Guia Cadeiras Charles Eames: o que é, tipos e dicas

Criada em meados do século XX, a cadeira Charles Eames se tornou ícone do design. Versátil, pode ser o destaque de qualquer ambiente da casa ou escritório.

A cadeira Charles Eames faz muito mais do que irradiar charme e personalidade a qualquer ambiente. Ela é um dos mais fortes ícones do design do século XX e suas formas elegantes, simples e ergonômicas ganharam o mundo. O assento forma uma peça única e os modelos de base variam bastante. Essa cadeira também foi um símbolo da industrialização do mobiliário nos Estados Unidos.

Desenvolvida no final da década de 1940 pelo casal Ray e Charles Eames, a cadeira chamou a atenção pelo design minimalista. Vale lembrar que a dupla foi também responsável pela criação da Lounge Chair and Ottoman, conjunto de poltrona e pufe feitos de couro e madeira, e que também alcançou status de obra de arte.

Quais são os tipos de cadeiras Charles Eames

Primeiramente produzida em chapa de aço, a cadeira Charles Eames ganhou ao longo das décadas uma infinidade de cores e versões e recebeu bases dos mais variados estilos e formas. São tantas variações que cada modelo acabou recebendo uma sigla. Saiba quais são os tipos de cadeira Charles Eames:

  • SAX: base de metal em formato de H, sem braços
  • DAX: base de metal em formato de X, com braços
  • DSR: a famosa cadeira Charles Eames Eiffel, pois sua base lembra a famosa torre francesa; não tem braços
  • DSW: sem braço, possui pernas de madeira
  • RAR: a versão cadeira de balanço da Charles Eames, mesclando o tradicional e o moderno

Seu design simples permite que seja produzida em diversos materiais e acabamentos. Há versões em couro, resina, estofadas e até mesmo transparentes e com rodinhas!

Conheça as melhores versões da cadeira Charles Eames

Cadeira Wood Eiffel Mobili

O modelo da cadeira Wood Eiffel Mobili tem pés de madeira, estrutura de aço e assento em polipropileno. O produto suporta até 130 quilos.

cadeira charles eames_Cadeira-Wood-Eiffel-Mobili

Descubra todas as cores da Cadeira Wood Eiffel Mobili

Cadeira Wood Eiffel com braços Futura Design

A cadeira Wood Eiffel com braços da Futura Design tem assento em polipropileno e pés de madeira. O design ergonômico do modelo Charles Eames preta garante mais conforto por causa dos braços integrados à peça.

cadeira charles eames_Cadeira-Wood-Eiffel-com-braços-Futura-Design

Encontre aqui a sua nova Cadeira Preta Wood Eiffel com braços Futura Design

Cadeira Estofada Couro Botonê Trevalla

A cadeira Charles Eames de Couro Botonê é estofada e feita com material ecológico, o que dá mais durabilidade e charme extra ao produto. Resiste a até 120 quilos.

cadeira charles eames_Cadeira-Couro-Estofado-Botonê-Trevalla

Compre ainda hoje a cadeira Couro Botonê Trevalla

Cadeira Transparente Acrílico Lorben

As formas simples ganham sofisticação com esse modelo da Lorben, que tem base de aço cromado e assento injetado em policarbonato transparente e super-resistente. Essa cadeira transparente em acrílico é indicada para salas de jantar ou ambientes mais modernos e minimalistas.

cadeira charles eames_Cadeira-Transparente-Acrílico-Lorben

As melhores ofertas para a cadeira Transparente Acrílico Lorben aqui

Cadeira Com Rodízios e Braços Shopshop

Essa versão da cadeira Charles Eames Office, com rodízios e braços, é ideal para escritórios ou consultórios. Sua base conta com rodízios de material cromado e assento em polipropileno. Além disso, conta com ajuste de altura com pistão a gás.

A importadora de móveis Shopshop tem o modelo nas cores preta, vermelha, laranja, amarela, azul, cinza claro, verde e rosa.

cadeira charles eames_Cadeira-com-Rodízios-e-Braços-Shopshop

Veja as ofertas para a cadeira com Rodízios e Braços Shopshop

Cadeira Eiffel Estofada Patchwork Cadeiras Inc.

A cadeira Charles Eames com braços ganha personalidade extra com estofamento em patchwork em linho. O modelo da Cadeiras Inc. dá um toque inusitado e confortável à decoração.

cadeira charles eames_Cadeira-Eiffel-Estofada-Patchwork

Confira os modelos da cadeira Eiffel Estofada Patchwork no Mercado Livre

Cadeira de Balanço MGM

A Charles Eames da MGM foi produzida originalmente até meados de 1980 e acabou se tornando um item cobiçadíssimo pelos colecionadores. De volta ao mercado, a cadeira de balanço é uma opção para quartos de bebês ou ambientes decorados com inspiração retrô. A marca dispõe de outras opções de cores do produto.

cadeira charles eames_Cadeira-de-Balanço-MGM

Adquira hoje mesmo a cadeira de balanço MGM

Cadeira Assento de Madeira Or Design

O assento da cadeira de polipropileno da Or Design é revestido em madeira escura, que contrasta com a base em madeira clara. A Or Design também possui alternativas com outras cores e acabamentos.

cadeira charles eames_Cadeira-Assento-de-Madeira-Or-Design

Tenha a sua cadeira Assento de Madeira Or Design

Cadeira Giratória Office Tander

A cadeira Charles Eames Office da Tander tem estrutura em ABS e estofamento em material sintético. Com rodízios na base, torna-se uma excelente opção para escritórios.

cadeira charles eames_Cadeira-Giratória-Office-Tander

Compre aqui a sua Cadeira Giratória Office Tander

Cadeira Wood Kids Inovartte

As crianças também merecem estilo. A versão kids da Inovartte tem assento em polipropileno e base de madeira. A Inovartte tem várias opções de cores.

cadeira charles eames_Cadeira-Wood-Kids-Inovartte

Veja ofertas para a cadeira Wood Kids Inovartte aqui no Mercado Livre

Qual a cadeira Charles Eames ideal para cada ambiente

Com tantas variações, a cadeira Charles Eames consegue ser empregada na decoração de praticamente qualquer espaço interno. Veja algumas dicas para acertar na escolha do seu modelo:

  • os modelos sem braços e sem rodízios na base podem mobiliar salas de jantar e dão o toque de cor em cômodos pequenos;
  • a cadeira tem mais de uma dúzia de cores disponíveis no mercado, sem contar com as versões transparentes. Em salas de jantar de móveis neutros, que tal adotar assentos de tonalidades diferentes para acompanhar a mesa e quebrar a monotonia?
  • as cadeiras com assento transparente combinam com decoração minimalista ou com um pé no retrô;
  • o mesmo vale em relação aos tipos de base: use cores iguais, mas misture cadeiras com pés de madeira, cromados e até mesmo a cadeira de balanço no mesmo local;
  • no escritório, opte pelos modelos de rodízio ou com estofamento. Se o espaço permitir, escolha um modelo com braços, para assegurar o conforto.

Como a cadeira Charles Eames é um clássico, não tenha medo de integrá-la com mobiliário mais moderno ou com referências de outras épocas.

Decore sua casa ou escritório com a originalidade que só a cadeira Charles Eames pode oferecer a você. Versátil, ela dá um upgrade em qualquer ambiente.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!