Tipos de escadas para interiores e exteriores de casas

Conheça os principais tipos de escadas para interiores e exteriores e saiba qual escolher na hora de construir ou reformar a sua casa.

Os tipos de escadas para casa variam bastante de material e de formato. Para escolher a melhor opção, quando for construir ou reformar, é importante estar atento às características de seu projeto. Onde será instalada, qual acabamento, a inclinação e as medidas dos degraus são alguns dos itens a serem levados em conta.

No mercado existem escadas pré-fabricadas que agilizam a obra, mas é preciso saber o modelo exato que deseja usar para não errar na reforma ou construção. Se a ideia é fazer a escada do zero, consulte um engenheiro ou arquiteto para checar os cálculos. Isso é fundamental para a sua segurança e da sua família.

Em qualquer uma das situações, ter uma noção básica sobre o assunto ajuda. Pensando nisso, organizamos abaixo uma lista com os principais tipos de escadas para interiores e exteriores.

Descubra os melhores tipos de escadas para a sua obra

A função de uma escada é simples: conectar dois espaços que estão em patamares distintos. Mas, dependendo de onde ela está e de seu uso cotidiano, determinados formatos e materiais são mais ou menos indicados.

As escadas podem ser feitas de madeira, metal, concreto, vidro ou alvenaria. Então, a dica é pensar em sua utilidade sem deixar de lado o estilo – ela é parte integrante da decoração de seu imóvel.

Para não passar sufoco na obra, conheça as peculiaridades de cada modelo de escada a seguir:

Escada reta

Simples, esse formato é ideal para salas compridas e/ou muito estreitas. A dica é explorar o acabamento de acordo com o seu projeto. Os mais comuns são de concreto ou de madeira que, em uma estrutura vazada, dão um toque minimalista ao ambiente.

Caso tenha crianças ou idosos em casa, priorize degraus largos e instale um corrimão para aumentar a segurança.

Escadas em “L” ou em “U”

Esses são os tipos mais comuns. Tem como padrão a linha reta, mas quando divididas por lances, ganham as formas em “L” ou em “U”. Ou seja, seus nomes fazem referência direta ao formato que elas têm quando vistas desenhadas na planta da construção.

  • Escada em “L”: costuma vir no canto de paredes e são utilizadas para ganhar espaço;
  • Escada em “U”: ocupa uma área maior que a anterior e, em geral, é utilizada no meio da casa.

Na maioria das vezes são de alvenaria e levam o revestimento combinando com o restante do espaço.

tipos de escadas em LConfira uma seleção de escadas em U pré-moldadas em concreto para a sua obra

Escada Santos Dumont

Assim como o modelo em caracol, esse tipo é ideal para quem tem pouco espaço. O formato é o mesmo de uma escada reta, porém, a escada Santos Dumont é estreita e a sua inclinação é bem mais acentuada.

Tudo isso colabora para as medidas mínimas, mas a sua singularidade está nos degraus. Eles se apresentam de maneira intercalada, ora recortados à direita e ora à esquerda, o que facilita a pisada ao descer ou subir.

Escada suspensa ou flutuante

Como o próprio nome sugere, esse tipo de escada passa a impressão de estar suspensa. Isso por que toda a sua sustentação é baseada em um único ponto de apoio, degrau a degrau, na parede. Durante a instalação eles são fixados ou chumbados individualmente.

Podem ser construídas em metal, concreto, vidro ou madeira e são indicadas para interiores. O destaque fica por conta de sua leveza, que confere sofisticação ao espaço. Para maior segurança, vale incluir corrimão e/ou guarda-corpo ao projeto.

tipos de escadas vasadaBusque escadas flutuantes pré-moldadas no Mercado Livre

Escada caracol ou em espiral

Esse é o modelo mais popular quando tratamos de escadas para espaços reduzidos. Elas ocupam um espaço mínimo e são fáceis de incorporar. Também são perfeitas para compor áreas internas ou externas, já que aparecem nos mais diversos estilos e materiais. Você as encontra em:

  • Concreto: o modelo é comercializado pré-moldado, o que o torna versátil e bastante prático na hora de montar. Outro ponto alto é sua resistência;
  • Ferro: em sua maioria, são feitas sob medida. São pesadas, têm ótima durabilidade e vão bem em salas ou quintais;
  • Madeira: são menos usuais e podem ser integradas ao ambiente, dando um efeito de continuidade quando apresentam o mesmo tom do piso;
  • Aço inox: o acabamento especial é indicado para quem deseja investir em uma sala moderna;
  • Alumínio: mais leves que a de ferro, funcionam dentro e fora de casa e podem ser pintadas de acordo com o seu gosto. Têm bom custo-benefício, considerando a versatilidade e a facilidade de instalação.

Na hora da escolha, considere a que combina melhor e a mais confortável para o seu uso no dia a dia. Tenha em mente que os degraus devem ser distribuídos com cuidado. O tamanho de cada um varia entre 60cm e 90cm, sendo que quanto maior, mais segurança ao pisar; e a altura média adequada entre os degraus é de cerca de 20cm.

tipos de escadas caracolConfira as escadas em caracol disponíveis no Mercado Livre mude a decoração

Escada semi-caracol

Esse formato mescla dois tipos de escadas: a reta e a caracol. Não há uma regra para definir onde os trechos retos devem aparecer, pode ser na parte superior, ao pé da escada, ou no meio – tudo depende da arquitetura do espaço.

Se você tem vontade de trocar a velha escada em “L” ou “U” de sua casa, considere instalar a escada semi-caracol. Além de ganhar espaço, esse formato não exige grandes modificações estruturais e se adequa facilmente no vão recortado que liga os dois andares do imóvel. O resultado será um ambiente mais leve e moderno.

Escada circular

Seu formato se assemelha ao da escada caracol, porém, ela ocupa uma área bem maior. Por isso, a sugestão é incluí-la apenas em locais amplos – entradas de prédios, mansões ou lobby de hotéis.

A escada circular tende a ser clássica, sendo revestida com madeira ou pedras como o mármore. Tais características, aliadas às suas curvas, dão um tom de suntuosidade à decoração.

Escada de pedra

Esse tipo de escada valoriza a matéria-prima. Em áreas externas, como jardins, varandas e entradas, utilize pedras naturais. Para um efeito rústico, deixe-as em seu estado bruto, sem nenhum polimento ou alteração.

Caso tenha interesse em incluir o modelo em um ambiente interno, a dica é optar pelas pedras tratadas. Com processos de lustração e impermeabilização é possível valorizar ainda mais o material. E lembre-se que superfícies recém polidas são mais escorregadias, por isso, se achar necessário, aplique produtos ou faixas antiderrapantes nos degraus.

Entre as pedras mais usadas, estão granito, basalto e mármore. Nesta última, é recomendada o uso de resina para evitar o seu desgaste.

tipos de escadas externaConfira as opções de pedra para compor a escada de sua casa

Confira 6 dicas para escolher o melhor modelo de escada para a sua obra

Agora que você já conhece os principais tipos de escadas, aproveite para ver algumas dicas para o momento da escolha:

  1. Em áreas externas, como lavanderias e quintais, priorize os tipos leves, práticos e resistentes a intempéries. São indicadas as escadas de metal ou de cimento, em formato caracol;
  2. Quando for para instalar no interior da casa, pense principalmente na escada como um dos elementos da decoração. Posicione-a no local mais interessante e utilize-a para separar ambientes como a sala de estar e a copa, por exemplo;
  3. Considere quem fará o uso da escada cotidianamente. Locais como escolas ou casas de repouso devem usar tipos de escadas com maior estabilidade. Uma sugestão são as convencionais em “L” ou em “U”;
  4. Se tiver dúvidas sobre como fazer uma escada, não hesite em consultar um especialista. Os cálculos corretos são essenciais para a viabilidade da obra;
  5. Lembre-se da segurança! Guarda-corpos e corrimãos para escadas, bem como fitas antiderrapantes, são sempre bem-vindas;
  6. Aproveite o espaço embaixo da escada e a integre na decoração. Uma sugestão é incluir nichos ou prateleiras;

Por fim, se for construir qualquer um dos tipos de escadas, preste atenção às medidas e ao posicionamento dentro da planta de sua casa. Feito isso, basta escolher o estilo que mais combina com a decoração e está resolvido!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!