Os 7 melhores travesseiros para dormir

Além de dicas de como melhorar sua noite de sono, nós fizemos uma lista com os melhores travesseiros para ajudá-lo a dormir tranquilamente.

Nada como uma boa noite de sono para relaxar, esquecer – por hora – dos problemas e acordar revigorado no dia seguinte. Mas para que seja possível alcançar esse nível de descanso e ajudar a sua saúde – afinal, um repouso gostoso auxilia no bom funcionamento do organismo -, é importante estar atento a alguns detalhes, como a escolha do travesseiro. Por isso, vamos ajudá-lo com algumas dicas de como escolher o que mais se adequa à sua posição ao dormir, e indicar os melhores travesseiros disponíveis no mercado.

Observe o seu colchão, afinal, essa dupla é inseparável e deve se complementar perfeitamente. O kit ‘bom travesseiro + colchão confortável’ ajuda na prevenção de dores de cabeça, dores na coluna cervical, adormecimento dos braços e mãos, além de ser um bom aliado contra a insônia. Aqui você encontra algumas dicas do Ideias para eleger o seu colchão preferido.

Em que posição você dorme?

Antes de escolher o melhor travesseiro para dormir, é preciso considerar a posição em que você se deita e também qual a sua altura, que deverá preencher o espaço entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço.

Deitar de lado é a posição mais recomendada pelos médicos e fisioterapeutas. Nesse caso, o travesseiro deve formar o ângulo de 90 graus entre ombro e pescoço, mantendo a coluna alinhada. Procure deixar os joelhos levemente flexionados, preferencialmente com outro travesseiro entre eles. Cuidado para não ficar na “posição fetal”, onde a coluna vertebral sofre uma flexão muito acentuada.

Já se você prefere deitar-se de costas, o travesseiro deve ter a altura suficiente para apoiar a cabeça e preencher o espaço entre a cervical e a nuca, evitando uma flexão exagerada do pescoço. Se ficar confortável, procure semiflexionar os joelhos e colocar um travesseiro embaixo deles, para apoiar a lombar.

Para quem dorme de bruços, saiba que esta é uma posição desaconselhada pelos especialistas, por forçar a musculatura do pescoço, prejudicando a coluna cervical. Nesse caso, se for impossível acostumar-se em outra posição, utilize dois travesseiros baixos, um para apoiar a cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.

E uma última dica para selecionar o seu favorito entre os melhores travesseiros: verifique se ele é antialérgico, com proteção contra ácaros, fungos e bactérias. E se você transpirar muito à noite, uma boa opção é um produto com conforto térmico.

Encontre o melhor travesseiro para você

Travesseiro de Microfibra

É leve e flexível, porém, por ser um tecido sintético, acaba aquecendo, pois absorve o calor do corpo e do ambiente, o que pode ser um incômodo para algumas pessoas, principalmente nos dias de verão. Seu enchimento imita o de plumas naturais e tem características parecidas, com um bom ajuste ao pescoço e à cabeça. Esse travesseiro também pode ser encontrado na versão antialérgica.

melhores travesseiros_Microfibra

Escolha o seu travesseiro de microfibra

Travesseiro de Látex

A principal vantagem desse material é que ele pode ser limpo na máquina de lavar. Geralmente, possui vários furinhos que permitem a circulação do ar, diminuindo o surgimento de micro-organismos. Recomendado para quem se mexe muito durante o sono, pois ele se adapta ao corpo em qualquer posição. Os melhores travesseiros de látex recebem tratamento antiácaro.

melhores travesseiros_Latex

Veja uma seleção de travesseiros de látex disponíveis no Mercado Livre

Travesseiro de Poliuretano

Ou de espuma compacta. Ele não é nada macio, mas por ser mais resistente, a espuma não deforma com o peso da cabeça (a de um adulto pesa em média de cinco a sete quilos, sabia?), mantendo ereto o pescoço durante toda a noite. Esse modelo é indicado para quem dorme de lado.

melhores travesseiros_Poliuretano

Encontre seu travesseiro de poliuretano

Travesseiro de Mola

Essa é outra possibilidade para quem dorme de lado, porém é mais macio que o de poliuretano. Ele permite o ajuste correto da coluna e do pescoço. Também é uma boa opção entre os travesseiros antialérgicos. Geralmente, o travesseiro cervical é produzido com esse material. Também chamado de travesseiro ortopédico, é moldado para ocupar os espaços abaixo da cabeça e do pescoço, com uma depressão mais funda onde a cabeça fica apoiada, além de um suporte extra para o pescoço. É ideal para quem tem problemas na coluna cervical.

melhores travesseiros_Molas

Encontre seu travesseiro cervical no Mercado Livre

Travesseiro de Flocos de Espuma

Apesar de ser recheado com espuma comum, recortada em flocos, o que melhora a circulação do ar e deixo-os mais macios, comumente, ao apoiar a cabeça nesse tipo de travesseiro, faz com que as espumas se concentrem nas laterais, deixando cabeça e pescoço desalinhados.

melhores travesseiros_Espuma

Veja os melhores travesseiros de espuma disponíveis no Mercado Livre

Penas de Ganso

Para muitos, esse é o melhor travesseiro do mundo, pois eles são extremamente macios e aconchegantes e se moldam rapidamente ao contorno da cabeça. Entretanto, não são muito indicados para quem dorme de lado, pois deformam além do necessário e deixam a coluna desalinhada.

Os travesseiros de penas ou plumas de ganso precisam ser bem tratados, pois as penas permitem um ambiente propício ao desenvolvimento de fungos e bactérias. Certifique-se de que ele é protegido contra esses micro-organismos.

melhores travesseiros_Pena_de_Ganso

Encontre o melhor travesseiro de pena de ganso

Travesseiro de Viscoelástico (ou travesseiro da Nasa)

A dúvida é geral: o travesseiro da Nasa é bom? Assim como os demais modelos, você precisa experimentar para sentir o conforto e se ele se ajusta às suas necessidades. Produzido com tecnologia de última geração, a espuma viscoelástica, apesar de ser mais pesada, se molda à cabeça e ao pescoço, promovendo um suporte mais firme, o que acarreta na melhora da circulação sanguínea e previne dores musculares.

Mas é preciso ter atenção ao comprar um travesseiro de viscoelástico, pois muitos fabricantes dizem em suas embalagens que ele é produzido com esse material, porém, apenas colocam a matéria-prima na camada mais externa do travesseiro.

melhores travesseiros_Viscoelastico

Escolha o seu travesseiro da Nasa preferido para uma noite de sono tranquila

Depois de definir qual o melhor travesseiro para dormir, não descuide da higiene. Pode não parecer, mas ele também acumula poeira e suor. Portanto, o ideal é que a lavagem seja feita pelo menos a cada seis meses e, semanalmente, lavar toda a roupa de cama. Lembre-se também que um travesseiro dura em torno de dois a quatro anos.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!