Como escolher a armação de óculos ideal para o seu rosto

Antes de comprar o seus óculos, é importante conhecer o estilo e formato de rosto. Veja algumas dicas para não errar na escolha

Antigamente, usar óculos de grau era visto como um empecilho para o estilo, porém, hoje em dia, as armações fazem parte dos acessórios de moda dos fashionistas.

Um dos maiores erros na hora de comprar um óculos é escolher o modelo que fica bem em outra pessoa, como uma modelo ou artista. A decisão de compra precisa ser tomada, principalmente, com base no seu estilo. Se você for uma pessoa básica, opte por modelos pretos ou brancos, mas se o seu estilo for mais extravagante, existe uma gama de produtos que podem combinar com você.

Além disso, os óculos precisam funcionar em harmonia com a sua sobrancelha, ou seja, se você encobri-la demais, pode esconder traços de expressão, se mostrar demais, pode criar uma “segunda”. O ideal é que não sobre espaço entre a armação e as sobrancelhas.

As olheiras também devem ser cobertas pela armação e nunca ser evidenciadas por ela.

O importante na hora de comprar seus óculos novos é fazer uma escolha inteligente e provar vários modelos antes de tomar a decisão.

Saiba como escolher a armação de óculos ideal para o seu rosto

Para encontrar os óculos ideais, atente-se às seguintes características:

Formato do rosto

Existem quatro principais formatos de rosto:

  • oval: caracteriza-se pela testa grande e queixos longos, com pouca curvas naturais, ou seja, a mandíbula é quase invisível;
  • redondo: é quando a largura do rosto é igual à altura. O queixo é mais curto e as bochechas são marcantes;
  • quadrado: as curvas da mandíbula são intensamente marcadas, com a linha do queixo mais suave;
  • triangular: testa pequena com mandíbula evidente. A ponta do queixo deixa o formato do rosto mais fino.

Para identificar o modelo do seu rosto, prenda o cabelo para trás ou afaste com grampos e analise bem em frente ao espelho. Alguns rostos possuem características de mais de um formato e assim, também combinam com mais modelos.

Os óculos ideais vão transmitir a sensação de equilíbrio, ou seja, o que faltar no seu formato facial, deve sobrar na armação.

O rosto oval cai bem com armações que tenham a mesma largura da face. Evite as opções muito pequenas caso seja comprido.

As armações quadradas ou retangulares são as mais recomendadas para quem tem rosto redondo, pois afinam e transmitem suavidade.

Para o rosto quadrado, as sugestões são óculos ovais, redondos ou curvilíneos, que podem suavizar as linhas da face. Procure por armações de tamanho médio.

O rosto triangular combina com modelos grandes e arredondados, de preferência sem armação inferior para não cobrir as maçãs.

Como escolher a armação óculos quadrado

Encontre modelos de óculos de grau redondos no Mercado Livre

Lente

A hipermetropia, que conserta a visão para quem não enxerga de perto, deixa o olhos maiores, portanto, procure usar armações chamativas, distraindo a atenção das lentes. Evite os modelos quadrados caso você se encaixe nessa situação.

Já os usuários que têm miopia, ou seja, não enxergam de longe, usam lentes que deixam os olhos menores. Aposte nos modelos ovais e redondos que passam a impressão de que os olhos aumentaram.

Veja opções de óculos de grau quadrados

Cor

Tanto a cor da pele, quanto do cabelo, interferem muito no visual do seu rosto, por isso, devem ser harmônicos com a cor da armação e das hastes.

Quem tem pele clara pode apostar nas cores contrastantes. Já quem tem pele escura, combina com laranja, amarelo ou verde.

Quanto aos cabelos, opte pelas que não sejam do mesmo tom, ou seja, se você tiver fios ruivos, aposte no degradê, mas nunca no tom igual. Para as loiras, as armações rosas e marrons podem funcionar. As morenas ficam bem com cinza e azul.

Como escolher a armação óculos feminino

Encontre óculos femininos no Mercado Livre

Conforto

Como você provavelmente vai usar os óculos 24 horas por dia, o conforto é o ponto mais importante na hora da compra.

As peças que servem de apoio para o nariz devem ser confortáveis e não podem deixar marcas na pele. Quanto maior for o contato dessas hastes com o rosto, melhor, já que o peso dos óculos será dividido por uma base maior.

A hastes laterais não devem fazer forte pressão na cabeça. Caso isso aconteça, é importante regular com um especialista para evitar marcas e dores de cabeça no futuro. Também é importante que os óculos encaixem bem no seu rosto em qualquer situação, por isso, na hora de comprar, dê um sorriso em frente ao espelho, se os óculos se mexerem, pode ser que ele não seja perfeito para você.

Como escolher a armação óculos masculino

Veja modelos de óculos de grau masculinos

Não existe a regra ideal para o seu estilo. Você deve se sentir confiante e confortável para usar uma peça que está presente todos os dias no seu rosto.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!