Dicas para decorar o quarto de crianças e adolescentes

Veja dicas de como decorar o quarto dos seus filhos de acordo com cada fase de desenvolvimento.

Decorar o quarto de crianças e adolescentes é um grande desafio, pois são fases de mudanças constantes de personalidade. Para não errar, a dica é consultar seu filho antes de começar a colocar a mão na massa. Dessa forma, será possível observar o que ele realmente deseja, o que provavelmente irá enjoar rápido e o que é possível fazer a partir da junção das suas ideias com as dele.

A decoração precisa refletir a personalidade da criança ou do adolescente, sendo um local de segurança e conforto para que se sinta à vontade no cantinho mais pessoal da casa. Como esse é, principalmente, o cômodo do descanso, cuidado para não sobrecarregar nos itens a ponto de ter muita informação, o que pode causar agitação.

Veja dicas para decorar o quarto de crianças e adolescentes

Quarto de criança

Além de conter traços da personalidade do pequeno e seus gostos principais, o lugar precisa ser organizado para facilitar a rotina da arrumação.

Parede

Antes de escolher a cor principal do dormitório, pergunte à criança qual tonalidade ela gostaria que tivesse. A tendência é que meninos escolham azul e as meninas rosa, porém, mostre que existe uma enorme gama de opções para poder criar sem limitações.

Uma das possibilidades na hora de pintar as paredes é escolher cores simples, como o tom pastel. Complemente a decoração com elementos que sejam facilmente removíveis assim que a fase atual da criança mudar, como adesivos, bonecos e outros itens. Coloque prateleiras para conseguir distribuir uma infinidade de objetos que combinem com o local.

Outra opção é transformar as paredes em um espaço para que o pequeno solte a criatividade. A tinta a óleo permite que a criança desenhe com giz e apague facilmente depois. Esse é um jeito divertido de deixar a imaginação dela fluir, ao mesmo tempo em que participa da decoração do quarto.

Caso queira um tema mais lúdico, escolha algo que a criança não vá enjoar, como animais, planetas ou flores. É possível encontrar papéis de paredes já prontos de acordo com o tema, como também dá para criar desde o início. Basta muita criatividade e vontade de colocar a mão na massa.

decorar o quarto de crianças e adolescentes papel de parede

Compre a tinta de parede ideal para a decoração do quarto da criança

Piso

Como as crianças adoram brincar no quarto, escolha o piso que garanta mais segurança. As opções de madeira são menos escorregadias, portanto, são as mais indicadas principalmente para aquelas que ainda não possuem muita firmeza ao andar ou correr.

Se o piso da sua casa for de azulejo, existe a possibilidade de cobrir com piso vinílico, que pode ser acrescentado em cima de um contrapiso liso com uma cola específica. O carpete também é outra possibilidade, mas é mais difícil de limpar e pode causar alergias ou problemas de respiração, caso não recebam os cuidados devidos. Colocar um tapete antiderrapante é uma boa ideia de segurança e ainda pode fazer parte da decoração.

decorar o quarto de crianças e adolescentes lúdico

Confira uma seleção de pisos vinílicos disponíveis no Mercado Livre

Deixe objetos específicos ao alcance da criança

Estimule a independência do seu pequeno ao colocar objetos em locais que ele possa alcançar. Brinquedos, livros e até mesmo aquelas roupas que costuma usar com mais frequência. Dessa forma, ele não precisará pedir por algo sempre que quiser brincar e poderá escolher com mais liberdade.

Crie um mundo onde ele possa estimular a criatividade. Deixe disponível objetos como canetas para que possa desenhar na parede (se a sua permitir), brinquedos que estimulem o aprendizado, mapas, entre outros. O melhor objeto para guardar esses itens é o baú.

Ao viver em um ambiente estimulante, a criança aprenderá a expressar suas capacidades e aprendizados a partir de suas próprias experiências.

Redobre a segurança

Além do piso antiderrapante, outros detalhes podem aumentar a segurança para que a criança possa brincar sem que você se preocupe.O primeiro passo é evitar objetos que não tenham função. Quanto mais espaço livre para se movimentar, melhor. Por isso, escolha a dedo tudo o que realmente deve estar ali.

Estantes com prateleiras altas também devem ser evitadas, principalmente se o pequeno tem espírito aventureiro, pois a chance de ele querer escalar e acontecer algum acidente é alta.

Outro item que merece atenção é a cama, pois muitas crianças costumam cair durante a noite. Além de adquirir barreiras laterais, considere comprar camas mais baixas, que ficam próximas ao chão.

As cortinas de persiana também estão perdendo espaço por conta da precaução. É melhor apostar nas tradicionais de tecido para não abrir margem para erro.

Transforme o quarto do bebê

O seu filho passou da fase de bebê e agora é uma criança cheia de gostos e opiniões? Então chegou a hora de adaptar o quarto antigo para o novo. A dica principal é reformar os móveis para reaproveitar, economizando um bom dinheiro em objetos de qualidade. Lixe os móveis de madeira e pinte de forma que combine com o novo visual.

Doe os brinquedos antigos que não são mais de interesse do seu filho e abra espaço para novas possibilidades.

Quarto compartilhado entre criança e bebê

Você já tem um filho e a família está prestes a aumentar com um novo bebê? Não fique preocupado, porque é possível compartilhar o ambiente e criar uma decoração unificada.

Decore o quarto com duas cores: uma mais neutra e outra um pouco mais forte. Elas precisam funcionar em harmonia, então é melhor usar a mesma cor em tonalidades diferentes, como o rosa bebê e magenta, ou apostar em cores complementares, como azul e laranja.

Você também pode manter a mesma cor no quarto inteiro e usar alguns detalhes como identificação do cantinho de cada pessoa. A cabeceira da cama e do berço podem ser diferentes uma da outra, por exemplo.

O armário também pode ser compartilhado, assim como o baú de brinquedos, dessa forma, eles aprenderão desde cedo a compartilhar os objetos.

Quarto de adolescente

A adolescência é a fase de transição entre infância e a vida adulta, por isso, é cheia de dúvidas, mudanças e autoconhecimento. O quarto deve ser um ambiente acolhedor para que o adolescente consiga se desenvolver da melhor forma.

Respeite e estimule a privacidade

É nessa fase que a criança deixa de querer ficar o tempo inteiro com a família e passa a usar o quarto como refúgio. É importante respeitar esse momento e proporcionar o melhor ambiente para que ele possa desenvolver o autoconhecimento. Se não houver problema em colocar uma TV no local, crie um espaço confortável para que ele possa receber os amigos, ver um filme e jogar video game.

Deixe seus livros preferidos à mostra em uma bela estante, pois eles costumam ser motivo de orgulho para os adolescentes e refletem sua personalidade.

Mesa de estudos

Além de ser um refúgio para as horas de lazer, o quarto também é o cantinho para realizar os deveres. Coloque uma mesa de estudos ou escrivaninha com objetos divertidos para incentivar a realização das tarefas. Se o adolescente tiver outros interesses, como o desenho, opte por uma mesa espaçosa e compre equipamentos para incentivar a descoberta dos seus talentos.

decorar o quarto de crianças e adolescentes escrivaninha

Encontre a escrivaninha ideal para o seu filho

Invista em móveis planejados

Com o crescimento da criança, é possível que os armários também precisem aumentar de tamanho, pois eles passam a acumular mais coisa com o passar do tempo. Invista em móveis planejados para conseguir tirar o máximo de proveito do espaço do quarto.

Além disso, opte por objetos de mobília que deixem o ambiente mais moderno, como poltronas, almofadas e painéis de fotos.

Aplique cores vibrantes

Ao contrário do quarto das crianças, que normalmente possui cores mais suaves, os adolescentes tendem a optar por cores vibrantes em pelo menos uma das paredes, que normalmente será o foco da decoração, com prateleiras e quadros.

Outra moda que pegou forte nesta faixa etária é a de decorar usando paredes cinzas. Essa é uma das tonalidades preferidas para quem gosta de decoração minimalista, sendo possível combiná-la com o rosa millennial, amarelo ou azul.

Cama aconchegante

Esse é o protagonista do quarto e merece toda atenção na hora da escolha. Além do colchão ideal e do travesseiro mais confortável, também é importante pensar nos elementos que ficarão em cima da cama.

A roupa de cama pode ser bastante ousada, ou simplesmente funcionar em harmonia com a decoração. Coloque almofadas divertidas e confortáveis para que ele possa descansar depois de um dia longo de estudos.

decorar o quarto de crianças e adolescentes cama

Procurando por cama de solteiro? Confira os modelos à venda no Mercado Livre

Decorar o quarto é uma atividade divertida tanto para os pais quanto para os filhos! Use esse momento para criar lembranças inesquecíveis de como trabalharam juntos para criar esse cantinho especial.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!