Dicas para reformar a cozinha sem quebra-quebra

Reformar a cozinha não precisa ser sinônimo de dor de cabeça. Com algumas medidas simples você pode renovar o visual e deixar o ambiente mais funcional. Confira!

Se você fica de cabelo em pé só de ouvir a palavra “reforma” pensando na bagunça e sujeira, pode respirar aliviado. É possível renovar a cozinha deixando-a agradável e funcional sem muitos transtornos.

Para o arquiteto Felipe Luciano, do escritório Estúdio+FCK, é possível renovar o ambiente “brincando com elementos que existem no mercado”. Com soluções simples como o uso de adesivos sobre os azulejos e a colocação de piso sobre piso, você pode reformar de forma mais rápida e econômica.

9 dicas para reformar a cozinha sem quebra-quebra

Há quem prefira outros cômodos, mas todo mundo concorda que a cozinha é o coração da casa. O ambiente deixou de ser usado apenas para cozinhar e se tornou um espaço de convivência. Por isso, caprichar na decoração sem deixar de lado a funcionalidade é fundamental para criar um clima acolhedor para receber seus convidados.

Confira nossas dicas e transforme o ambiente que assumiu o papel de “nova sala de estar”.

1 – Repense o projeto de iluminação

A cozinha é, prioritariamente, um local de trabalho onde o projeto de iluminação deve ser pensado para deixar os moradores em alerta. Por isso, fuja das lâmpadas amareladas, que induzem ao relaxamento, e dê preferência à luz branca, que favorece a atenção reduzindo o risco de acidentes.

O arquiteto recomenda a adoção de luminárias de LED. As lâmpadas halógenas e incandescentes, comuns em muitas casas, duram menos tempo, gastam mais energia e aquecem o ambiente. “Eu gosto de usar luminárias Slim LED, com luz da cor chamada neutra”, sugere.

Você pode trazer um pouco de bossa para a decoração, utilizando uma luminária pendente sobre o balcão da cozinha ou instalando fitas de LED para reforçar a iluminação da bancada próxima à pia. Assim, além de moderno, você irá deixar o espaço de manuseio de alimentos e louças mais claro e funcional.

Leia também: Como usar fita de LED na decoração

2 – Renove móveis e eletrodomésticos com adesivos de PVC

Caso os seus móveis e eletrodomésticos estejam em bom estado, você pode renovar o visual apostando em técnicas de envelopamento com adesivos de PVC. Disponíveis em diversas cores e texturas, podem ser usados em armários, bancadas, geladeira e até no fogão. “Essa alternativa não deixa nada a desejar à pintura em laca, todavia, vale ressaltar a importância de contratar um bom profissional para a execução”, acrescenta Felipe Luciano.

O recurso também pode se estender à parede da pia também – desde que se aplique adesivos resistentes à água. Versões que imitam azulejo trazem frescor ao cantinho. Se a sua preocupação é o preço, relaxe! O custo dos adesivos é muito menor que o de refazer a marcenaria, trocar o revestimento ou adquirir peças novas.

dicas para reformar a cozinha_paineis_adesivos_tinta

Escolha o adesivo de PVC que mais combina com a sua decoração

3 – Mude a cor dos azulejos com tintas ou adesivos

Se você não quer uma grande reforma, trocar os azulejos não é uma opção. Entretanto, isso não quer dizer que eles precisam ficar com a mesma cara. Você pode apostar na instalação de painéis de laminado (formica) sobre a parede. Ou pintar os azulejos, com tinta apropriada, para que combinem com a nova decoração, renovando o ambiente.

Outra opção é investir em adesivos impermeáveis para deixar o ambiente colorido e divertido. No mercado, existem diversas opções, desde aqueles que simulam uma parede de tijolinhos até os lisos com cores bem vibrantes. Vale lembrar que, na hora da aplicação, é preciso ter cuidado para não criar bolhas de ar.

4 – Invista em bancadas e prateleiras

Uma dica para aproveitar o espaço da cozinha é investir em bancadas e prateleiras. Se você ainda não incluiu as peças na decoração da sua cozinha, está na hora de pensar sobre isso.

A bancada pode ser utilizada para separar ambientes em apartamentos menores, como a cozinha da sala de estar. Caso você já seja adepto da cozinha americana, aproveite a pequena reforma para dar um “tapa no visual” do ambiente caprichando no polimento. Além de deixar a bancada mais bonita, a técnica ajuda a prolongar a vida de granitos escuros.

Já as prateleiras, tendem a dar um ar ainda mais funcional para a cozinha, apoiando itens de decoração, hortinhas, eletrodomésticos e os utensílios mais utilizados no dia a dia.

dicas para reformar a cozinha_prateleiras_na_cozinha

Encontre a prateleira do tamanho ideal para sua cozinha no Mercado Livre

5 – Mude o piso

Pode respirar aliviado. Para mudar o piso da cozinha não é necessário quebrar o porcelanato atual e colocar um novo. Atualmente, o mercado conta com algumas alternativas que podem ser aplicadas sobre o piso atual, evitando o quebra-quebra, reduzindo custos e dando agilidade na hora da reforma.

A primeira sugestão é apostar em pisos vinílicos. Eles são colados sobre o porcelanato e podem ser usados em qualquer ambiente da casa. Alguns modelos são instalados usando adesivos específicos fornecidos pelo fabricante, enquanto outros funcionam com o sistema de “click” (encaixe), que dispensa cola. Independentemente da aplicação, todos exigem que a superfície esteja bem nivelada. Por isso, antes de instalar, aplique uma massa niveladora de cimento e cola PVA sobre o porcelanato.

Outra opção é apostar no cimento queimado, um material que está muito em alta nos projetos de arquitetura. Resistente e de fácil manutenção, o material pode ser aplicado com ajuda profissional sobre o piso atual. Como não utiliza rejunte, o cimento queimado é totalmente impermeável e pode ser lavado com água e sabão neutro.

6 – Lance mão de objetos de decoração

Já que a cozinha se tornou um ambiente de convivência, não podemos esquecer de pensá-la além da funcionalidade. Aposte em itens de decoração para marcar sua personalidade também nesse ambiente. “Se você se identificou com um objeto que viu por aí e aquilo combina com sua cozinha, aposte nele”, afirma o arquiteto.

Fruteiras bem escolhidas, louças, quadros, pratos de parede e lembranças de viagem personalizam a cozinha. Se sua cozinha for projetada em tons neutros, aposte em cores fortes e vibrantes para estes objetos.

Outra dica é investir em um bom tapete, pois o artigo adiciona cor e textura ao espaço. Além de dar conforto durante o inverno, evitando o contato com o piso frio.

Leia também: Decoração DIY: renove a casa com itens feitos à mão

7 – Pinte com tintas especiais

E por falar em personalidade, que tal aproveitar aquela parede sem graça para transformar a atmosfera do ambiente? Aplicando a chamada tinta lousa, por exemplo, você pode escrever mensagens e recados de acordo com o seu humor.

Não se esqueça de escolher tintas laváveis e apropriadas para áreas molhadas, uma vez que a cozinha é um ambiente que recebe constantemente vapor e respingo de líquidos diversos. Outra solução é usar esmalte sintético. Nesse caso, você precisará de um pouco mais de paciência, já que o revestimento demora mais tempo para secar.

dicas para reformar a cozinha_tinta lousa

Confira uma seleção de tintas lousas no Mercado Livre

8 – Atualize o jogo de panelas e o aparelho de jantar

De que vale renovar toda a cozinha e continuar usando aquela frigideira arranhada e com o teflon gasto? A renovação do ambiente também deve passar pelos jogos de panela e, é claro, pelo aparelho de jantar.

Dessa maneira, você estará preparado para receber os amigos e terá um incentivo a mais para preparar refeições deliciosas.

Leia também: Quais utensílios não podem faltar em uma cozinha prática

9 – Cultive uma mini-horta

Que tal aproveitar a reforma para incluir um pouco de verde na decoração e adotar hábitos mais saudáveis? Uma ótima forma de começar é cultivar uma mini-horta em casa.

Para os iniciantes, a dica é investir primeiro no cultivo de temperos como manjericão, hortelã, alecrim e salsinha distribuídas em pequenos vasos ou jardineiras.

Lembra das prateleiras que falamos aqui em cima? Elas podem receber esses vasinhos cheios de cores e sabores deixando seus temperos sempre à mão. Outra sugestão é apostar em treliças para montar sua hortinha na posição vertical.

Leia também: Dicas para cultivar temperos em casa

Com a cozinha nova, chegou a hora de chamar os amigos para curtir um fondue no fim de semana ou preparar aquele jantarzinho para os mais chegados. Aproveite!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!