Como limpar ouro e folheados: veja as melhores maneiras

Preservar a beleza de suas peças requer cuidados simples. Veja aqui como limpar ouro e folheados em casa e confira as novidades.

Joias de ouro são verdadeiros tesouros pessoais e passam de geração em geração na família. Já os folheados a ouro permitem investir em acessórios sem desembolsar muito dinheiro. Entretanto, preservar as peças requer alguns cuidados especiais. Para te ajudar, separamos algumas dicas sobre como limpar ouro e folheados, seja com soluções caseiras ou com produtos desenvolvidos para esse fim.

Como limpar joias de ouro

Com o tempo de uso, as peças de ouro costumam acumular sujeira, comprometendo seu brilho. A limpeza de suas joias de ouro pode ser feita com casa com produtos de uso doméstico ou com soluções industrializadas.

Faça uma mistura com água morna e algumas gotas de detergente líquido. Jamais use água quente, principalmente se a peça tiver pedras preciosas ou semipreciosas. Deixe suas joias por 15 minutos de molho e esfregue com uma escova macia para não arranhar a superfície.

Correntes de ouro, brincos e outras peças com detalhes devem ganhar cuidado redobrado para retirar toda a sujeira. Enxágue-as com água abundante. Coloque as joias numa toalha e deixe secar completamente. Se ainda estiverem molhadas, antes de usá-las, seque dando leves batidinhas com a toalha.

Como limpar joias folheadas a ouro

Folheados a ouro costumam escurecer e ficam opacas com o tempo. Para retardar esses danos, tente limpar seus anéis, brincos e outros acessórios assim que deixar de usá-los.

  • As peças devem ficar de molho numa solução de água com algumas gotas de sabão de coco líquido por cerca de 15 minutos. A seguir, enxague bem até retirar todo o sabão.
  • Escove as peças individualmente com bicarbonato de sódio ou pasta de dente totalmente branca. A escova precisa ser de cerdas bem macias para não retirar a camada de ouro!
  • Enxágue novamente suas peças para retirar todos os resíduos e seque com um tecido de algodão, flanela ou mesmo secador de cabelo. Jamais esfregue as peças – apenas dê leves batidinhas.

Conheça os melhores produtos para limpar ouro e folheados:

Limpa-joias Ouro Monzi

Indicada para peças de ouro 18 quilates. Coloque suas peças num recipiente e despeje o limpa-joias Ouro Monzi puro, sem diluir, até cobrir todas elas. Deixe agir por dez segundos, enxágue com água e detergente para tirar todos os detritos e seque a peça com uma flanela.

O limpa-joias Ouro Monzi pode ser reutilizado. Assim que usar, acondicione o líquido novamente na embalagem original. O produto não pode ser usado em joias que contenham pérolas, madrepérolas e pedras coloridas artificialmente.

como limpar ouro e folheados_Limpa-joias-ouro-Monzi

Compre o Limpa-joias Ouro Monzi no Mercado Livre

Flanela Mágica Lazzo

A Flanela Mágica Lazzo foi desenvolvida para dar brilho em joias de ouro e folheados. Use o produto após a limpeza com soluções caseiras ou após a aplicação de limpa-joias. A flanela mágica não deve ser molhada nem lavada. Após o uso, mantenha-a guardada em sua embalagem original. Uma maneira rápida de limpar ouro e folheados.

como limpar ouro e folheados_Flanela-magica-Lazzo

Adquira hoje mesmo a Flanela Mágica Lazzo aqui

Limpador Ultrassônico Solver

Além de joias de ouro e folheados, o equipamento da Solver pode ser usado para limpar uma série de objetos: óculos, relógios, bijuterias, placas de circuito impresso e pequenas peças delicadas. O limpador ultrassônico Solver funciona por cavitação, sistema que produz potentes sinais de alta frequência para dissolver as sujeiras. E conta com timer e desligamentos automáticos.

como limpar ouro e folheados_Limpador-Ultrassonico-Solver

Conheça as ofertas do Limpador Ultrassônico Solver no Mercado Livre

Polidor de Metais Super Brilho

Pode ser aplicado em diversos metais, como ouro, prata, bronze, cobre e superfícies cromadas. Além disso, o polidor de Metais Super Brilho remove manchas, ferrugens e oxidações das peças sem danificá-las. Deve ser aplicado com um pano macio.

como limpar ouro e folheados_Polidor-Metais-Super-Brilho

Tenha hoje mesmo o Polidor de Metais Super Brilho

Limpa Ouro Maxim

Desenvolvido para limpar e proteger seus acessórios de ouro 18 quilates, o Limpa Ouro Maxim tem aplicação rápida: apenas mergulhe rapidamente a peça, sem deixá-la de molho. Em seguida, simplesmente enxague em água corrente e deixe secar.

como limpar ouro e folheados_Maxim

Saiba como comprar o Limpa Ouro Maxim

Flanela para limpar Ouro Pano Mágico

Disponíveis nos tamanhos pequeno, médio e grande, o Pano Mágico dispensa produtos químicos na hora de limpar e polir correntes, brincos, anéis e outras joias de ouro. Também pode ser usado em outros tipos de metais como aço inox, prata ou cromados.

como limpar ouro e folheados_Pano-magico

Encontre as melhores ofertas para a flanela para limpar ouro Pano Mágico

Limpa Folheados e Chapeados Monzi

O líquido Limpa Folheados e Chapeados Monzi é bem simples de usar. Deixe suas peças folheadas a ouro por 10 segundos mergulhada no produto, e em seguida lave-as com água corrente e detergente líquido. Para dar brilho na peça, o fabricante indica lustrar com uma flanela para joias.

como limpar ouro e folheados_Limpa-chapeados-Monzi

Aproveite os melhores preços para o Limpa Folheados e Chapeados Monzi

Polidor de Metais Silvo

O tradicional polidor de Metais Silvo higieniza e dá brilho a superfícies de ouro, prata e aço inox e outros metais delicados. Para usar, agite a embalagem e passe o produto com um pano. Seque com outro pano seco, polindo a superfície.

como limpar ouro e folheados_Polidor-Silvo

Compre o Polidor de Metais Silvo no Mercado Livre

Cuba Ultrassom Limpa-Joias Yaxun

A cuba Limpa-Joias Yaxun é um equipamento de uso profissional para limpeza de objetos de joias, componentes eletrônicos, lentes, óculos e outros objetos delicados. Produzido em aço inox, está disponível em duas voltagens (110v e 220v).

como limpar ouro e folheados_Cuba-Ultrassom-Limpa-Joias-Yaxun

Veja as ofertas para a Cuba Ultrassom Limpa Joia Yaxun

Como fazer seu folheado durar mais

  • Sempre retire seus acessórios na hora de aplicar maquiagem, hidratantes e perfumes. A fórmula desses produtos podem comprometer o folheado. Espere os produtos serem absorvidos pela pele antes de colocar as peças. A dica acima vale para aplicação de tintura de cabelo.
  • Praia e piscina também são inimigas da beleza de seus brincos, anéis e colares folheados a ouro. Cloro, maresia, bronzeadores e protetores solares podem danificar as peças de forma permanente. Evite usá-las nesses ambientes ou limpe-as imediatamente após o uso.
  • Guarde seus acessórios em caixas próprias para joias ou embrulhados em tecidos macios, de preferência a embalagem original. Mantenha-os longe do calor e da umidade.

Receitas caseiras para limpar peças em ouro

Usando vinagre

Para limpar suas jóias de ouro com vinagre, basta colocar as peças num recipiente e cobrir com vinagre branco. Deixe agir por duas horas. Enxágue e, se a sujeira persistir, repita o processo.

Caso o acessório esteja muito sujo, adicione duas colheres de chá de bicarbonato de sódio ao vinagre e deixe de molho por duas horas. Lave com água abundante separadamente e deixe secar ao ar livre.

Usando amônia

Por ser um produto químico com propriedades corrosivas, só devemos usar a amônia para limpar peças de ouro ocasionalmente, quando a joia precisar de uma limpeza profunda. Vale lembrar que a amônia pode danificar pérolas.

  • Misture uma colher de sopa de amônia para cada seis de água.
  • Deixe as joias de molho um minuto, no máximo. Não coloque a mão na mistura – use um escorredor ou peneira para recuperá-las.
  • Seque com um pano ou flanela de polimento e deixe secar ao ar livre sobre uma toalha.

Outras dicas para preservar suas joias de ouro ou folheadas

Limpando peças com pedras preciosas

Use um pano de limpeza especial para limpar anéis de ouro e brincos se tiverem pedras preciosas coladas. Não coloque essas peças de molho, sob o risco de as pedras se desprenderem.

Mostruário ou Porta-Joias de Veludo

Como limpar ouro e folheados e preservar as joias? Guardando-as em local adequado. Confeccionado em veludo e disponível em diversas cores, o mostruário ou porta-joias de veludo ajuda a proteger seus acessórios contra sujeira, poeira e riscos. O produto tem 18 argolas para prender correntes e pingentes, duas peças para brincos e outras duas para anéis. Dimensões: 24 cm largura x 59 cm comprimento.

como limpar ouro e folheados_Estojo-mostruario-meu-tio-que-fez

Encontre aqui os melhores mostruários e porta-joias de veludo

Com os cuidados certos, brincos, anéis, correntes de ouro ou folheados permanecerão com aparência de novos por muito tempo!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!