Tipos de churrasqueiras: como escolher a ideal para você

O segredo para um churrasco de sucesso vai muito além das comidas. Saiba qual é o equipamento perfeito para a sua casa.

Reunir a família e os amigos ao redor de uma churrasqueira é uma das tradições mais famosas do Brasil. Ter um espaço para instalar esse equipamento chega a ser prioridade para algumas pessoas. Com tantos tipos de churrasqueiras disponíveis no mercado não é mais necessário ter um grande quintal para poder aproveitar esse evento.

Antes de comprar, conheça os modelos à venda e entenda qual se encaixa melhor no ambiente e decoração da sua casa.

Saiba qual tipo de churrasqueira é o ideal para você

Portátil

É indicada para quem não tem muito espaço externo para construir o modelo tradicional de alvenaria. Passaram a ser muito procuradas por conta do crescimento de apartamentos com sacada gourmet.

Uma das principais vantagens é poder levá-la para qualquer lugar, ou seja, dependendo do material utilizado para cozinhar o alimento, dá até para posicioná-la dentro de casa. Por outro lado, não possui sistema de exaustão e a fumaça se espalha com facilidade.

Existem opções de queima a gás, sistema elétrico e carvão, sendo os dois primeiros mais recomendados para locais fechados. Se estiver procurando tipos de churrasqueiras para apartamento a carvão, o primeiro passo é entender como irá funcionar o sistema de exaustão da fumaça.

tipos de churrasqueiras portatil

Compre a churrasqueira portátil que atenda às suas necessidades

Pré moldada

São construídas à base de concreto e possuem um material térmico que é capaz de absorver o calor. Costumam ser fixadas na parte externa da casa.

Esse é o modelo mais tradicional e queridinho dos apaixonados por churrasco. Porém, é necessário ficar de olho nos prós e contras:

Prós:

  • Já vem pronta, então não precisa fazer grande sujeira com obras;
  • Possui variedade de tamanhos, podendo ser encaixada em diversos ambientes;
  • Quem gosta de churrasco defende que a fumaça do carvão deixa a carne com sabor defumado.

Contras:

  • Gera fumaça, então se não tiver um bom sistema de vazão, vai se espalhar por toda a casa;
  • É mais trabalhosa para limpar.

Ela costuma ter um visual mais rústico, então, leve em conta ao pensar na decoração da área do churrasco para combinar os elementos.

Confira uma seleção de churrasqueiras pré moldadas

De fogão

O modelo é muito prático e perfeito para eventos com poucas pessoas. É formada por uma estrutura circular com grelha e tampa que não precisa de carvão para funcionar, basta encaixá-la na boca do fogão. A base tem um recipiente onde deve ser colocado água, o que impede que a gordura caia ou evapore.

A tampa deve ficar sempre fechada para que o calor se espalhe pela grelha de maneira uniforme. Além disso, esse procedimento garantirá um sabor especial ao alimento. Outra vantagem da tampa é que não deixa a fumaça se espalhar pelo ambiente.

A dica na hora de usar é deixar o fogo médio e cozinhar um alimento por vez, para que o gosto de um não pegue no outro. A grelha é pequena e não comporta muita comida ao mesmo tempo, por isso, é recomendada apenas para eventos com um número reduzido de convidados.

Outro ponto positivo é a praticidade de limpeza, já que a base costuma ser esmaltada. Por outro lado, a grelha pode dar mais trabalho para ser higienizada.

tipos de churrasqueiras de fogão

Veja opções de churrasqueiras de fogão disponíveis no Mercado Livre

De parede

Vem se tornando popular pela praticidade e visual moderno. Se a sua casa tem área externa, essa pode ser uma boa opção. A churrasqueira de parede pode ser facilmente montada, tem chaminé, eliminando rapidamente a fumaça, é fácil de limpar, possui sistema de retenção de calor similar aos fornos de pizza e ainda pode ser desmontada e posicionada em outro lugar.

Ah, e nem precisa ter muito espaço para instalar, já que o carvão fica muito próximo da grelha, liberando mais espaço na parte inferior do que a de alvenaria.

tipos de churrasqueiras de parede

Veja opções de churrasqueiras de parede disponíveis no Mercado Livre

Elétrica

Existem muitos modelos e tamanhos de churrasqueira elétrica disponíveis no mercado. O tipo embutido é indicado para quem deseja ter um local fixo de instalação, que pode ser tanto interno quanto externo. Já as móveis são ideais para quem tem pouco espaço. Ou seja, a melhor churrasqueira elétrica vai depender totalmente das suas necessidades.

É fácil de ser instalada e de acender, porém, considere o custo final na conta de eletricidade todas às vezes em que acendê-la.

tipos de churrasqueiras elétrica

Encontre a churrasqueira elétrica ideal para a sua casa

A gás

Apresenta funcionamento semelhante ao do fogão convencional. Possui uma válvula que é ligada a um botijão e dispensa o uso de carvão ou energia elétrica. A alta temperatura é alcançada com mais facilidade que os outros modelos, e também é mais fácil de ter controle sobre as chamas. É considerada mais segura e ecológica, já que não utiliza carvão ou madeira.

Existem opções de embutir e móveis de diferentes tamanhos. Tudo depende da sua preferência por um produto menos tradicional, mas com benefícios diferenciados.

É fácil de limpar e de manter a manutenção. Mas lembre-se que o gás pode acabar no meio do preparo. O ideal é sempre manter uma reserva extra para momentos de emergência. Outro ponto negativo para algumas pessoas é que o gosto da carne não fica defumado pela falta de carvão. É necessário instalar uma tubulação para que o gás seja eliminado.

tipos de churrasqueiras a gás

Veja as opções de churrasqueira a gás disponíveis no Mercado Livre

A bafo

Você já deve ter visto esse modelo em filmes e séries americanos. Por ser prática e pequena, a churrasqueira a bafo vem conquistando também o público brasileiro. Uma opção é o churrasco a bafo ser feito com churrasqueira de tambor.

A tampa que fecha o equipamento permite o preparo a bafo, gerando calor e fumaça.

Em comparação aos outros tipos, gera menos fumaça, indicada para ambientes pequenos, como apartamentos com sacada gourmet.

O funcionamento é muito parecido com fornos, inclusive, sendo possível cozinhar até pizza nesse equipamento. Legumes, peixes e costela são outro sucesso de preparo.

Outra vantagem é que utiliza pouco carvão, garantindo menos fumaça e mais economia. Para quem ama o gostinho de defumado, essa é uma ótima opção.

Por ser menor, não é recomendada para quem gosta de fazer grandes eventos.

tipos de churrasqueiras a bafo

Encontre a churrasqueira a bafo que combina com a sua casa

Agora que já sabe quais são os tipos de churrasqueiras disponíveis no mercado, pode começar a pensar em qual vai ser o evento de inauguração!

Saiba como preparar um bom churrasco

Antes de colocar a mão na massa, saiba a quantidade exata de comida e bebida que deve servir. Muitas pessoas acabam pecando pelo excesso. Para não errar nunca mais e evitar desperdício, uma dica é consultar uma calculadora online de churrasco.

Se a sua churrasqueira funcionar a partir do carvão, opte pelo vegetal, preferencialmente de eucalipto. Nunca escolha aquele que esfarela facilmente, pois são de qualidade baixa. Para acender, utilize meio litro de álcool 92% para cada saco de carvão.

As carnes mais saborosas são aquelas que possuem fibras branca no meio, o que garante maciez e suculência. Ao escolher a carne no mercado ou açougue, fique de olho na que estiver mais vermelha e com gordura branca. Já a linguiça deve ser a mais rosada. Sempre que puder, compre as carnes no dia do evento.

Os cortes mais recomendados de carne bovina são picanha, maminha, fraldinha, alcatra, contra filé e costela. De frango, opte por sobrecoxa, asinha e coração. De porco não tem muito segredo, afinal, a linguiça é uma das carnes que mais saem, além da costela. Lembre-se de se certificar da quantidade de convidados vegetarianos, que podem comer um delicioso churrasco de berinjela, batatas, queijos, abóbora e o que mais imaginar que fique bom na grelha.

Para temperar a carne vermelha utilize o clássico sal grosso. O frango fica delicioso com sal, ervas finas e pimentas. Sirva as carnes em diferentes pontos para atender ao gosto de todos os convidados.

Aproveite as dicas e chame a galera para curtir um churrasco! Nada melhor do que manter as tradições brasileiras de receber pessoas queridas em casa para uma boa refeição e divertimento.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!