Tipos de panela: você sabe qual usar em cada receita?

Para fazer receitas deliciosas, você precisa de um excelente material. Conheça os tipos de panela e o que pode ser feito em cada uma delas

Data do texto sobre tipos de panela
Cozinhar é uma atividade prazerosa e bastante divertida, que você pode realizar nos mais diversos momentos do dia, seja sozinho, em casal ou com a casa cheia de amigos. Para fazer uma comida deliciosa e surpreender todo mundo, conheça os principais tipos de panela e sabia qual delas usar para cada tipo de receita.

Tipos de panela

Dependendo do alimento que você for preparar, da forma de cozimento, cada tipo de panela vai ter uma função diferente. Por isso, quando você for preparar aquela receita super especial, é muito importante escolher o modelo certo para o alimento que será cozido.

São modelos de barro, caçarolas, inox, para que você crie os melhores e mais deliciosos pratos. Sabendo qual receita você irá preparar, ficará muito mais fácil de escolher o tipo de panela correto.

Melhores tipos de panelas para fazer molhos

Começando por um preparo um pouco mais simples, as panelas para fazer molho são aqueles que conseguem distribuir bem o calor por toda a superfície de contato. O ideal é que elas esquentem rápido e de maneira uniforme, além de conseguir manter o calor por muito tempo.

Panelas de inox

As panelas de inox são as melhores para esse tipo de preparo. Esses produtos são muito bons e ainda duram bastante tempo. Como essas panelas aquecem bem rápido, você ainda vai conseguir acelerar o processo de preparação das comidas.

Busque aquelas que possuem fundo triplo, que ajuda na divisão do calor por toda a superfície e mantém o recipiente bem aquecido. Pode investir em um material desses, que as suas iguarias ficarão ainda mais gostosas.

Tipos de panela: as panelas de inox são ideias para o preparo de molho

Faça os molhos na panela inox

Melhores tipos de panela para fazer massa

Na hora de preparar uma massa, é necessário que a panela seja bem grande, já que boa parte dos cozimentos desse tipo de alimento são feitos com imersão parcial ou total na água.

Por isso, é importante que a panela tenha esse espaço e que mantenha o calor durante bastante tempo.

Panela caldeirão de alumínio

O caldeirão de alumínio é um dos tipos de panela mais comuns. Com ele você consegue fazer vários tipos de alimentos, mas eles são ótimos mesmo para o preparo das mais diferentes massas.

Como ela é de alumínio e bem alta, você consegue aquecer a água com tranquilidade e depois colocar a massa dentro do recipiente. É importante nunca encher totalmente a panela, pois na hora que colocar o macarrão e ferver a água, pode derramar tudo no seu fogão. É só ficar atento e cozinhar bem.

Tipos de panela: os caldeirões de alumínio são ideias para o preparo de massas

Capriche no seu macarrão instantâneo

Tipos de panela para cozinhar legumes

Na busca pela saúde e boa alimentação, comer uns legumes, em especial, cozidos é sempre uma boa pedida. Para essa preparação, é muito importante uma panela que conserve o calor e que você aqueça rápido e bem os alimentos.

Caçarola de vidro

A caçarola de vidro é um item bastante versátil para ter na sua cozinha. Por ser de vidro, ela aquece bem rápido o conteúdo que está esquentando e espalha bem o calor por todo o recipiente.

Para fazer esses legumes cozidos com qualidade, é preciso que você coloque a água para aquecer e, em seguida, coloque os alimentos dentro da panela. Utilize a tampa de vidro para fazer o vapor e cozinhar tudo por completo.

As caçarolas de vidro são os tipos de panela ideais para o preparo de legumes

Cozinhe bem os legumes

Tipos de panela para fritar alimentos

Para fritar aquele ovo ou qualquer outro tipo de comida, você vai precisar de uma excelente panela. O ideal é que ela tenha uma proteção antiaderente, para evitar que a sua refeição grude no fundo e, claro, além de prejudicar o alimento, estragar o seu produto.

Frigideira antiaderente

Com essa frigideira antiaderente, vai ser possível fazer frituras deliciosas, com bem menos gordura, seja óleo, manteiga ou margarina. Já que a superfície é antiaderente e evita que a sua comida fique grudada nela.

Um ponto importante na hora de escolher essa frigideira, é que você deverá ter muito cuidado durante a limpeza. É preciso evitar o uso do lado mais áspero da esponja, pois ele pode arranhar a sua frigideira e remover o material antiaderente.

Tipos de panela: para ovos fritos aposte nas frigideiras antiaderentes

Faça ovos fritos deliciosos

Os melhores tipos de panela para preparar carnes

Para fazer carnes, é preciso de panelas que aqueçam bastante e cheguem a altas temperaturas. Desta forma, você conseguirá preparar um bife delicioso, deixando a superfície da carne grelhada.

Panela de ferro fundido

As panelas de ferro fundido são ótimas para cozinhar, grelhar e fritar carnes. Elas chegam a altas temperaturas e na hora que você colocar o bife na panela, ele irá fazer aquele barulhinho dos deuses (shhhhhh). Isso significa que a sua carne está ficando com aquela crosta maravilhosa e vai ficar incrível.

Tipos de panela: as panelas de ferro fundido são ideais para o preparo de carnes vermelhas

Faça o SHHHH com seu bife na panela

Tipos de panela para risotos e arroz

Um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros diariamente é o arroz. Seja com feijão, com carne ou com ovo, esse delicioso cereal está sempre presente nos nossos pratos. Para fazer um arroz soltinho, você pode usar os mais diferentes tipos de panela.

Panela com cabo

As panelas com cabo facilitam bastante a mobilidade pela cozinha. No caso de preparar um arroz, você pode escolher dos mais diferentes materiais. O importante é escolher um produto de boa qualidade.

Com o cabo, será possível segurar com conforto e precisão a panela, o que evita acidentes. Além disso, você precisará mexer o arroz ou risoto, e ter um ponto de apoio é muito importante.

Tipos de panela: as panelas com cabo são ideias para risotos

Faça um arroz soltinho

Leia também: 5 melhores panelas elétricas de arroz

Os tipos de panela para fazer doce

As panelas para fazer doce precisam ser fundas e ter algum tipo de alça ou cabo, para que você segure. Como boa parte das guloseimas precisam ser mexidas por muito tempo, é importante que você tenha como segurar bem a panela.

Panela de cobre

As panelas de cobre estão entre as mais indicadas para que você faça os principais doces. Elas aquecem bem e por toda a superfície, além de possuírem cabos e apoios para você mexer os cremes e guloseimas com segurança.

Outro detalhe é que elas costumam ter o fundo antiaderente, e por isso, o desperdício de doce que ficará grudado no fundo da panela será bem menor.

Panela para fazer feijão

Outro alimento que está entre os mais consumidos pelos brasileiros é o feijão. Para você deixar a sua comida bem gostosa e cozida da maneira correta, será necessário ter uma panela que alcance altas temperaturas e rápido cozimento.

Panela de pressão

Para fazer um feijão gostoso, a melhor opção é a panela de pressão. Ela consegue manter o calor por muito mais tempo e, por causa pressão, ela acelera o cozimento. Além de deixar o feijão pronto mais rápido, ela serve para cozinhar carnes e frangos.

É importante que você esteja sempre atento ao cozimento na panela de pressão, já que é um item que demanda cuidado durante todo o uso.

Tipos de panela: para feijão e carne-assada, aposte na panela de pressão

Cozinhe rapidamente na pressão

Leia também: 5 melhores panelas de pressão elétricas

Com todos esses tipos de panela, vai ficar muito mais fácil de cozinha. Escolha uma das receitas que você agora e aí é só encanar um chef e fazer os pratos mais deliciosos.

Leia também: Quais utensílios não podem faltar em uma cozinha prática

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!