Home Office: como preparar o ambiente para trabalhar em casa

Veja dicas de como se organizar, manter a produtividade e decorar o seu espaço de home office.

Fazer home office é uma tendência do mercado mundial que, apesar de ser muito cobiçada, possui seus prós e contras, como, por exemplo, não precisar se preocupar com o trânsito, mas ter que driblar as distrações de casa para conseguir concentração.

Na hora de montar o seu ambiente de trabalho você precisa prestar atenção a muitos detalhes que vão além da decoração.

Como preparar o ambiente para trabalhar em casa

Tenha internet potente

Provavelmente essa vai ser a sua principal ferramenta de trabalho, por isso, é o maior investimento que você precisa fazer. Ninguém merece ter que resolver problemas rapidamente e ficar na mão por conta da internet.

Determine horários de trabalho

Um dos principais benefícios do home office é poder acordar na hora que quiser. Porém, é necessário definir seu horário de trabalho precisamente. Por estar no conforto de casa, muitas pessoas trabalham mais tempo do que em um escritório normal, ou acabam relaxando e trabalhando menos. Crie metas para cada dia, assim você consegue ter um controle melhor do seu horário e afazeres.

Criar a hora de almoço também é importante. Nada de almoçar na mesa de trabalho sem parar de olhar para o computador.

Troque o pijama

Por mais confortável que possa parecer, trabalhar de pijama dá um ar preguiçoso para o seu ambiente de trabalho. Não é necessário usar paletó e terno, mas tirar o pijama e se preparar para o dia que está por vir é essencial.

Avise as pessoas da sua casa que você está trabalhando
É muito comum para quem não mora sozinho ser interrompido constantemente por pessoas da família. Faça elas entenderem que você está ali apenas fisicamente, porque a sua cabeça está no trabalho, ou seja, tente não resolver problemas pessoais o dia todo só porque está em casa.

Evite distrações

Desligue a TV ou deixe com o volume baixo, reduza o uso das redes sociais – caso você não trabalhe com isso, entre outras distrações que você possa ter. Ter disciplina é importantíssimo para manter a produtividade em alta.

Personalize seu espaço

Decorar o espaço do home office é diferente dos outros ambientes da casa porque o seu gosto pessoal estará mais nos detalhes do que em elementos grandes. É preciso criar um ambiente clean, com objetos menores e coloridos, para que não ocorram distrações.

Caso você queira pintar uma parede inteira, azul, lilás e verde são as cores mais indicadas, já vermelho e laranja causam mais agitação no receptor.

Objetos pequenos são mais fáceis de ser substituídos caso enjoe da decoração, por isso, aposte neles para mostrar sua personalidade.

dicas home office personalize

Compre a tinta que combina com a sua decoração

Crie um ambiente ergonômico

De nada adianta montar um escritório com móveis modernos, se você for ficar com dor nas costas depois de um mês. Invista em itens ideais para a sua rotina de trabalho. Evite ao máximo trabalhar na cama, já que essa não é a posição ideal para passar horas trabalhando.

dicas home office postura

Como melhorar a postura no trabalho

Tenha um espaço confortável para descanso

Tente acrescentar uma poltrona confortável e diminuir as luzes para relaxar de tempos em tempos. Trabalhar por horas seguidas sem descanso é prejudicial à saúde.

dicas home office descanso

Procurando por uma poltrona confortável? Veja diversas opções no Mercado Livre

Permita a entrada de luz natural

O ideal é montar a sua mesa de trabalho perto da janela, permitindo a entrada de luz natural. Porém, você vai precisar do reforço de lâmpadas. Se possível, direcione um lustre para o centro da mesa, caso contrário, posicione uma luminária voltada para a área em que você trabalha.

dicas home office iluminação

Encontre a luminária ideal para o seu home office

Crie um ambiente prático

Organização e praticidade são o segredo de sucesso para trabalhadores produtivos. Posicione organizadores próximos à sua mesa, para que você consiga alcançar tudo o que precisa sem muito esforço, evitando a perda da concentração.

Porém, não adianta ter um escritório prático, se estiver bagunçado. Crie o hábito de manter tudo no lugar diariamente, para que você não perca tempo organizando o espaço o de forma cumulativa.

dicas home office organização

Compre organizadores para facilitar sua rotina

Aproveite o espaço criando um ambiente versátil

Como a maioria das casas atualmente são pequenas e com poucos quartos, muitas pessoas ficam receosas de ocupar um quarto inteiro só para o escritório. Por isso, faça uma decoração versátil que, com poucos ajustes, possa ser aproveitada de outro jeito. Se você colocar um sofá cama e uma tela de computador grande, o escritório se transforma rapidamente em uma sala de TV ou quarto para hóspedes.

dicas home office versátil

Veja opções de sofá cama no Mercado Livre

Aproveite todos os benefícios do home office, porque os pontos negativos conseguem ser contornados de maneira prática e fácil. Siga essas dicas e mantenha a produtividade em sua rotina de trabalho.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!