Decoração DIY: renove a casa com itens feitos à mão

Conheça algumas ideias simples que você mesmo pode fazer sem gastar muito para dar novos ares à decoração de sua casa.

A decoração DIY se popularizou com a internet e vem ganhando adeptos de todas as idades. Se nunca ouviu falar no assunto e está aí pensando o que é DIY, saiba que as letras são uma abreviação para a expressão inglesa “do it yourself”. Traduzindo: é o movimento conhecido por “faça você mesmo”. E o seu conceito vale para praticamente qualquer projeto ou tarefa cotidiana. Por exemplo, quem não quer gastar muito com uma estante para a sala pode montá-la a partir de caixotes de feira.

Além de ser uma decoração criativa, esse tipo de ideia costuma ser econômica e super fácil de fazer. Existem diversos blogs especializados no assunto que trazem opções para enfeitar um espaço, organizá-lo ou reformá-lo utilizando objetos e ferramentas do dia a dia, mas nós reunimos as principais dicas para quem é iniciante no assunto. Tudo depende mesmo é da sua criatividade, porque é super fácil de fazer!

Decoração DIY: ideias para se inspirar

Pensando em lhe ajudar a dar aquela repaginada no ambiente, separamos algumas dicas. Tem decoração DIY para ser usada na sala, no quintal, no quarto e onde mais você achar interessante. Confira abaixo algumas ideias e mãos à obra.

Invista em uma decoração com pallet

Eles são utilizados em supermercados e armazéns para carregar itens pesados, suportam um peso considerável e geralmente são empilhados na hora de organizar o estoque. Provavelmente você já viu muitos pallets por aí, eles estão em toda a parte. Podem ser feitos de metal e plástico, mas sua versão mais comum é a de madeira – ideal para compor projetos de decoração DIY.

Dá para criar mesas, jardim vertical, bancos, cama, balcão na cozinha e muitos outros móveis. Além de ser um projeto sustentável, o investimento é baixo e você não precisa ser um especialista em carpintaria, pois os pallets são modulares – o que torna a montagem tranquila. Olha o que é possível fazer com poucos materiais:

Mesinha de centro

Escolha um pallet não muito grande, lixe e pinte como preferir. Você pode pintá-lo com uma cor específica ou apenas envernizá-lo. Em seguida, instale quatro rodinhas em cada canto e pronto: pode colocar revistas e outros objetos no centro da sala.

Cama de solteiro ou casal

A quantidade de pallets depende do tamanho e da altura que você deseja. O número pode variar de quatro a oito unidades, que devem estar bem lixadas para evitar que alguém se machuque com alguma farpa.

Em seguida, reúna e empilhe os pallets cuidadosamente no espaço destinado à cama. Caso opte por uma estrutura mais alta e decida empilhar dois pallets, lembre-se de parafusá-los em duplas: o de cima ao de baixo. Assim, você garante que a cama não fique desconjuntada por conta de qualquer movimento. Por fim, é só reunir os blocos e preparar o colchão por cima.

Decoração DIY pallets

Veja uma seleção de pallets para montar a sua cama

Sofá

Ele vai bem na sala, no quintal e até no escritório. Para criar um sofá para algum desses ambientes, comece definindo as medidas e o formato necessário dos pallets. Podem ser dois, quatro ou seis unidades, dependendo da altura, assim como na decoração DIY da cama. Eles também devem ter sido lixados e pintados para, depois, serem aparafusados entre si.

A vantagem desse tipo de móvel é que ele pode ter diversos estilos, de acordo com a pintura e o estofado escolhido para acompanhá-lo. A madeira à mostra, apenas envernizada, dá um toque mais rústico; cores como vermelho e verde-azulado são mais descontraídas e combinam com estampas variadas; enquanto o branco dá um ar mais moderno, e aliado à almofadas claras, fica perfeito em espaços minimalistas.

Lembre-se que os pallets são feitos de madeira e devem ser muito bem impermeabilizados, principalmente se ficarem expostos em locais abertos. Chuva, luz do sol e outras intempéries podem estragar ou diminuir a vida útil do seu sofá.

Reaproveite caixotes de feira para mobiliar

Outra peça coringa da decoração DIY são os caixotes de madeira, muito utilizados em feiras. Inclusive, se você tem alguma perto de sua casa, aproveite para passar por lá e angariar alguns de graça ou por um preço camarada. Assim como os pallets, podem ser usados como itens modulares.

Como sempre, prepare os caixotes antes de começar qualquer projeto. Eles costumam ser bastante usados para montar estantes, prateleiras e organizadores. Vale pintar com uma cor única, passar apenas o verniz ou deixá-los todos coloridos – o que você preferir. São fáceis de encaixar, mas não confie apenas nisso. Utilize parafusos em pontos estratégicos para garantir a sustentação da sua estante.

Outra boa ideia é fixar os caixotes de feira na parede. Funcionando como nichos são extremamente úteis e práticos. E também vão bem em quartos, áreas de serviço e até na cozinha.

Decoração DIY caixote
Compre caixotes de madeira para o seu projeto DIY no Mercado Livre

Reforme aquele móvel que você tem em casa

Sabe aquele aparador que está um pouco riscado ou deixou de ornar com o restante da decoração da sala? Ou aquela penteadeira que você herdou da sua avó e está encostada no quartinho de bagunças? Uma pequena reforma, feita à mão mesmo, pode dar uma vida nova ao objeto e ao ambiente. Dê uma olhada nas dicas de como reformar móveis:

  • Pense no que você quer fazer, planeje e prepare os materiais. Feito isso, escolha um local tranquilo e arejado para o trabalho e, de preferência, que não atrapalhe a rotina da casa;
  • Antes de começar, forre o chão e o que estiver próximo com folhas de jornal ou plástico. Assim você mantém tudo limpo e evita qualquer tipo de acidente;
  • Retire todos os acessórios e partes removíveis, como gavetas, puxadores e dobradiças;
  • Limpe bem o móvel com o auxílio de panos úmidos para remover toda a poeira ou sujeira que possa estar acumulada;
  • Lixe de maneira uniforme e regular até que não sobre tinta, verniz ou outros resíduos. Isso garante a maior aderência da tinta;
  • Aí sim, pinte a peça! Pode ser com spray, rolo ou pincel – o que achar mais adequado. Tome cuidado com o sentido do movimento, a pressão e a quantidade da tinta que está aplicando para evitar camadas desiguais;
  • Espere o tempo necessário para a tinta secar e reinstale os acessórios que ficaram de fora.

O processo é o mesmo para objetos feitos de metal e de madeira. E, se você nunca reformou um móvel antes, a dica é treinar primeiro em cadeiras, criados-mudos e outros itens com superfícies menores.

Decoração DIY madeira
Confira uma seleção de lixas de madeira para reformar os seus móveis em casa

Faça enfeites para o quarto gastando pouco

A iluminação é um dos fatores que ajudam a tornar um cômodo mais aconchegante. Por isso, quem está a fim de mudar o clima do quarto, por exemplo, pode se render à onda dos varais com luzes e fotos. São vários tipos de luzinhas: maiores, menores, de LED, coloridas.

Você pode pegar aquele conjunto de pisca-pisca usado no último Natal, usá-lo como vem na embalagem ou incrementá-lo com bolinhas de ping-pong. Do segundo jeito, a luz fica mais suave e com o formato semelhante ao de uma lâmpada. Para montar, corte um pequeno X em cada bolinha e encaixe uma a uma nas luzinhas.

Por fim, para uma decoração de quarto com fotos, aproveite o varal de luzes e prenda os registros de seus momentos prediletos. Daí, é só escolher onde o apetrecho deve ficar – na parede acima da sua cama, como uma cabeceira, em torno do espelho ou perto da escrivaninha. Quando for pendurar, nem precisa furar a parede, use uma fita adesiva. É difícil não se encantar ao Acendê-la e ver fotografias de momentos especiais.

Decoração DIY luz
Pesquise varais de luzes no Mercado Livre para decorar o seu quarto

Depois de todas essas dicas nenhum pallet ou caixote de madeira será visto do mesmo jeito. Que tal incluí-los nas próximas mudanças de decoração de sua casa? Você economiza, treina suas habilidades manuais e ainda deixa tudo personalizado.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!