Decoração Minimalista: fique por dentro dessa tendência

A decoração minimalista já é tendência. Aprenda a organizar os ambientes para Ter um espaço com menos objetos e mais simplicidade na sua casa.

Data do texto sobre decoração minimalista

Com a vida cada vez mais corrida e agitada, a nossa casa se tornou um espaço que precisa trazer paz e tranquilidade, para renovarmos as energias. Aproveitando melhor os espaços e usando menos objetos, podemos conseguir esse “respiro” tão necessário. Para te ajudar a adotar um estilo de decoração minimalista, preparamos uma lista recheada de dicas que vão transformar seus ambientes.

A decoração minimalista vai muito além de ter poucas coisas em casa. Na verdade, é preciso entender que há espaços “vazios”, que você escolheu, como uma forma de decorar. Ou seja, um local sem nada, não necessariamente está vazio. Naquele canto há calmaria, tranquilidade ou outra coisa que você queira sentir com aquele ambiente.

Tendências para decoração minimalista

Busque uma unidade de cores

Trabalhar com as cores é uma ótima maneira de criar uma decoração minimalista. Você pode trabalhar com três tons diferentes, por exemplo, para compor todo o espaço que será modificado.

Se você for criar uma decoração para a sala, pode apostar em um sofá como um dos pontos de referência para a combinação de cores. Dá para coordenar com um tapete, almofadas para o sofá ou um vaso, todos em tons diferentes.

O importante sempre é usar as cores que você escolheu de uma forma harmônica e que consiga transmitir o que a decoração minimalista propõe: um espaço mais “clean”, com mais amplo, que mantém um charme e elegância, trazendo tranquilidade para o ambiente.

Decoração minimalista com almofadas

Crie uma decoração minimalista com almofadas

Cultive os espaços vazios

Para esse segundo ponto, o grande segredo é deixar o espaço “sem nada”. Lembre que com o conceito minimalista, um lugar sem objetos, não necessariamente está vazio. Afinal, ele contém aquilo que você busca. Por isso, essa decoração pode ser aplicada nos mais diversos cômodos.

Na sua estante, você pode escolher um lado para decorar com alguns objetos, e deixar a outra ponta vazia. O mesmo conceito e ideias podem ser aplicadas para uma mesa de centro, onde você pode colocar um enfeite mais simples sobre ela, como um vaso.

Com essa tendência de espaços vazios, você vai começar a sentir uma tranquilidade ao visualizar os locais menos cheios. O objetivo é que você olhe para esses ambientes mais limpos e comece a sentir a mudança no clima, e que isso reflita nesse novo momento da sua vida.

Decoração minimalista com estante

Use uma estante para fazer a sua decoração

Escolha os móveis da sua casa

A mobília da sua casa tem uma grande importância na decoração minimalista. Já que, com poucos objetos ao redor, eles serão observados de uma forma mais individual.

Escolha um móvel que você realmente goste e ache bem bonito. A partir de agora, eles serão mais vistos e, por isso, precisam ser do seu agrado.

Além da beleza, é importante que eles te tragam uma funcionalidade. Assim você terá um mobiliário enxuto, mas que servem para várias situações. Que tal um sofá cama? Eles são ótimos e vão melhorar a sua decoração minimalista.

Você pode dar um plus para a sua decoração, usando uma boa luminária. Que pode ornar muito bem sozinha, ou ainda fazendo par com algum móvel da sua casa.

Aposte em pequenos objetos

Com a escolha dos móveis maiores, que terão um destaque todo especial na decoração minimalista, há também espaço para você utilizar objetos menores. Eles vão combinar muito bem para deixar o seu ambiente mais bonito.

Para decorar a sua estante, você pode optar por alguns vasos de chão, que são menores e se encaixam muito bem nos mais diferentes espaços. É possível colocá-los ao lado ou sobre o seu móvel. Já aplicando os conceitos de espaço vazio, que você aprendeu.

O mesmo vale para outros objetos, como quadros. Basta você organizá-los utilizando a mesma ideia dos vasos. Só preste atenção nos desenhos dos quadros, para que eles não destoem da decoração. Afinal, o estilo minimalista precisa trazer a leveza e calmaria.

Decoração minimalista com quadros

Veja ofertas de quadros para a decoração minimalista

Ganhe praticidade e comodidade em casa

Esse último ponto, na verdade é mais um benefício que você consegue, quando aplica a decoração minimalista pela sua casa. Com menos objetos dentro de casa, você ganha mais espaço e um ambiente menos carregado.

Isso é muito importante, principalmente pelo momento em que estamos vivendo. Cada vez mais, os apartamentos e casas estão menores, então criar um apartamento com decoração minimalista, pode ser uma solução para essa possível falta de espaço.

Além disso, fica muito mais fácil de limpar e organizar, já que há menos objetos em casa e mais espaço para alocar o que você tem. Para ajudar na limpeza, é possível até apostar naqueles robôs aspiradores. Como não terá nenhum objeto pela frente, eles terão mais facilidade para fazer o serviço de deixar a sua casa limpa e sem poeira.

Robô aspirador para decoração minimalista

Capriche na limpeza da sua casa com um robô aspirador

E caso você não queria mudar toda a sua casa, pode escolher apenas um dos cômodos para fazer essa modificação. O importante é entender que a decoração minimalista vai trazer um novo conceito, com menos objetos e mais espaço, que vai refletir na relação com a sua casa, que vai trazer mais paz e conforto para esse local que você tanto ama.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!