Saiba escolher o vestido de festa ideal para cada ocasião

Entenda qual modelo, tecido e comprimento de vestido são ideais para diferentes eventos sociais.

Qualquer comemoração é motivo para usar um belo vestido de festa, desde que combine com o clima do local. Se for algo durante o dia, pode apostar nos modelos curtos e de alcinha, se for de noite, abuse do brilho e do look chique. Cada ocasião pede uma composição diferente, porque não basta colocar um vestidinho curto, tem que saber qual o melhor corte e estampa para arrasar por onde for.

Existem diversos tipos de corte que podem combinar: balonê, chemise, envelope, transpassado, rodado, tubinho, entre muitos outros. Os tecidos também fazem toda a diferença na escolha: um balonê de algodão não será tão chique quanto um de cetim. A cor é outro fator importante, afinal, nada de usar vestido preto em um evento de dia e muito quente, assim como é proibido usar vestido branco em casamento, a não ser que você seja na noiva. Por isso, é importante conhecer cada detalhe antes de fazer a escolha.

Saiba como escolher o vestido de festa para cada ocasião

Almoços

Se for um churrasco, aniversário ou confraternização, entre no clima informal e opte por um vestido de cores claras ou vibrantes, combinados a estampas suaves. Evite o preto e cortes muito fechados e sérios.

Quem gosta de usar os ombros de fora pode apostar no tomara que caia ou nos modelos de alça fina. Caso contrário, a manga curta também cai bem para os almoços. Para se sentir mais confortável, aposte nos cortes rodado, midi ou chemise.

Por serem frescos, os tecidos que mais combinam com o verão são algodão, linho, crepe, renda, cetim e cambraia. Combine sapatilha ou sandália Anabela se o evento for em local com gramado, pois os outros tipos de salto podem dificultar na hora de caminhar.

Para completar o look, escolha bijuterias ou joias discretas combinando com um microbolsa, forte tendência para a estação.

escolher o vestido de festa almoço

Confira os modelos de vestido rodado disponíveis no Mercado Livre

Batizados

Esse é um visual um pouco mais difícil de montar, porque não basta ser formal, também tem que ser descontraído. Evite vestidos curtos ou apertados demais, e cores escuras com brilhos. Tons pastel, nude, branco e bege são os mais recomendados para os vestidos de batizado. As duas apostas certeiras são renda ou crochê.

Se quiser usar um longo, tome cuidado para não ficar chique demais e trazer um clima de casamento.

As bijuterias devem ser básicas e discretas, sem pedrarias grandes. Aposte no salto médio ou sapatilha para dar mais seriedade ao visual.

escolher o vestido de festa batizado

Veja uma seleção de vestidos de crochê

Formaturas

Se você for a formanda ou madrinha, capriche na produção com um vestido longo, com detalhes em pedraria ou paetê. O decote pode estar tanto na frente quanto nas costas. A transparência também está muito em alta nos vestidos de festa para 2018. Caso não tenha sido determinada pela comissão de formatura, não existem regras para a cor, escolha aquela que combine melhor com o seu tom de pele, para não ficar apagada em uma festa tão importante.

Se for a convidada da formatura de alguém, não existe necessidade de usar vestido longo, a não ser que queira, claro. A regra número um é escolher algo que seja confortável o bastante para que dance a noite inteira sem se preocupar com a roupa. O tomara que caia é sempre uma aposta de sucesso, assim como modelos decotados e com fendas.

Não tenha medo de abusar das cores e brilhos. As estampas devem ser usadas com cuidado. Dessa forma, opte por desenhos grandes e clássicos. As estampas pequenas, como flores e bolinhas, são muito descontraídos para a ocasião.

O salto alto vai completar a elegância do visual, porém, lembre-se que muitos convidados levam o próprio chinelo ou sandália confortável para aguentar a noite dançando, então, se for de vestido longo, pense em como irá lidar com a barra ao tirar o salto.

escolher o vestido de festa formatura

Encontre o vestido longo de festa perfeito para você

Casamentos de noite

Se o traje for black-tie, essa é a hora de apostar na elegância e classe que uma cerimônia desse tipo pede. A principal regra é não usar vestido branco ou claro demais para não ofuscar a noiva. Aposte em tecidos com brilho, de um ombro só ou frente única. Se for usar vestido curto, procure por tecidos nobres, como seda, chiffon, guippir ou cetim.

Os vestidos com paetê e renda também são grandes sucessos dos casamentos à noite. Fendas laterais e decotes que valorizam o colo mantém o estilo clássico com um toque de sensualidade. Não tenha medo de abusar das joias e bijuterias, principalmente se o seu vestido não tiver muito brilho. A maquiagem deve ser elegante e combinar com o estilo do vestido.

O sapato mais clássico para casamentos é o scarpin, mas nada impede que você use uma Anabela ou modelos fechados. Tudo depende da combinação que está montando.

escolher o vestido de festa casamento

Compre agora o seu vestido com paetê

Casamento de dia

A lógica do casamento de dia é a mesma para os eventos que acontecem no almoço, porém, opte por tecidos mais nobres do que um simples algodão se for um casamento mais refinado.

Madrinha de casamento

É provável que a noiva e as outras madrinhas se reúnam para decidir qual estilo e cor usar para que o altar fique harmônico.

Evite tonalidades brancas ou claras demais, porque os olhos devem sempre se voltar para o vestido branco da noiva. O preto também deve ser evitado no altar.

Antes de escolher o modelo, atente-se a alguns detalhes, como a estação do ano, o traje recomendado para os convidados, o local e horário. Também é importante saber a religião dos noivos, porque algumas não aceitam decotes e muita pele à mostra.

A dica principal para as madrinhas é usar algo confortável e que te faça sentir segura, porque você vai passar muitas horas com a mesma roupa. Experimente antes e se algo estiver incomodando, não hesite em pedir ajustes.

escolher o vestido de festa madrinha de casamento

Confira os modelos de vestido para madrinha de casamento disponíveis no Mercado Livre

Jantares

Sabe aquele vestido preto básico que toda mulher precisa ter? Essa é a ocasião perfeita para usá-lo. Também é legal apostar em combinações de vestido básico de alcinha com casaquinho de tecido refinado ou xale.

O sapato pode variar de acordo com a temática do evento, entretanto, por ser mais descontraído, vale pensar até na combinação de vestido com bota salto com cano curto ou longo.

escolher o vestido de festa jantar

Ainda não tem um vestido preto no armário? Compre agora no Mercado Livre!

Confraternização da empresa

Você não vai querer se sentir desconfortável nem chamar muita atenção nesse tipo de festa, não é mesmo? Por isso, aposte em vestidos que não sejam muito curtos nem apertados. Os modelos transpassados, assim como de corte reto com a barra larga, são os mais recomendados.

Se a empresa seguir o estilo social durante o ano inteiro, vale apostar no vestido lápis também na festa de confraternização.

Aposte em cores básicas e discretas, como preto, azul marinho, vinho e nude.

escolher o vestido de festa confraternização empresa

Encontre o vestido de corte reto ideal para você

É melhor comprar ou alugar meu vestido?

Todas as opções têm pontos positivos e negativos que devem ser considerados caso a caso. Se quiser um vestido elegante por um preço acessível, pode ser que alugar seja uma boa opção. Não se apegue muito a ele para não sofrer na hora de devolver.

Comprar é mais vantajoso para quem tem um apego ou pelo evento, ou pelo vestido. Com tantas opções e modelos disponíveis online, a dica é pesquisar muito em lojas que confia e saber o melhor jeito de comprar moda online para não errar na escolha.

Agora que você já sabe todas as dicas de vestidos para usar nas comemorações, está preparada para renovar o armário de acordo com a sua agenda de 2018!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!