Dicas de roupas para acertar na entrevista de emprego

O dia da entrevista para o seu emprego dos sonhos está chegando e você ainda não sabe o que vestir? Siga algumas dicas para acertar no visual!

Você, com certeza, já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? E isso não é diferente no caso das entrevistas de emprego. Junto com um bom currículo e ótima atitude, sua aparência conta muitos pontos na hora de conquistar o emprego dos sonhos.

Seu visual diz muito sobre você. Além de mostrar a importância que você está dando para aquela entrevista, ainda revela uma parte da sua personalidade. Se ela estiver alinhada com o perfil da vaga e os valores da empresa, já é um grande passo para receber uma resposta positiva dos recrutadores.

Isso quer dizer que não é mais necessário usar terno e gravata, ou um tailleur, em todas as entrevistas. Conheça o perfil da empresa pela qual você se candidatou, porque esses tipos de trajes deixaram de ser exigência principalmente em vagas para cargos criativos, como comunicação ou artes. Para achar um meio termo entre look desarrumado e formal demais, siga algumas dicas de moda.

Veja dicas de roupas para acertar na entrevista de emprego

Evite exageros

Por mais que sua aparência mereça atenção, nada é mais importante do que o seu conhecimento. Por isso, suas experiências, habilidades, formação e aprendizados devem ganhar mais destaque do que seu visual.

Cuidado com os exageros para que sua experiência esteja em primeiro plano. Use cores básicas ou suaves e, se quiser implementar alguma cor de destaque, que seja apenas em detalhes. O comprimento da saia ou do vestido não pode ser muito curto, o ideal é que esteja na altura dos joelhos. Atenção aos decotes grandes que também devem ser evitados. Para os homens, calças jeans de modelo destroyed, bem como tênis velhos ou com cadarços esgarçados podem representar uma aparência desleixada.

O look informal demais também pode ser prejudicial. Mesmo que esteja se candidatando para um cargo ou uma empresa que aceita esse tipo de vestimenta, vale a pena usar uma produção que consiga ser básica e arrumada ao mesmo tempo. Lembre-se que informalidade não significa descuido.

Outro ponto que peca pelo exagero é usar algo chique demais. Não é necessário ostentar marcas ou acessórios claramente caros, pois eles não devem ganhar a cena durante a conversa.

entrevista de emprego cor

Veja opções de vestidos sociais para usar em entrevistas de emprego

Conheça o perfil da empresa

O primeiro passo para acertar na hora de escolher a roupa é conhecer mais sobre a empresa em que deseja trabalhar. Para acertar em cheio, procure saber o que os outros colaboradores de lá costumam usar. Pesquise o perfil da empresa nas redes sociais, leia sobre a companhia em seu site institucional e, se possível, peça indicação para pessoas que já trabalham lá, caso conheça alguém. Dessa forma, você consegue se preparar para não destoar da cultura do local.

Outra dica é seguir o dress code da área que pretende trabalhar. Dentro de uma mesma empresa existem setores que se comportam de maneiras diferentes. Uma pessoa empregada do setor jurídico dificilmente irá se vestir da mesma forma do que um colaborador de áreas criativas, por exemplo. Tudo irá depender do estilo de gestão e do perfil dos chefes.

Entenda o perfil da vaga

Depois de entender a empresa e o setor que está se candidatando, chegou a hora de analisar o cargo que irá ocupar. Um estagiário não necessariamente precisa se vestir de maneira tão formal quanto um diretor. Não precisa usar um terno e uma gravata se o cargo que pretende exercer não é tão exigente quanto a isso. Veja algumas dicas de look para cada ocasião:

Calça de alfaiataria
Essa é a produção mais tradicional para as entrevistas de emprego formais. Se quiser sair do básico, aposte na calça de cor diferente da preta, como cinza claro, nude ou azul marinho. Mesmo em ambientes informais, é possível combinar a calça de alfaiataria com outra peça descontraída, como uma t-shirt. Para os looks sérios, use uma camisa com terno.

Saia lápis
O maior cuidado na hora de usar esse corte é o caimento, pois corre o risco de que fique apertado demais. Antes de sair para a entrevista, dê uma caminhada com a saia pela casa para saber se está confortável. Vista com uma blusa de cetim em entrevistas formais ou camisa regata, em locais informais. Combine com scarpin baixo, ankle boots ou sandália sem salto.

Vestido
Os vestidos socias na altura do joelho são ótimos para qualquer ocasião. Escolha algum de cor básica, combine com acessórios delicados e sapato baixo para não errar na produção. Use um terninho por cima para dar ainda mais seriedade.

Calça jeans
Arrisque-se na calça jeans se tiver certeza de que a empresa admite visuais informais. A dica é balancear com outros itens mais sérios. Coloque um blazer estiloso, combinado com uma camiseta básica e um tênis sério ou salto. Também é possível usar camisas descontraídas por cima de outra camiseta básica. Evite a calça jeans clara, pois ela passa a impressão de informalidade em excesso.

entrevista de emprego informal

Confira uma seleção de blazers disponíveis no Mercado Livre

Sapatos

Os calçados também são itens importantes para compor o visual. Além de confortáveis, eles devem ser discretos e, claro, estarem em bom estado. Para as mulheres, os sapatos fechados como o scarpin e o mocassim com salto são ótimas opções, além de saltos mais grossos e sandálias sem muitos recortes. As sapatilhas podem ser usadas apenas nos casos em que a empresa for menos formal.

Para a composição da vestimenta masculina, com camisa social e calça jeans, por exemplo, um sapato social fica elegante. Outra opção é um sapatênis de couro. Caso a entrevista seja mais informal, aposte em tênis de couro.
Procure não usar sapatos que façam barulhos enquanto você caminha, evitando incomodar os recrutadores e as demais pessoas. A dica vale a mesma: não deixe que os sapatos chamem mais atenção que as suas qualidades profissionais.

entrevista de emprego conforto

Compre sapatilhas confortáveis usar durante entrevistas

Segurança em primeiro lugar

Depois dos tópicos acima, você já deve ter imaginado a roupa perfeita para a sua entrevista de emprego. Mas responda a duas simples perguntas antes de tomar a decisão final: ela é confortável? Você sente segurança ao vesti-la?

Em uma entrevista de emprego você deve agir como vendedor da sua própria imagem. Esse é o momento de mostrar o seu valor e a sua personalidade, por isso, escolha uma roupa que irá te ajudar a sentir segurança na hora de falar.

Não esqueça que o seu visual é uma ferramenta de comunicação. Se estiver sentindo o sapato apertando, a saia subindo ou a camisa desconfortável, irá transmitir essa mesma mensagem de incômodo aos recrutadores.

Atenção aos detalhes

De nada adianta escolher a roupa perfeita se ela não estiver em ótimo estado. Preste atenção a pequenos detalhes que podem passar uma mensagem de descuido e indiferença, como manchas, pequenos furos, botão faltando ou linha descosturando. Antes de sair de casa, dê uma boa olhada no espelho para ter certeza de que não deixou nada escapar. Os recrutadores podem observar os mínimos detalhes do seu visual.

Além das dicas de roupas, também é importante prestar atenção em detalhes estéticos. Veja algumas dicas:

Maquiagem

Seguindo a linha de que os excessos devem ser evitados, o mesmo se aplica às maquiagens. Sombras básicas, usadas com batom da cor do lábio e um pouco de rímel são a combinação ideal para uma entrevista de emprego. Cuidado com o blush exagerado para não chamar muita atenção. A maquiagem deve ser uniforme no rosto, sendo usada apenas para esconder imperfeições.

entrevista de emprego maquiagem

Encontre o batom nude perfeito para você

Unhas

A higiene é um ponto que merece muita atenção, e o mesmo se aplica para as unhas. Mantenha-as limpas, cortadas e lixadas e, caso queira usar esmalte, a dica é apostar em cores básicas. Os tons clarinhos e a francesinha tradicional são os mais indicados.

Saiba qual o formato de unha que combina mais com você para acertar até nos mínimos detalhes.

Cabelo e barba

Não é todo mundo que se importa com o cabelo durante uma entrevista, mas saiba que o corte revela muito sobre sua personalidade. Antes do dia agendado para conhecer os recrutadores, marque uma ida ao cabeleireiro e encontre um corte que valorize seu rosto e que ainda assim tenha afinidade com sua identidade. No dia, use um penteado que te valorize e tenha um ar de seriedade, como um rabo de cavalo bem preso ou coque baixo.

A barba também merece atenção especial. Deve estar sempre aparada e bem tratada, afinal, ela está em uma área que chama muita atenção durante a entrevista: o seu rosto!

Depois de seguir todas essas dicas, trabalhe também na sua apresentação. Treine em frente ao espelho para ganhar mais confiança, releia suas experiências anteriores e as suas conquistas profissionais. Procure chegar uns quinze minutos mais cedo, para evitar imprevistos. Tome água e respire fundo para manter a calma. Um candidato animado, com atitude positiva e firmeza de que é o ideal para aquela vaga tem mais chances de conseguir conquistar os recrutadores.

Portanto, pesquisa antes. Leia sobre a empresa e o cargo preterido e, com essas dicas, você tem tudo para sair na frente na corrida pela tão sonhada vaga. Boa sorte!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!