por lugares para curtir o frio aumenta. Afinal, nada melhor para se aquecer durante o inverno do que uma lareira, boa companhia, comidas diferentes e bom vinho, não é mesmo?

7 melhores lugares para curtir o frio no sudeste e no sul

Se você tem dúvida na hora de escolher destinos para curtir o frio no Brasil, confira nossas dicas de lugares nas regiões Sul e Sudeste para aproveitar o melhor do inverno.

Santa Catarina

Destino conhecido por quem busca lugares frios no Brasil, Santa Catarina tem muitas opções além das badaladas Florianópolis, Blumenal e Joinville. Para quem busca roteiros mais tranquilos, focados em explorar a beleza natural das cidades, circuitos de arborismo, entre outros, a dica é seguir rumo a Urubici ou Urupema.

As cidades são destinos menos óbvios e, por isso, mais vazios. Ideal para quem busca lugares para relaxar. As cascatas e as cachoeiras são um show a parte em ambos os destinos, mas no inverno o ideal é investir em passeios “mais secos”. As trilhas são uma ótima pedida.

Para se hospedar, aproveite as opções de apartamentos e chalés charmosos e aquecidos com lareiras. Assim você desfrutará de um passeio romântico e aconchegante.

lugares para curtir o frio_Urupema

Encontre um imóvel para alugar em Santa Catarina

Minas Gerais

Se você busca um destino cheio de charme e cheio de opções de lazer, as cidades da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, devem fazer parte do seu roteiro e prometem muita diversão em família ou entre amigos.

O distrito sul-mineiro ligado a Camanducaia, conhecido como Monte Verde, é a cidade mais procurada por quem quer curtir as baixas temperaturas. As atrações agradam tanto quem busca atividades ligadas à natureza quanto aos mais conectados com roteiros gastronômicos.

Para se hospedar, escolha uma casa ou apartamento próximo ao centro da cidade, dependendo do número de pessoas que vão viajar com você, e desfrute de tudo que o distrito pode oferecer sem precisar se preocupar com o transporte.

lugares para curtir o frio_Serra_da_mantiqueira

Veja uma seleção de imóveis disponíveis em Minas Gerais

Rio de Janeiro

Quem quer aventura em meio a natureza, pode seguir rumo a Itatiaia, cidade do sul fluminense que registra as mais baixas temperaturas do Rio de Janeiro. Lá fica o Parque Nacional, uma área completamente preservada com trilhas e cachoeiras de tirar o fôlego.

Dependendo do tempo disponível, você pode aproveitar a estadia para conhecer Visconde de Mauá e Penedo, cidades próximas ao parque com beleza exuberante.

Se para você um destino histórico é mais interessante, aposte em uma estadia em Petrópolis. Conhecida como cidade imperial, por ter abrigado a família real ao longo do período conhecido como Brasil Império, preserva muitos casarões de época abertos à visitação. O Museu Imperial, o Palácio de Cristal e a Casa de Santos Dumont não podem ficar fora do seu roteiro.

Aproveite a viagem para dar uma esticada até o distrito de Petrópolis, Itaipava, conhecido pelos ótimos restaurantes capazes de agradar todos os paladares e bolsos.

Se a ideia é curtir o frio e fazer umas comprinhas, a cidade de Nova Friburgo é conhecida por abrigar o maior polo de moda íntima do país. Lá você também poderá visitar a queijaria escola, que fica bem no início da estrada que liga o município à Teresópolis.

E por falar em Teresópolis, esse é um destino que não pode ficar de fora do roteiro dos amantes de futebol. Lá é onde fica a conhecida Granja Comary, o centro de treinamento dos jogadores do Brasil. Não é demais?

lugares para curtir o frio_RJ_Petropolis

Garanta já um imóvel para passar o inverno no Rio de Janeiro

Rio Grande do Sul

As cidades da Serra Gaúcha são famosas por registrarem as temperaturas mais baixas do país. Com construções que remetem à arquitetura europeia, fábricas de chocolates e vinícolas, os destinos conquistam cada vez mais turistas.

Se você decidiu visitar Gramado ou Canela, não deixe de incluir no seu roteiro uma visita aos tradicionais cafés coloniais onde são servidas mais de 50 variedades de alimentos e bebidas em sistema de rodízio. No circuito gastronômico, as sequências de fondue e a visita às fábricas de chocolate não podem ficar de fora.

Para quem está viajando com a família, aproveite que nas cidades “é Natal o ano inteiro” e passeie pela Aldeia do Papai Noel e da Mamãe Noel. E não deixe de levar os pequenos para conhecer o Mini Mundo, uma espécie de museu a céu aberto que reproduz uma cidade inteira em miniatura e cheia de movimento.

Os mais crescidinhos podem aproveitar o Aspen Park para curtir atrações radicais e o Ice Bar para se deliciar com drinks em um grande bar de gelo com temperatura negativa.

lugares para curtir o frio_RS_Gramado

Confira uma seleção de imóveis para alugar no Rio Grande do Sul

São Paulo

O lado paulista da Serra da Mantiqueira também tem muito charme e reserva gratas surpresas aos turistas. Com uma arquitetura charmosa, lembrando os casarões holandeses, a cidade de Campos do Jordão é conhecida como um dos principais destinos turísticos de inverno em São Paulo.

O município é conhecido como a Suíça brasileira e tem na gastronomia uma das suas principais atrações. Para quem busca programações ligadas à cultura, o ideal é esperar os festivais de música erudita ou da viola, realizados anualmente, para visitar a cidade.

Para se hospedar, procure apartamentos e casas com sistema de aquecimento ou lareiras, garantindo conforto para sua estadia.

lugares para curtir o frio_SP_Campos_do_Jordao

Passe as férias em Campos do Jordão

Agora que você já conhece os melhores destinos do Sul e Sudeste para curtir o friozinho, coloque o casaco na mala e vá aproveitar o inverno nas cidades mais charmosas do Brasil!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!