As 7 plantas ideais para cultivar no verão

Decorar a casa com elementos da natureza é uma grande tendência de decoração para este ano! Saiba quais são as plantas ideais para cultivar durante o verão.

Data do texto sobre as plantas ideias para o verão
Para deixar o seu ambiente mais bonito e aconchegante, conheça as plantas ideais para cultivar em casa durante o verão.

Uma das grandes tendências de decoração para o verão deste ano é transformar a casa em um espaço de equilíbrio, e a presença de natureza é ponto crucial para alcançar esse objetivo.

Saiba quais são as plantas ideais para cultivar no verão

Você pode colocar as plantinhas em qualquer um dos ambientes da sua casa. Em pouco tempo, você vai sentir o ambiente mais relaxante e muito mais puro.

O importante é sempre analisar quais delas conseguem se adaptar melhor ao clima da sua casa, exposição à luz, entre outras situações.

Gerânio

O gerânio possui um crescimento constante, ou seja, tem fácil adaptação a todas as estações, principalmente durante o clima quente e de altas temperaturas.

É no verão que ele se destaca, pois precisa de muita luz solar para crescer forte e saudável. Essa é uma plantinha muito fácil de cuidar, tanto que é uma das mais vistas em diversos lares.

Ela precisa estar localizada estrategicamente em locais que recebem raios solares constantes, como no jardim, terraço, varanda ou janela.

Ah, e não se esqueça de regar diariamente o seu gerânio durante o verão.

Gerânio é uma das plantas ideais para cultivar no verão gerânio

Cultive o gerânio na sua casa

Dálias

As dálias vêm conquistando o público brasileiro também. Quando chegam à idade adulta, podem atingir 1,50 metro, ou seja, caso queira cultivar essa planta em casa, precisará reservar um espaço considerável para o seu crescimento.

Esse é o principal motivo para a dália ser mais comum em jardins do que dentro de apartamentos.

O nível de dificuldade para o cultivo dessa espécie é mais alto do que outras, como o gerânio, por exemplo.

Durante o ano inteiro, as dálias precisam ser regadas uma vez por semana ou a cada duas. Porém, a frequência deve aumentar no verão, época de floração.

Essa é mais uma espécie que precisa ficar em áreas de bastante luz, porém, você não deve deixar o sol bater direto nela, isso pode ser prejudicial.

Dalia é uma das plantas ideais para cultivar no verão dálias

Deixe o seu jardim mais lindo com as dálias

Lírios

Existem muitas variações de espécies de lírios devido aos cruzamentos de tipos diferentes, conhecidos como lírios híbridos. Apesar disso, os cuidados diários de plantio são basicamente os mesmos para todas elas.

É uma das espécies mais populares que existem não só pela beleza, como pela facilidade de plantio e cuidados. Você consegue usar essas plantas para o seu jardim de verão, ou ela pode ser plantada em vaso também.

Essa planta precisa de um lugar com boa incidência de luz, mas que consiga evitar os períodos mais quentes, como o horário do meio dia, pois podem queimar as flores.

Lírio é uma das plantas ideais para cultivar no verão lírios

Tenha vários lírios na sua casa

Girassol

Como o próprio nome diz, o sol é importantíssimo para o seu girassol. Ele vive buscando os raios diariamente, por isso, o verão é a época em que cresce mais.

Para que o desenvolvimento seja completo, precisa ficar exposto ao sol por quatro horas diárias. Coloque a sua plantinha em áreas em que ela possa ter esse acesso aos raios solares.

Fique atento ao excesso de água, que pode deixar o solo mole demais para que consiga se sustentar a planta de maneira estável.

A dica é checar a terra diariamente para que esteja sempre úmida e regar no começo ou final do dia, nunca nas horas mais quentes.

Girassol é uma das plantas ideais para cultivar no verão girassol

Veja ofertas de girassol para a sua casa

Zínias

Por apresentar uma grande variedade de cultivo, essa espécie pode ter diversos tamanhos, alcançando de quinze centímetros a um metro. Também possui muitas cores e formatos, sendo muitas vezes plantada em grupos no jardim, vasos ou jardineiras para criar um visual colorido.

São ótimas para crescer em clima quente e seco, não suportando as temperaturas baixas do inverno, bem como a umidade em excesso. A exposição à luz solar deve ser constante, pois a zínia precisa passar horas ao sol para ter um bom desenvolvimento.

O solo precisa ser fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e leve. Durante a fase inicial, é necessário mantê-lo levemente úmido. Ao alcançar um bom desenvolvimento, recomenda-se que o solo fique levemente seco entre as regas.

Zínia é uma das plantas ideais para cultivar no verão zínias

Cultive zínias na sua casa

Coleus

O coleus é uma planta muito utilizada em jardins das mais diversas locais. É uma espécie tropical, que possui uma variedade de cores. Essa é uma das melhores opções de flores para plantar no verão.

Por ser tropical, você vai ter uma planta que consegue se adequar muito bem com o clima quente, de altas temperaturas. Se for colocada em um solo fértil, e sempre bem úmido, ela vai crescer bem bonita, deixando o seu jardim ainda mais lindo durante o verão.

Após dois anos, mais ou menos, você precisa fazer a poda de renovação das folhagens do coleus. Durante esse reinício, você deve cuidar ainda melhor da sua plantinha.

Deixe as mudas em local menos ensolarado para que as primeiras folhas comecem a surgir.

Coleus é uma das plantas ideais para o verão

Confira as ofertas de Coleus para o seu jardim

Vinca

A vinca é uma planta muito resistente e que exige cuidados básicos. Desta forma, ela se torna uma das plantas ideais para se cultivar no verão. Ainda mais por causa de sua beleza e das cores variadas que ela possui.

Para crescer linda, a vinca precisa ser cultivada em locais com altas temperaturas.

Você conseguirá ter um jardim de vincas bem rapidamente, já que elas se espalham pelos lugares com muita velocidade.

vinca é uma das plantas ideais para o verão

Veja ofertas da vinca

Tenha a sua horta

Se você busca uma alimentação mais saudável, você pode ter uma hortinha na sua casa. Uma boa dica é saber, primeiro, o quanto tem de espaço.

Se você tem um jardim amplo, ou fazenda, vale investir em cenoura, que é um alimento muito usado no dia a dia e bastante nutritivo. Mas se o espaço for menor, alguns temperos podem ser a sua opção, já que você consegue alocá-los em vasinhos nos mais diversos lugares.

Como cuidar das plantas no verão

Para conseguir entrar nessa onda natural, é essencial saber como cultivar flores e plantas.

Perceba que cada estação tem características próprias que influenciarão diretamente na hora de escolher a espécie e cuidados especiais.

Dessa forma, seu jardim ou canteiro ficará sempre florido e bonito.

Outra recomendação é aparar os arbustos e retirar ramos de flores que murcham com o tempo. Aproveite o início da estação para adubá-las, assim vão crescer mais rápido e preparadas para a próxima estação.

Agora é só você escolher quais as plantas ideais para colocar na sua casa ou no seu jardim.

Tente observar o nível de cuidado que você tem e quanto de espaço você pode oferecer para as plantinhas. Depois disso, é só aproveitar um ambiente tranquilo e renovador.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!