Dicas para decorar o apartamento alugado

Decorar com criatividade é o segredo para transformar apartamentos alugados em ambientes aconchegantes.

Já falamos por aqui sobre os prós e contras de alugar um apartamento. Se você tem disciplina para economizar no longo prazo, o aluguel ainda é mais rentável. Além disso, você terá mobilidade e poderá escolher sempre morar mais perto do trabalho, por exemplo – afinal, alugar um imóvel é muito mais rápido e fácil do que vender e comprar.

Os proprietários, imobiliárias ou administradores, normalmente, apresentam uma série de restrições e, ao mesmo tempo, não queremos investir grandes valores nas residências de terceiros. Por isso, buscamos ideias com custo baixo, de fácil execução e sem grandes mudanças no local – afinal, nem sempre estamos livres de desembolsar uma grana na devolução.

Se você optou em seguir com a locação, deve estar preocupado porque sabe que se fizer grandes mudanças, deverá devolvê-lo como contratou. Se este é o seu caso, acalme-se: é possível decorar um apartamento alugado e deixá-lo com a sua cara. Basta seguir algumas dicas de ouro.

Em primeiro lugar, pense que algumas movimentações, como aplicação de box no banheiro, retirada ou instalação de armários, entre outros, precisam ser previamente negociadas para evitar futuras surpresas.

Se optar por furar uma parede ou fazer qualquer mudança, não esqueça também de pedir uma cópia da planta do imóvel ou que sinalizem quais paredes contemplam encanamentos. Afinal, ninguém quer tomar um banho de cano furado, não é mesmo?

Por isso, nossa sugestão é que você priorize uma mobília multifuncional e de fácil movimentação. Nada de armários embutidos ou que precisem de fixações. Depois, pense que o diferencial pode estar em objetos com memória e envolvimento afetivo.

A segunda dica é espalhar sua personalidade com itens de coleção e todos os objetos que te trazem alegria. Se você adora música, pode curtir dicas que publicamos aqui e deixar o clima ainda mais inspirador.

E, por último, escolha as cores que serão predominantes e as que combinarão com elas em toda a sua decoração para manter o espaço harmônico.

Agora, confira algumas dicas de itens que separamos e que podem te ajudar neste desafio. Abuse da criatividade para dar um novo visual ao seu cantinho especial.

Porta-retratos

Eternize os momentos mais felizes da sua família e espalhe pela casa. Isso trará alegria e boas recordações. Que tal relembrar sempre daquela viagem especial? Você pode trocar as fotos regularmente ou até mesmo personalizar a cada visita, organizar um varal com mini fotos no estilo Polaroid ou espalhar álbuns pela casa. O importante é eternizar o que realmente importa e resgatar memórias felizes.

Iluminação

Aposte nas luminárias de chão para dar um ar intimista. Elas são super adequadas em salas e quartos, e ainda ajudam na hora que bater aquela preguiça para levantar da cama e desligar a luz. Se você é amante da leitura, aproveite para investir em uma poltrona bem confortável e crie um espaço relaxante e descontraído. Um abajur também é bem-vindo.

Roupas de cama, almofadas e tapetes

Se não puder trocar a pintura das paredes, opte em espalhar cores pela casa em itens de decoração como roupas de cama, capas de almofadas e tapetes. Abuse das estampas, listras e desenhos. Troque regularmente e tenha uma decoração diferente várias vezes ao ano sem gastar muito!

decorar o apartamento alugado tapete

Veja uma seleção de tapetes disponíveis no Mercado Livre

Pisos vinílicos

Não gostou do piso do apê? Calma, não precisa chorar pensando na quebradeira e no alto valor para trocar o piso. A dica é usar os modernos pisos vinílicos. Eles cobrem vários tipos de superfícies e dão todo um charme ao local. Eles também são práticos na hora da limpeza, outro item importante a ser considerado na escolha da decoração.

decorar o apartamento alugado piso
Encontre o piso vinílico que combina com a sua decoração

Prateleiras de encaixe

As prateleiras de encaixe não exigem a fixação nas paredes e permitem uma mobilidade maior. Enjoou da disposição atual? Experimente mudar de lugar. O espaço ficará com cara de casa nova!

Outra dica é usar itens como caixotes para construir nichos e prateleiras de acordo com a sua necessidade.

decorar o apartamento alugado prateleiras

No Mercado Livre você encontra diversos caixotes para personalizar seus ambientes

Estantes de aço cromado

As estantes de aço cromado trazem a tendência da decoração minimalista. Fáceis de limpar, são ótimas para cozinha ou sala de leitura e para armazenar livros e objetos. Algumas delas permitem escolher a quantidade de prateleiras que você deseja montar.

Barras de cozinha

Na ausência de espaço ou armários, as barras aplicadas na parede logo acima da pia ajudam a armazenar objetos e facilitam o acesso. Assim, fica mais fácil e prático se inspirar para cozinhar para os amigos e família.
Suporte para shampoo e itens de banho

Se você tem pavor só de pensar em ter que furar um azulejo para fixar um suporte, fique tranquilo: procure por itens que possam ser ajustados ou pendurados em outros lugares como box e torneira, por exemplo.

Papel de parede

Um toque especial e charmoso que faz toda a diferença na decoração é o papel de parede, e se você é um pouco mais habilidoso com trabalhos manuais, pode até mesmo arriscar aplicar sozinho e economizar nesta tarefa. Em nosso site, temos papéis e todos os itens necessários para este projeto.

decorar o apartamento alugado papel de parede

Escolha o seu papel de parede no Mercado Livre

Plantas e flores

Que tal um toque de natureza na sua casa? As plantas espalham boas energias, trazem frescor e mantém nosso contato com a terra e o meio ambiente. Escolha vasos charmosos e fique atento em qual lugar a planta melhor se adapta. Suculentas e cactos, por exemplo, são fáceis de cuidar mas exigem luz e sol. Se não é o caso do seu espaço, opte pela espada de São Jorge, lírio da paz ou bambu da sorte, plantas que se desenvolvem bem em ambientes com pouca luz ou sombra.

E se o seu negócio é cozinhar, que tal manter uma mini-horta e saber exatamente a origem dos seus ingredientes? Esta prática, além de tudo, é uma ótima terapia e te ajuda a observar melhor a vida e o tempo necessário para que tudo se transforme.

decorar o apartamento alugado plantas

Veja uma seleção de suportes para plantas no Mercado Livre

Araras e mancebos

As araras e mancebos também são ótimas opções para falta de espaços e armários e deixar tudo sempre à mão. E se você tiver um estilo fashionista, que tal absorver as bolsas e outras peças estilosas ao ambiente e deixá-lo descontraído e com a sua cara?

Para a arara, escolha as cores dos cabides de acordo com a decoração, mas não esqueça de priorizar também aqueles que preservarão o formato e a qualidade das suas peças. Os cabides de veludo, por exemplo, são ótimos aliados para peças delicadas e escorregadias. Já as peças mais pesadas, como casacos e calças jeans exigem cabides mais robustos, e por isso escolha os feitos de madeira ou plástico.

Janelas criativas

Tecidos e persianas trazem aconchego e devem ser planejadas de acordo com a decoração. Cada estilo e material traz uma proposta diferente ao ambiente. Procure escolher peças de fácil instalação, limpeza e manutenção. Lembre-se que cortinas ou persianas sujas podem provocar alergias e outras doenças respiratórias.

Adesivos para azulejos

Aquele azulejo do banheiro ou da cozinha que você não gosta pode ganhar um ar moderno ou divertido que tenha tudo a ver com o seu estilo. Aposte nos adesivos para dar personalidade a esses ambientes.

decorar o apartamento alugado cozinha

Encontre o adesivo que se encaixa perfeitamente na sua decoração

Investimentos

Se estiver disposto a investir um pouco mais, você pode pensar em trocar chuveiros, torneiras e espelhos de luz. Mas não esqueça: armazene com cuidado as peças originais do apartamento, afinal, elas deverão estar no mesmo lugar na vistoria de encerramento do contrato. Coloque tudo em uma caixa, embrulhe e etiquete para não esquecer onde guardou.

Todos esses itens podem ser combinados e pensados também de acordo com técnicas de feng shui. Com essas dicas, aproveite para trazer harmonia e atrair dinheiro. Mas se a grana tá curta, aproveite as dicas que publicamos aqui.

O mais importante, neste processo, é mentalizar que tudo poderá ser mais fácil do que imaginamos. E lembre-se: quanto menor as mudanças, menos terá que investir em manutenção no momento da devolução do imóvel.

Depois de todas as dicas, respire fundo e mãos à obra – ou melhor, direto para a decoração do seu tão sonhado lar doce lar! Use e abuse da criatividade, e não esqueça: o mais importante é transformá-lo em um local único, que transmita felicidade e traga boas energias para você.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!