Placas de revestimento 3D: dicas e como fazer a sua

Placas de revestimento 3D dão um toque moderno à decoração e deixam os ambientes elegantes. Veja dicas sobre instalação e aprenda fazer a sua.

As placas de revestimento 3D estão entre os acessórios mais modernos e interessantes do momento  para decorar paredes. Elas dão um ar de sofisticação aos ambientes em que são instaladas. E o melhor, não ocupam espaço.

As peças proporcionam efeitos de volume e movimento a diferentes cômodos, desde sala e quartos até áreas externas. Além de serem bonitas, são fáceis de limpar e protegem as paredes de infiltração e sujeira.

Funcionam em espaços pequenos ou grandes, basta você querer uma decoração mais estilosa.

O que são placas de revestimento 3D?

Assim como outros materiais usados para revestir, as placas de revestimento 3D são peças usadas nas paredes de qualquer cômodo da casa ou de um escritório. Elas proporcionam volume, movimento e substituem papéis de parede tradicionais. Existem modelos com inúmeras texturas, estampas e padrões para se encaixar no seu projeto arquitetônico.

Tipos de placas de revestimento 3D

Existem diversos modelos que você pode comprar e se inspirar para fazer uma por conta própria.

Autoadesivo

Seja no cômodo inteiro, em um canto ou em uma parede, o revestimento 3D autoadesivo promete impactar o visual com muita criatividade. Mas tome cuidado para a composição não ficar excessiva.

Esse produto tridimensional tem toque macio e você pode chamar um profissional para instalar ou pode esticar as mangas e mãos à obra.

Certifique-se de que a superfície em que o painel será instalado está limpa, siga as instruções da embalagem e inicie o processo.

placas de revestimento 3D_autoadesivo

Dê um toque de modernidade ao ambiente com o revestimento autoadesivo

Revestimento 3D Cimentício

O painel cimentício é composto por concreto em formato de placas, que reproduzem texturas semelhantes a de elementos da natureza, como rocha, onda e bambu.

Esse tipo é indicado para salas, escritórios, fachadas ou muros, entre outras áreas internas e externas.

placas de revestimento 3D

A versatilidade do painel cimentício traz estilo para o local aplicado

PVC

Com certeza, você já ouviu falar do PVC, material usado em canos. Mas você já viu na decoração?

Para aplicar esse tipo de placa 3D nas paredes, você pode escolher entre diversos modelos, com formas diferentes.

Como esse tipo de material pode ser molhado, é bastante indicado para cozinhas e banheiros, tanto por ser aplicado sobre azulejos quanto pela resistência à água. Mas não se resume a esses ambientes, já que pode ser aplicado na sala ou no quarto.

placas de revestimento 3D_pvc

PVC é um material versátil. Aproveite e decore qualquer ambiente da sua casa

Gesso

O gesso é um velho conhecido de todos. Apesar de ser um material que pode proporcionar um aspecto tradicional à decoração, também é capaz de deixar o layout da sua casa mais ousado.

Trata-se de um produto leve que pode ser aplicado, até mesmo, em paredes de drywall. Eles podem ser comprados prontos ou feitos a partir de moldes. Dessa forma,  as placas de gesso proporcionam movimento à decoração.

placas de revestimento 3D

Revestimento tridimensional de gesso vai além da tradição e deixa a decoração fluida

Papel de Parede Vinílico

O revestimento de papel de parede vinílico 3D é para você que deseja ter um ambiente decorado de maneira mais arrojada. Existem inúmeras estampas e estilos que atendem qualquer espaço, de todos os tamanhos.

Esse tipo de papel usa a ilusão de ótica para criar um visual realista ao cômodo. Ele precisa ser usado com moderação.

placas de revestimento 3D_vinilico

Papel de Parede Vinílico garante um visual cheio de impacto

Filete de Pedra Ferro

Quando a placa 3D de filete de pedra ferro aparece em formato de mosaico, deixa a parede mais descolada. Ainda que seja ousado, o estilo mantém a delicadeza e o requinte dos ambientes.

É bastante empregado no revestimento de lareiras, churrasqueiras, lavabos, bancadas, painéis, salas, entre outros.

placas de revestimento 3D

Pedra Ferro garante ousadia, delicadeza e elegância ao local onde é instalado

Madeira

Madeira é sempre um material aconchegante e esse atributo se transfere quando o seu visual é replicado em revestimento 3D.

Os desenhos geralmente são naturais e com tons que só a madeira pode oferecer. As placas podem ser aplicadas em painéis de TV, halls, entre outros ambientes que exijam um ar mais intimista.

placas de revestimento 3D_madeira

A sensação de aconchego que a madeira proporciona valoriza qualquer decoração

Poliestireno

A placa 3D de poliestireno vai deixar a sua casa elegante. Ela costuma ter formas geométricas, que deixam o espaço bem descolado.

Fixadas lado a lado, a placas são ótimas opções decorativas para paredes que não suportam o peso de um revestimento tradicional.

placas de revestimento 3D_poliestireno

Inove com o revestimento 3D de poliestireno e deixe sua casa linda

Fibra de Bambu

Essa fibra natural também dá uma bela placa de revestimento 3D, que oscila nos distintos tons de bege e podem ser pintados caso você queira.

Para instalar, na maioria da vezes, é preciso fazer recortes na peça e dá um pouquinho mais de trabalho. Mas o charme garantido pela fibra de bambu faz o esforço valer a pena.

placas de revestimento 3D_bambu

Fibras de bambu garantem charme natural que valorizam o ambiente

Saiba como montar o seu

Se você tem habilidades manuais e gosta de um passo a passo, essa é para você. Iremos te ensinar a montagem com o gesso, um dos materiais mais fáceis de manusear entre as placas de revestimentos 3D. Vamos lá:

  1. Escolha em qual parede a placa será aplicada. A partir daí, avalie a melhor maneira de disposição das placas;
  2. Cole-as para que forme o desenho desejado e crie o efeito tridimensional;
  3. Depois de montada a estrutura, vem o acabamento que consiste em três partes: lixar, passar a massa e pintar – se você quiser um painel colorido.

Faça suas próprias placas

Agora, se você optar por fazer as placas, confira as dicas:

  1. Como o gesso pode fazer sujeira, comece forrando o chão. Para fazer a mistura, dilua o pó de gesso na água até que o preparo fique totalmente branco;
  2. Com a etapa anterior concluída, despeje em moldes de silicone com os formatos da sua escolha e não mexa até que tudo seque. Somente use um papelão para deixar a superfície lisa e os cantos cobertos. A secagem demora e pode ser que esteja pronta só no dia seguinte;
  3. Agora que está seco, você pode se empolgar com a parte artística. Você vai precisar de tinta látex branca, pincel, régua e fita métrica;
  4. Use o pincel para aplicar a cola uniformemente, tanto na peça de gesso 3D quanto na parede. Cole com as bordas alinhadas para formar a composição;
  5. Para começar o processo que antecipa a coloração, use massa corrida PVA ou gesso para preencher os espaços entre as placas, coloque tinta látex branca para aumentar a elasticidade e, em seguida, lixe a peça;
  6. Pinte com tinta spray e deixe secar por um período entre 1 e 2 horas. Repita o processo até alcançar o resultado desejado.

Inspire-se nas diferentes opções de placas de revestimento 3D ou confeccione uma. O acessório, com certeza, dará um toque especial à decoração do seu lar.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!