Tendências de decoração de Natal para 2017

Qual tendência combina mais com a sua casa e família: tradicional, minimalista, rústica, moderna ou temática da Disney?

As festas de final de ano estão chegando e nada melhor do que arrumar a casa para receber a família e os amigos, não é mesmo? Fique de olho nas tendências de decoração para o Natal de 2017, mas não esqueça de colocar sua personalidade em cada detalhe. Isso vai deixar o seu cantinho ainda mais especial na hora de receber as pessoas que ama.

Além do tradicional com vermelho, verde e dourado, também veremos muitas casas com visual minimalista ou rústico. Quanto ao Papai Noel, é possível que ele seja substituído pelo Mickey e outros personagens da Disney.

A árvore é o item mais importante do ambiente. Comece a decoração por ela, assim será mais fácil de combinar o resto das coisas. Os itens que não podem faltar são: bolas de todos os tamanhos, laços, presentinhos e algo para colocar no topo, como estrela ou anjinho da guarda.

Para montar a árvore de Natal, reúna toda a família e amigos e acrescente produtos pessoais, como fotos da família em momentos especiais. Se nunca montou uma árvore, é só começar abrindo os ramos e instalando no local indicado do tronco. Quando todos os “galhos” estiverem encaixados, comece a pendurar a decoração. Primeiro espalhe os objetos maiores e depois preencha os espaços vazios com os menores. Para terminar, coloque o item que vai no topo e passe pisca-pisca ao redor. Embrulhe os presentes e coloque-os embaixo da árvore.

Saiba mais detalhes sobre as tendências de decoração de Natal para 2017

Disney

A magia do Natal tem tudo a ver com o fantástico mundo da Disney, por isso, em 2017, a grande tendência é que as casas sejam invadidas pelos personagens infantis. O Papai Noel será substituído pelo Mickey em muitas festas de final de ano brasileiras.

Trazer os personagens para o Natal é interessante tanto para quem tem crianças, que vão se divertir com o ambiente lúdico cheio de possibilidade de brincadeiras, quanto para os adultos, que podem resgatar as lembranças da infância. Se o Natal já é uma época cheia de encantos, imagina misturar com uma decoração que remete ao lugar mais mágico do mundo?

Com tantos enfeites da Disney, é possível criar um Natal completamente temático. Enfeite a árvore apenas com personagens, compre pratos desenhados com detalhes do Mickey e substitua a guirlanda pelo rosto do ratinho! Existem lojas especializadas apenas nesses itens de decoração, como a Cromus, presente no Mercado Livre.

Para se inspirar, vale a pena saber mais sobre o Mickey’s Very Merry Christmas Party, a festa de Natal que acontece no parque Magic Kingdom, em Orlando. Todos os detalhes são tão caprichados, que é praticamente impossível não se sentir inspirado com tantas referências. A festa acontece todos os anos em datas específicas, sempre a partir de novembro, ou seja, já dá para saber o que está rolando por lá.

Em 2017, além do Mickey, Minnie, Pato Donald, Pateta e Pluto, que fazem parte da turma principal da Disney, também irão ganhar destaque os personagens de Star Wars e Frozen.

Outra dica para acrescentar ainda mais detalhes mágicos é cozinhar biscoitos em formato de Mickey e decorar com pasta americana.

tendências de decoração de Natal disney

Veja opções de enfeites de Natal da Disney disponíveis no Mercado Livre

Tradicional

O Natal é uma época tão especial, que merece ter enfeites desde a porta de entrada, até os mínimos detalhes de dentro de casa.

Uma fachada bem decorada faz com que o espírito natalino se espalhe pelas ruas contagiando toda a vizinhança. Invista bastante em iluminação, que pode contornar as laterais da casa, portão ou varandas de apartamentos. A dica é apostar nas luzes de LED para construir pontos de iluminação tanto na área externa, quanto interna.

Se tiver plantas e vasos, acrescente laços vermelhos ou dourados para incluí-los na atmosfera natalina. Para a porta, o elemento mais tradicional é a guirlanda. Procure por um modelo que combine com a decoração da casa e com o estilo de vida da família. O capacho também dará boas vindas ao clima do Natal. A área da entrada é a mais divertida para posicionar o Papai Noel.

Antes de começar a decorar a parte interna, escolha qual paleta de cores irá seguir e qual delas terá destaque nos enfeites maiores. Se você for seguir a linha tradicional, as cores clássicas são verde, vermelho, dourado e prateado.

A mesa de jantar também merece atenção especial, pois é nela que todo mundo irá se reunir na hora da ceia. Opte por uma toalha com a cor que melhor harmonize com a decoração. O jogo de pratos, talheres e copos devem funcionar em conjunto. Enquanto um tiver muitos desenhos e detalhes, o outro deve ser mais simples.

O presépio também faz parte da decoração mais clássica. Para combinar, monte-o em um móvel espaçoso, rodeado de velas e outros elementos natalinos, como o papai noel.

tendências de decoração de Natal clássica

Veja uma seleção de enfeites natalinos à venda no Mercado Livre

Minimalista

Se você não gosta de exagero de brilhos e cores, saiba que é possível trazer o clima do Natal de forma mais simples e minimalista. Essa é uma das grandes tendências de decoração de Natal para 2017.

Quem gosta de minimalismo questiona o exagero não só na decoração, como em diversos setores da vida. Cada item presente dentro de casa deve fazer sentido para todos os moradores.

As cores encontradas nesse estilo são preto, branco e cinza, combinados ao tom de madeira claro. As luzes aparecem de forma econômica, somente como um detalhe. Por exemplo, é possível colocar o pisca-pisca dentro de uma garrafa de vidro transparente ao invés de espalhar pela sala inteira.

A árvore de Natal pode ser pequena, menos robusta e com poucos enfeites. A dica para embrulhar os presentes é usar papel craft com um barbante delicado.

A mesa da ceia pode ser clean, porém, ainda deve ter elementos natalinos para diferenciar de uma refeição comum, como uma cesta de frutas secas e ramos verdes. Os pratos brancos podem ser acompanhados de taças com detalhes dourado.

Compre uma árvore de Natal pequena para enfeitar os detalhes da sua casa

Rústico

A decoração rústica pode também ser minimalista, mas não é uma regra. Nos Estados Unidos essa é uma das tendências de decoração de Natal para 2017 que se espalhou pelas casas. De acordo com o Pinterest, a busca por “naked greenery”, ou vegetação crua em tradução literal, aumentou em 379% no país. Esse tipo de decoração tem tudo para conquistar o público brasileiro, que já aplica esse conceito na decoração da casa inteira.

A decoração rústica é dominada por elementos naturais, madeira escura e com marcas de “desgaste”, pedras e flores. As cores se mantém clássicas: vermelho e verde dominam todos os itens, porém, ao invés de dourado, são combinados com o cobre.

Diga adeus à árvore de Natal e guirlanda cheias de detalhes. Ambas aparecem naturais na decoração rústica, sem nem se quer uma bolinha pendurada.

A mesa da ceia pode ter toalha com tecidos naturais, como linho, xadrez e ráfia. Um vaso rústico, que pode ser de argila, decorado com alguns elementos natalinos, fará toda a diferença no centro.

Este estilo transmite tranquilidade e conexão com a natureza.

tendências de decoração de Natal rústica

Encontre a árvore de Natal que caiba no seu orçamento

Moderno

Se a sua casa já tem decoração moderna, com tons brancos e terra, mantenha o mesmo clima com a chegada do Natal. O “frosted christmas” ou “Natal congelado” traz elementos brancos e claros que remetem à neve. A árvore branca com neve falsa será responsável pelo clima natalino.

Os elementos tradicionais são substituídos por enfeites de formas simples e geométricas. As cores predominantes são prateado, branco, azul e transparente, imitando o cristal. As bolas de Natal, fitas e estrelas são todas nessa tonalidade.

tendências de decoração de Natal moderna

Confira modelos de árvores de Natal brancas

Faça você mesmo

É possível criar uma decoração linda fazendo todos os enfeites em casa. A principal dica é fazer a árvore de Natal na parede, economizando dinheiro e espaço. É possível fazer o contorno com washi tape ou fita adesiva preta, ou pintar a parede com tinta preta e desenhar com giz, e até mesmo grudar galhos na parede no formato do pinheiro.

Os enfeites para pendurar na árvore podem ser feitos com uma linha bonita e papelão cortado no formato que desejar. Pendure também fotos e bonequinhos de tecido.

Com uma forma no formato de rosca, é possível criar uma guirlanda de diferentes materiais: algodão, tecido, bolas de Natal, flores e folhas. É só deixar a criatividade fluir!


Encontre a tinta ideal para transformar sua parede em lousa

O importante do Natal é montar um ambiente acolhedor para receber as pessoas que mais ama em casa! Encontre a decoração que combina com a sua casa e família para deixar o final de ano ainda mais especial.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!