Como fazer uma decoração industrial na sua casa

Um estilo rústico, cheio de atitude e que continua sendo uma tendência. Veja aqui como fazer uma decoração industrial na sua casa.

Data do texto sobre decoração industrial

Inspirada em fábricas reformadas que, posteriormente viraram moradia, esse estilo teve início nos Estados Unidos por volta dos anos de 1960 a 1970 e tomou conta do mundo. Apesar de ser uma tendência mais comum para lofts, incluir características em alguns cômodos pode ajudar a trazer personalidade para a sua residência ao optar pela decoração industrial.

É claro que, quando falamos de decoração, estamos tratando de algo subjetivo e que carrega muito das tendências, inovação em tecnologia e materiais, além de novas técnicas para pintura, por exemplo, mas algumas características permanecem e, no caso do estilo industrial, são elas:

  • Cimento queimado e concreto aparente: uma das características mais marcantes das construções são o cimento, tijolo e falta de acabamento. Essa aparência rústica, áspera e inacabada é o ponto forte da decoração industrial. Por isso, invista no concreto aparente e no cimento queimado, pode ser na pintura das paredes, no chão revestido ou até mesmo em bancadas e balcões de concreto e deixe-os assim, sem nenhum acabamento.
  • Tijolinhos: usar tijolinhos pode ser uma excelente maneira de continuar seguindo o estilo industrial, mas com um toque mais aconchegante e confortável já que esse material ajuda a quebrar um pouco da frieza do aço e do concreto.
  • Iluminação: a decoração industrial usa bastante a luz tanto direta quanto indireta. Luminárias suspensas ou de chão precisam estar na lista de decoração.Outra dica é o uso de lâmpadas ligadas diretamente na fiação.
  • Janelas e portas amplas: garantia de acessibilidade, ventilação e iluminação adequada essas características das fábricas e galpões merecem uma chance na arquitetura da sua casa. Ah! dê preferências às esquadrias feitas de ferro ou aço.
  • Tubulações e instalações expostas: uma das características de decoração mais facilmente reconhecidas como estilo industrial, os canos e tubulações de água, gás, ar condicionado e energia elétrica expostos no ambiente podem trazer um charme a mais se pintados de uma cor viva e contrastante.
  • Integração de ambientes: a otimização do espaço, a integração de ambientes e a valorização da vivência e relações sociais é mais uma marca da decoração industrial. Aqui uma sala pode se transformar em quarto à noite ou a cozinha e sala de jantar passam a ocupar um só ambiente, basta usar a criatividade.
  • Móveis e eletrodomésticos: prefira móveis de aço, madeira maciça ou ferro. Itens antigos também são uma boa pedida para compor a decoração. Com relação aos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos prefira os de aço inox que podem ser tanto no estilo vintage, quanto com um design mais moderno e arrojado.
  • Cores: dê preferência para as cores sóbrias e neutras para compor a base dos ambientes, como cinza, branco e preto. Caso queria adicionar um pouco de cor invista nas primárias – azul, amarelo e vermelho – principalmente na decoração ou em alguns detalhes pontuais da decoração.

Leia também: Decoração barata: como mudar o ambiente gastando pouco

Como fazer uma decoração industrial

Cozinha

Esse ambiente, geralmente trabalhado em conceito aberto com a sala de jantar, tem como características mais presentes as instalações elétricas e tubulações aparentes, o uso de equipamentos e eletrodomésticos em inox ou preto, detalhes em madeira, luminárias e pendentes e detalhes em concreto, tijolo ou latão.

Decoração industrial para cozinha

Quer deixar sua cozinha com esse estilo? Veja lista de geladeiras para sua cozinha estilo industrial

Sala de estar e jantar

Para as salas de estar e jantar, aposte em móveis de madeira, como a mesa da sala de jantar, as cadeiras não precisam combinar entre si e, caso queira dar um ar mais moderno, podem ser coloridas. Dê atenção especial às luminárias e pendentes e aposte na parede de tijolos como ponto central do ambiente.

Decoração industrial para sala de estar e jantar

Veja aqui mais opções de revestimento industrial para sua parede.

Banheiro

Para esse espaço, além de todas as características já citadas, há um elemento muito característico de decoração: o revestimento estilo metrô. Por isso, não tenha medo de usar em todo o espaço e combinar com detalhes em madeira, cimento queimado e cores neutras, principalmente o preto e o cinza.

Decoração industrial para o banheiro

Veja opções de revestimento metrô white

Quarto

Por ser um espaço mais privado, aposte no mix de texturas e imprima sua personalidade no ambiente. Móveis e detalhes em ferro são uma excelente ideia para deixar o ambiente com um estilo industrial da década de 80.

Decoração industrial para o quarto

Veja algumas opções de guarda-roupa rústico

Agora é só colocar alguns elementos desse estilo no ambiente que você achar melhor e fazer uma decoração industrial na sua casa.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!