Luminárias pendentes: tipos, dicas e como fazer a sua

A luminária pendente virou tendência e agora é protagonista da decoração. Faça ou compre a sua hoje mesmo e tenha uma peça moderna.

Os projetos de iluminação são capazes de valorizar a beleza de qualquer cômodo da casa e os decoradores não hesitam em incluir a luminária pendente em quartos, salas, cozinhas e, até mesmo, em áreas externas.

Democrática, a luminária pendente é encontrada em diversos materiais, cores e acabamentos, como pedrarias, cobre, madeira e aço. Também é muito simples fazer a sua própria luminária pendente em casa. Use os conceitos de DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo, em português) e do “upcycling”: quando materiais que iriam para a reciclagem ganham novas formas e usos para criar algo único!

Como fazer uma luminária pendente artesanal

A base para fazer qualquer luminária pendente artesanal é um conjunto para luminária, composto por bocal de lâmpada, interruptor, lâmpadas e fiação. Já a modelagem pode ser feita com o material de sua preferência. Garrafas, baldes, cabides, chapéus, papel de dobradura e copos de plástico podem ser usados para fazer uma cúpula descolada.

Uma opção barata é a luminária pendente feita de lata de leite. Você vai precisar de:

  • Latas de leite limpas e sem rótulo;
  • Papel decorativo autocolante;
  • Furadeira;
  • Kit para montagem de luminária (um para cada lata)

Montagem:

  • Forre as latas com os papéis de sua preferência ou pinte-as. Quando a decoração estiver bem fixada, faça diversos furos ao redor da lata para permitir a passagem da luz;
  • Faça um furo no topo da lata para passar o fio e fixe o bocal de lâmpada na parte interior da lata;
  • Pronto! Peça a ajuda de um eletricista ou alguém habilidoso para instalar a luminária para você.

Luminária pendente está em alta

Luminária com pendente aramado de cobre

Com inspiração industrial, uma das tendências mais fortes da decoração atual, a luminária pendente de cobre pode ser usada em salas de jantar e de estar, quartos e até mesmo em ambientes comerciais.

luminária pendente_cobre

Garanta um toque moderno com a luminária pendente aramado cobre

Luminária com pendente duplo – Bola

A luminária pendente em formato de bola tem duas cúpulas  em formato de meia bola, e seus fios reguláveis. Há diversas cores e modelos com acabamentos diferentes. É uma peça bastante versátil: quartos, cozinhas e balcões estão entre as principais indicações de uso.

luminária pendente_bola

Confira as melhores ofertas para o pendente duplo em formato de bola

Luminária de cristal para sala de jantar

Quer luxo e glamour para sua sala? Os lustres de cristal para sala são compostos por milhares de cristais de acrílico de alto brilho, material resistente e que garante um efeito luminoso diferenciado. A elegância é um ponto alto desse material.

luminária pendente_cristal

Beleza e sofisticação são características marcantes do cristal

Luminária pendente Tom Dixon

O designer tunisiano radicado em Londres, Tom Dixon, foi um dos primeiros a apostar nos acabamentos metálicos e linhas limpas na decoração. O produto é composto, geralmente, por três pendentes em alumínio (funil, balão e chapéu), com 1.3 m de comprimento cada. O pendente pode vir na cor externa preta ou branca, com acabamento interior metalizado. Indicado para ambientes internos.

luminária pendente_tom_dixon

Tenha em casa o melhor do design com a luminária pendente Tom Dixon

Luminária pendente em madeira

O pendente em madeira MDF dá um toque de leveza para sala de jantar ou área gourmet. Ao mesmo tempo que tem um ar rústico, garante ao cômodo uma sensação de modernidade.

luminária pendente_madeira

Compre hoje mesmo o pendente em madeira com preços incríveis

Pendente Infantil  – Estrela

Você pode customizar o quarto do seu pequeno com um pendente infantil de estrela bem fofo. Há luminárias que vêm acompanhadas com uma cartela com “olhinhos” e “boquinhas” autocolantes para decorar.

luminária pendente_estrelaAdquira para o seu filho uma luminária o pendente de estrela

Pendente redondo – Vidro

O design clean do pendente redondo de vidro deixa qualquer ambiente com um toque mais sofisticado. O material é para quem gosta de uma decoração mais discreta, sem abrir mão de ter um item moderno para compor o ambiente.luminária pendente_vidro

Charme de sobra com o seu novo pendente redondo de vidro

Pendente industrial vintage

O pendente industrial vintage dá um ar retrô e moderno ao mesmo tempo para qualquer projeto. Quem não se lembra de já ter visto uma luminária como essa em um filme de época, por exemplo, quando mostram cenas de fábrica? Com certeza, a sua ambientação vai ficar original

luminária pendente_industrial

Sua casa merece a modernidade de um pendente industrial vintage

Luminária pendente estampada

Se você gosta do estilo de vida Tumblr, vai adorar a uma luminária pendente estampadaNos modelos mais delicados, os pendentes são revestidos em tecido com tons pastel. Eles podem ser usados com lâmpadas fluorescentes ou LED.

luminária pendente_estampada

 

Sua decoração mais alegre com a luminária pendente estampada

Luminária de teto – Aranha

O desenho arrojado da luminária de teto – Aranha vem com oito lâmpadas e, com certeza, vai ser o destaque do seu ambiente. Feita em alumínio, tem cabo com dois metros de comprimento, ajustáveis. Combina com lâmpadas estilo “Edison”, com bulbo de vidro transparente.

luminária pendente_aranha

Escolha o modelo perfeito da sua luminária de teto estilo aranha no Mercado Livre

Como calcular a altura correta para instalar sua luminária pendente

O segredo do sucesso de uma boa iluminação com luminária pendente é calcular corretamente a altura de instalação da sua luminária pendente.

  • Para as salas de jantar, calcule entre 80 a 90 cm de distância entre o tampo da mesa e a base da luminária. Assim, ela fará a iluminação correta sem atrapalhar a visão de quem está sentado;
  • A altura do pendente na bancada da cozinha depende do principal uso: se ela é usada para cozinhar de pé, o pendente deve estar a 2 m, aproximadamente, do tampo; se ela é predominantemente para refeições, reserve um espaço de 1 m;
  • Se o pendente serve de luminária para a lateral da cama, estabeleça uma altura entre 40 e 50 centímetros entre a base da cúpula e o apoio (mesa ou criado mudo);
  • Na sala de estar, para iluminação auxiliar, deixe entre 30 e 50 cm entre a mesa e a base da luminária; caso seja a peça central, use um espaço de cerca de um 1.5 m de distância a partir da mesa de centro.

Atualize sua casa com as diversas opções de luminária pendente de teto. Aproveite as dicas e promoções hoje mesmo!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!