Conheça os tipos de facas e amoladores

Para cozinhar como um chefe, os seus materiais precisam estar bem afiados. Conheça os principais de tipos de facas e amoladores para fazer cortes precisos.

data do texto Tipos de facas e amoladores

Cozinhar é uma arte. E, por isso, ter todos os seus instrumentos em excelente estado e bem afiados, faz toda a diferença na hora de preparar aquela comida maravilhosa. Para fazer os cortes mais precisos na sua cozinha, seja em carnes, pães ou legumes, conheça os principais tipos de facas e amoladores.

Melhores tipos de facas

Para escolher os melhores tipos de facas, na verdade, vai depender de como você vai usá-las. Vale ressaltar que para cada tipo de alimento, há uma faca específica ou mais indicada. Dessa forma, se você for cortar pão, será um instrumento diferente do usado para cortar legumes ou desossar um frango.

Por isso, o ideal é que você tenha um conjunto de facas na sua casa, independentemente se trabalhar com gastronomia ou não. Para te ajudar a entender mais e a escolher os materiais corretos, confira a lista com os tipos de facas.

Faca do chef

Esse utensílio é indispensável para qualquer cozinheiro. Não à toa que tem o nome de faca do chef. Ela é muito versátil e pode ser usada para vários tipos de pratos e comidas. Essa faca serve para cortar, picar, filetar, o que for preciso.

A faca do chef é a melhor faca para churrasco, principalmente por toda essa variedade de funções que contém. Dessa forma, é possível cortar a carne e demais itens do seu “churras” com muita precisão.

Tipos de facas e amoladores faca do chef

Faça um churrasco com belos cortes

Faca de pão

Um modelo bem importante para o seu dia a dia na cozinha é a faca de pão. Já que grande parte de nós consome diariamente esse alimento e, por isso, é sempre bom ter uma em casa. Essa faca, também conhecida com faca serrilhada, consegue cortar massas mais duras, sem destruir a crosta ou o miolo.

Tipos de facas e amoladores faca de pão

Corte o pão com muita precisão

Cutelo

O cutelo é a famosa faca de açougueiro. Com ela, você consegue cortar carnes com muita força e precisão, até mesmo nas partes que possuem osso. Essa faca se caracteriza por ter o formato retangular, onde apenas um lado é afiado.

Uma das recomendações para o uso dessa ferramenta é usar uma tábua de carne por baixo da comida que está sendo cortada. De preferência, escolha as tábuas de madeira ou de material sintético, já que as de vidro ou cerâmica danificam o fio de corte do seu cutelo.

Tipos de facas e amoladores cutelo

Veja ofertas de cutelo

Faca para desossar

Para facilitar ainda mais o processo de cozimento, principalmente de carnes com osso, você pode usar uma faca para desossar. Esse utensílios são pequenos, finos, afiados e muito flexíveis, para dar toda a comodidade e precisão nos cortes.

Outra utilidade para essa faca é remover peles de carnes e peixes. Já que pelo tamanho e afiação da lâmina, ela é muito prática para essa função. Em pouco tempo, você terá a carne limpa para o cozimento.

Faca santoku

Muito parecida com a faca do chef, a santoku também pode ser usadas para vários tipos de alimento, mas a diferença é que ela tem origem asiática e é muito usada na culinária oriental. Tanto é que santoku significa “três usos”, que se refere às funções que ela desempenha bem: cortar, picar e fatiar.

Além disso, outras diferenças básicas entre essas duas facas é que a santoku é menor, mais leve e mais fina. E ela ainda tem um ponto a favor, já que é mais dura e, por isso, precisa ser afiada menos vezes.

Tipos de facas e amoladores faca santoku

Confira as ofertas da faca santoku

Melhores amoladores

Para que todos os tipos de facas fiquem sempre bem afiados, você precisa dos melhores tipos de amoladores. Dessa forma, o corte vai ser sempre muito fácil e preciso.

Chaira amolador

Um dos itens mais populares para afiar a faca é a chaira. Esse produto não retira o material da lâmina, mas a deixa bem direita e afiada. Até por esse motivo, você pode usá-la diariamente ou quando a faca não cortar direito.

Tipos de facas e amoladores chaira

Amole a sua faca com uma chaira

Pedra amoladora

As pedras de amolar são conhecidas, principalmente, pelo rápido resultado obtido com a faca. A recomendação com esse produto é usá-lo somente em casos especiais, já que ela desgasta a lâmina – melhora o corte, mas com o tempo ele pode prejudicar o seu produto.

Tipos de facas e amoladores pedra amoladora

Use uma pedra para amolar sua faca

Amolador elétrico

Com um amolador elétrico, a vida de quem está na cozinha fica muito mais fácil. Já que uma pedra ou chaira exigem um pouco mais de habilidade manual. Usando o afiador elétrico, basta colocar a faca no local indicado e ligar o seu amolador, bem simples, rápido e prático.

Agora você já sabe como deixar a sua cozinha ainda mais completa. Comprando os melhores tipos de facas e amoladores, vai ser muito mais fácil cozinhar e realizar pratos deliciosos.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!