Pantone 2018: como decorar usando as cores do ano

A empresa americana divulgou quais serão as principais tendências de cores para 2018. Aprenda a renovar a decoração utilizando algumas delas.

Anualmente a Pantone, marca conhecida pelo seu sistema de cores, divulga quais serão fortes tendências para o ano seguinte. E acredite, a empresa sempre acerta e elas são vistas em todos os lugares!

A previsão é feita com base em estudos sobre tendências de mercado, comportamento e lançamentos. Em 2016, o rosa millenial dominou as ruas. Já 2017, foi a vez do verde folha. 2018 será a vez do ultravioleta.

Além da principal, a Pantone também divulga outras cores que farão parte das nossas vidas no próximo ano.

Saiba como decorar usando as cores do ano

Ultra Violet (Ultravioleta)

A Pantone nomeou o ultravioleta, um tom de roxo vibrante, como a cor de 2018. Isso significa que, quando menos perceber, tanto o feed de suas redes sociais quanto as lojas, estarão repletos de produtos com essa tonalidade.

Ela foi escolhida por ser relacionada com artistas que quebraram padrões ao adotá-la como identidade visual, como Prince e Jimmy Hendrix. Segundo a Pantone, o ultravioleta foi inspirado no céu noturno e remete ao crescimento espiritual.

Dito isso, a primeira dica para aplicar esse roxo na decoração é criar um ambiente místico que remeta ao espaço e universo. Pinte uma parede ou o teto de violeta e faça desenhos de planetas ou estrelas. O mesmo estilo pode ser aplicado em cortinas de banho ou da sala.

O roxo traz um ar de sofisticação. Aplique-o no home office através de detalhes marcantes, como no tapete e na mesa.

No caso de locais maiores, como a sala de estar, é uma boa opção pintar uma parede inteira e contrastar com vermelho queimado e laranja. Outras cores que combinam com o ultravioleta são o verde e o azul, que, por serem tons frios, funcionam com mais harmonia.

Compre cadeiras avulsas dessa cor para criar pontos de foco, ou renove o estofado com tecidos que podem ser trocados futuramente. Os que mais condizem com a ultravioleta são veludo e camurça. A mesma dica se aplica para renovar o sofá.

Caso esteja com medo de fazer uma mudança muito radical, comece aplicando-a em pequenos detalhes. Compre um jogo de cama violeta para quebrar a monotonia ou toalhas de banho para complementar a decoração do banheiro.

Outra aplicação interessante é criar pontos de luz estratégicos no banheiro ou no quarto, pois transmite calma e tranquilidade.

como decorar usando cores ano roxo

Compre agora o seu sofá com a cor da moda

Cherry Tomato (vermelho alanjado) e Blooming Dahlia (laranja pastel)

Muita gente tem medo de usar o vermelho por ser muito forte e vibrante. Porém, é possível criar ambientes modernos e elegantes.

Por ser marcante e traçar uma personalidade muito forte, é necessário ter certos cuidados na hora de aplicar essa tonalidade dentro de casa. O lugar que merece mais atenção é o quarto. Existem estudos que comprovam que a utilização do vermelho nas paredes pode causar agitação nas pessoas, e ninguém quer se sentir acelerado quando deveria ser tranquilizante, não é mesmo? Uma das alternativas é substituir pelo Blooming Dahlia, um estilo de laranja pastel que passa mais suavidade, sem perder o charme.

Se utilizado de maneira inteligente e harmônica, o vermelho proporciona calor e conforto, principalmente em ambientes pequenos. O segredo é criar contraste com cores suaves, como o cinza e o preto, ou utilizar objetos decorativos que chamam atenção. Nesse caso, é possível até mesmo combiná-lo com o amarelo, intensificando a sensação de calor. Nos grandes, o vermelho transmite a impressão de proteção e segurança.

Dependendo da aplicação e da combinação com outros objetos, é comum criar um visual retrô. A cozinha é um dos cômodos que pode receber a mistura de vermelho, preto e branco, remetendo aos anos 50.

Violeta também funciona em harmonia com o vermelho e fica interessante se aplicada em sofás e almofadas.

como decorar usando cores ano vermelho

Encontre o armário de cozinha vermelho perfeito para a sua casa

Little Boy Blue (azul-ciano)

A combinação de azul e branco é uma das mais tradicionais. Pode transmitir tanto uma atmosfera praiana se harmonizada com madeira rústica quanto clássica.

Lembra das porcelanas portuguesas tradicionais, que eram brancas e tinham desenhos azuis? Elas voltaram a ser tendência. A junção dessas duas cores dá um ar de familiaridade, segurança e confiança, além de trazer nostalgia para dentro de casa.

É perfeita para pintar as paredes de casa, porque tem o poder de diminuir o ritmo da respiração e acalmar. Quem não quer isso na hora de descansar, não é mesmo?

Na sala de estar, a mescla indicada é de azul com cinza, que traz um ar de sofisticação. Quer se arriscar com um visual novo? Então aposte em uma sala totalmente pintada com diferentes nuances de azul. Pode parecer estranho, mas é uma das tendências modernas que estão por vir.

Se quiser criar um ambiente masculino, utilize o marrom como base e acrescente detalhes na cor Little Boy Blue para dar vida à decoração. Mas se a intenção for criar um local romântico, a mistura de rosa com azul nunca falha.

Uma alternativa para criar um espaço divertido e descontraído é pintar o piso de madeira de azul, principalmente na área externa da casa.

Procure combinar o azul com verde no quarto do bebê. Essa mistura traz a sensação de equilíbrio e harmonia, além de ser vibrante e feliz. A dica é pintar as paredes de verde e acrescentar o azul nos detalhes, como enxoval e armário.

como decorar usando cores ano azul

Veja uma seleção de kit para berço azul

Chili Oil (vermelho terroso) e Emperador (marrom chocolate)

Os tons terrosos foram forte tendência em 2017 e vão continuar a ser no ano que está por vir. Eles trazem a proximidade com a natureza para dentro de casa, permitindo a reconexão com a Terra e o aconchego.

Além do Chili Oil e do Emperador, laranja, caramelo, mostarda, verde e bege completam as nuances dessa paleta. Elas podem ser encontradas em todos os cantos da casa: desde texturas dos itens, até nos móveis e pisos.

Quem quiser criar um recinto sofisticado, aposte nos tons fechados, como o próprio Emperador. Com preto e branco traz mais equilíbrio e deixa o ambiente leve e elegante.

Bege misturado com branco, combinado com detalhes em Chili Oil garante um ar jovial, perfeito para quem prefere visuais modernos. As peças metalizadas têm tudo a ver com essa paleta, porque traz o contraste do brilho com a solidez dos tons terrosos.

Se o ambiente for muito pequeno, tenha o cuidado de utilizar tons escuros em uma parede, junto com outra opção básica. Dessa forma, a sensação de que está pesado é balanceada.

Utilize fibras naturais e veludos para criar detalhes que combinem com os tons terrosos. Na sala, por exemplo, o sofá pode ser de veludo e as poltronas de fibra natural. Já no quarto, a cabeceira pode ser revestida de veludo.

Essa é uma decoração forte e cheia de personalidade, por isso, acrescente elementos nessas cores em objetos que possa modificar no futuro, caso enjoe do visual. Almofadas, quadros e enfeites podem ser o diferencial, ao mesmo tempo em que são facilmente modificados.

Normalmente vemos esse estilo nas salas e quartos, mas nada impede de criar um visual para o banheiro e a cozinha do mesmo jeito.

como decorar usando cores ano terroso

Encontre opções de poltronas marrons no Mercado Livre

Harbor Mist (cinza claro), Warm Sand (cor de areia) e Coconut Milk (branco)

É normal encontrar essas cores básicas fazendo contraste com outras mais fortes. Porém, uma decoração onde elas são as tonalidades principais também pode ser estilosa e moderna.

Elas são encontradas, principalmente, na decoração minimalista, onde os tons claros dominam, trazendo a sensação de frescor e a impressão de que o lugar é maior. Por isso, é ideal para casas e apartamentos pequenos.

Ao pintar um ambiente com cada uma dessas cores, ficará visível o quanto elas são diferentes, mesmo sendo claras. O Coconut Milk fica perfeito em cozinhas modernas, passando a impressão de que está sempre limpo.

O Harbor Mist pode ser encontrado na sala de estar combinado com elementos pretos, pois o visual minimalista continua sendo forte tendência em 2018.

Warm Sand funciona bem tanto nos quartos, proporcionando relaxamento, quanto na sala de jantar, pois é aconchegante.

Os itens de decoração podem tanto ter cores de destaque quanto continuar a ser básicos. Tome cuidado para não fazer misturas muito fortes e perder o ar de minimalismo.

como decorar usando cores ano branco

Compre tinta branca para entrar na moda minimalista

Como pôde perceber, as cores tendência de 2018 são fortes e cheias de personalidade. Encontre a que combina mais com você e renove a decoração gastando pouco.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!