As plantas ideais para cultivar no verão

Cultivar plantas e flores em casa é uma grande tendência de decoração para 2018! Saiba quais são as espécies que se adaptam melhor ao verão.

Uma das grandes tendências de decoração em 2018 é transformar a casa em um espaço de equilíbrio, e a presença de natureza é ponto crucial para alcançar esse objetivo. Isso acontece porque cada vez mais as pessoas estão se desconectando de elementos naturais devido à correria da rotina, e a reconexão dentro do próprio lar é uma das soluções para esse problema.

Como reflexo dessa tendência, a busca por termos relacionados à decoração com plantas dentro de casa aumentaram 533% no Pinterest, de acordo com pesquisa feita pela rede social. Parece que esse tipo de decoração veio para ficar, não é mesmo?

A natureza pode fazer parte da decoração de diversas maneiras, desde um vaso como ponto de foco, até texturas e estampas que remetam ao tema. Outra forte tendência para este ano é transformar o banheiro em ambiente de relaxamento, imitando um Spa. Ainda de acordo com o Pinterest, as buscas relacionadas ao tema aumentaram 270% em 2017. As plantas e flores dentro desse ambiente são elementos que ajudam a transmitir a sensação de relaxamento, ou seja, veremos natureza em todos os cantos da casa.

Para conseguir entrar nessa onda natural, é essencial saber como cultivar flores e plantas. Perceba que cada estação tem características próprias que influenciarão diretamente na hora de escolher a espécie e cuidados especiais. Dessa forma, seu jardim ou canteiro ficará sempre florido e bonito.

Fique atento ao clima! O verão costuma apresentar altas temperaturas e mais tempo de exposição ao sol, sendo assim, as flores que se adaptam melhor à estação são aquelas que gostam de receber raios solares por longos períodos. O verão também apresenta muitas adversidades climatológicas, como fortes chuvas e ventos, sendo necessário mais atenção na hora de cuidar das plantinhas.

Como cuidar das plantas

Mesmo sendo espécies resistentes às temperaturas elevadas, elas devem receber mais água durante o verão do que em outras estações. A maioria delas precisa de rega diária para crescer saudável.

Outra recomendação é aparar os arbustos e retirar ramos de flores que murcham com o tempo. Aproveite o início da estação para adubá-las, assim vão crescer mais rápido e preparadas para a próxima estação.

Saiba quais são as plantas ideais para cultivar no verão

Gerânio

Essa é uma planta de crescimento constante, ou seja, tem fácil adaptação a todas as estações, mas é no verão que se destaca, pois precisa de muita luz solar para crescer forte e saudável. Para criar um ambiente colorido, combine diferentes espécies de gerânio no mesmo jardim ou vaso.

Essa é uma plantinha muito fácil de cuidar, tanto que é uma das mais vistas em diversos lares. Ela precisa estar localizada estrategicamente em locais que recebem raios solares constantes, como no jardim, terraço ou janela.

A rega durante o verão deve ser feita diariamente. Já nos dias frios de inverno, a frequência diminui para dias intercalados. Para evitar encharcamentos, use algum substrato pesado que tenha a capacidade de reter a umidade, e monte um bom sistema de drenagem. A adubação também deve ser constante e feita com produtos específicos para gerânios, principalmente nos períodos de floração.

Recomenda-se que a poda seja feita durante a primavera. Arranque as folhas secas e mortas através do ponto de união com o talo.

As flores e folhas têm um toque aveludado que estragam com a água, por isso, a limpeza deve ser feita com tecido ou espanador. Tenha atenção especial às pragas que podem afetar essa espécie, como a mosca branca e a borboleta do gerânio.

plantas ideais para cultivar no verão gerânio

Compre um regador para manter suas plantas sempre hidratadas

Dálias

As dálias são muito conhecidas no Norte da Europa e vêm conquistando o público brasileiro também. Quando chegam à idade adulta, podem atingir 1,50 metro, ou seja, caso queira cultivar essa planta em casa, precisará reservar um espaço considerável para o seu crescimento. Esse é o principal motivo para a dália ser mais comum em jardins do que dentro de apartamentos.

O nível de dificuldade para o cultivo dessa espécie é mais alto do que outras, como o gerânio, por exemplo. Para plantá-las em casa, conheça suas particularidades e características para não ter problemas de jardinagem.
Durante o ano inteiro, as dálias precisam ser regadas uma vez por semana ou a cada duas. Porém, a frequência deve aumentar no verão, época de floração. Nunca molhe as folhas ou flores, apenas umedeça a terra. Tome cuidado para não encharcá-las, porque podem apodrecer facilmente.

Sempre que puder, corte as flores mais velhas logo no início do talo, dessa forma, as mais novas terão oportunidade de se desenvolver melhor. Se quiser mantê-las em um jarro, troque a água cada dois dias.

Essa é mais uma espécie que precisa ficar em áreas de bastante luz, porém, os raios não devem incidir diretamente.
Para evitar pragas, como lesmas e caracóis, comuns nesse tipo de planta, pulverize-as com inseticida a cada duas semanas.

plantas ideais para cultivar no verão dálias

Compre inseticida para proteger as suas plantas

Lírios

Existem muitas variações de espécies de lírios devido aos cruzamentos de tipos diferentes, conhecidos como lírios híbridos. Apesar disso, os cuidados diários de plantio são basicamente os mesmos para todas.

É uma das espécies mais populares que existem não só pela beleza, como pela facilidade de plantio e cuidados. Para começar, opte pela plantação em solo de composição leve e boa drenagem. Se estiver plantada em vaso, misture o abstrato com areia grossa e coloque no fundo, junto com cacos de telha, que ajudam na drenagem e impedem o acúmulo d’água. Tudo isso para evitar o aparecimento de fungos e bactérias que prejudicam o seu desenvolvimento.

O adubo não precisa de especificações, pode ser um orgânico utilizado no cultivo de outras plantas de nível fácil. A rega deve ser constante, a ponto de nunca deixar a terra seca, pois o lírio tem pouca resistência à estiagem. Mesmo assim, sempre tome cuidado para não encharcar a terra.

Essa planta precisa de um lugar com boa incidência de luz, mas que consiga evitar os períodos mais quentes, como o horário do meio dia, pois podem queimar as flores.

plantas ideais para cultivar no verão lírios

Confira uma seleção de adubos orgânicos disponíveis no Mercado Livre

Girassol

Separe um espaço especial para plantar o girassol, pois ele pode alcançar até três metros de altura! É uma planta que demanda cuidados básicos para poder crescer rápido e saudável.

Como o próprio nome diz, o sol é importantíssimo. Ela vive buscando os raios diariamente, por isso, o verão é a época em que cresce mais. Para que o desenvolvimento seja completo, precisa ficar exposto ao sol por quatro horas diárias, por isso, evite colocá-lo em áreas escuras, pois o girassol vai buscar a luz e pode quebrar com esse movimento.

Apesar de ser extremamente resistente, não pode ser regada intensamente. O excesso de água pode deixar o solo mole demais para que consiga se sustentar de maneira estável. A dica é checar a terra diariamente para que esteja sempre úmida e regar no começo ou final do dia, nunca nas horas mais quentes.

Se a flor estiver plantada em um solo rico em matéria orgânica, como minhocas, não é necessário acrescentar fertilizantes. Em solos pouco nutritivos, como é o caso de plantação em vaso, coloque fertilizante, evitando o contato direto com a raiz. Também será necessário realizar adubações periódicas para manter a planta saudável.

O girassol é bastante resistente às pragas, sendo necessário apenas cuidados básicos, como pulverização com pesticida. As folhas do girassol impedem o crescimento de ervas daninhas e pragas. Por isso, quando caírem no solo, não remova-as, pois podem ajudar na prevenção.

plantas ideais para cultivar no verão girassol

Veja opções de vasos para cultivar o seu girassol

Zínias

Por apresentar uma grande variedade de cultivo, essa espécie pode ter diversos tamanhos, alcançando de quinze centímetros a um metro. Também possui muitas cores e formatos, sendo muitas vezes plantada em grupos no jardim, vasos ou jardineiras para criar um visual colorido.

São ótimas para crescer em clima quente e seco, não suportando as temperaturas baixas do inverno, bem como a umidade em excesso. A exposição à luz solar deve ser constante, pois a zínia precisa passar horas ao sol para ter um bom desenvolvimento.

O solo precisa ser fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e leve. Durante a fase inicial, é necessário mantê-lo levemente úmido. Ao alcançar um bom desenvolvimento, recomenda-se que o solo fique levemente seco entre as regas.

plantas ideais para cultivar no verão zínias

Encontre a jardineira ideal para cultivar o seu grupo de zínias

Todos os ambientes da casa podem ser enfeitados com essas flores durante o verão, desde que respeitem as características individuais. Dessa forma, sua residência sempre estará bem decorada e você poderá ter aquele contato com a natureza que tanto deseja!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!