Como usar preto e cinza na decoração

O preto e o cinza são a grande tendência de decoração do momento. Saiba como aplicar as tonalidades em diferentes ambientes.

Os tons neutros passaram a ganhar mais destaque na decoração de qualquer ambiente, deixando de ser usados apenas como base para combinar com outras cores. Atualmente, as nuances entre preto e cinza funcionam como protagonistas da decoração.

A tendência de usar o cinza pegou tão forte, que ele passou a ser conhecido como “novo bege”. Isso aconteceu porque, além de ser uma cor coringa e permitir diversas combinações, ainda deixa o ambiente moderno.

O preto é outra cor neutra que dominou os lares. É possível aplicá-la tanto em detalhes, como tecidos, objetos e móveis, quanto pintar uma parede inteira da mesma cor.

Saiba como usar preto e cinza na decoração

Preto

Muitas pessoas têm medo de aplicar o preto como cor predominante da decoração por ser muito escura, porém, essa é uma cor cheia de significados que podem combinar com você. Escolher uma determinada cor para decorar a sua casa é uma forma de comunicação. Ao optar pelo preto, estará passando a ideia de elegância e simplicidade ao mesmo tempo, então se essas características combinarem com o seu estilo de vida e personalidade, não tenha medo de aplicá-la.

O segredo para não deixar o ambiente pesado é não exagerar nos acessórios e escolher móveis com design simples. Para conseguir comunicar sofisticação, misture móveis antigos com peças clássicas e detalhes brilhantes.

Outra mensagem que o preto passa é de rebeldia. Inclua elementos que remetam ao espírito rock’n roll, como artes espalhadas pelas paredes e móveis com detalhes em couro, para criar uma decoração cheia de personalidade.

Também é possível criar uma décor sexy ao utilizar o preto como protagonista. Basta incluir materiais gostosos de tocar, como veludo, cetim, seda e couro, assim como superfícies brilhantes, como vidro e metal.

Quartos

Um dos desafios de criar um quarto preto é deixá-lo aconchegante, pois a escuridão da cor pode causar desconforto. A dica é incluir a tonalidade apenas em detalhes, como objetos decorativos ou roupa de cama. Pinte a parede com cores claras para que o cômodo fique iluminado e moderno ao mesmo tempo.

Para acrescentar apenas um item preto e proteger o quarto do sol, invista em cortinas pretas de tecido encorpado. Dessa forma, o quarto continua clean, mas com um detalhe estiloso que vai te ajudar manter o clima aconchegante.

Se a ideia de pintar as paredes do quarto de preto não sai da sua cabeça, faça de tudo para aproveitar a luz natural do ambiente e invista tanto na iluminação direta, quanto indireta para deixar o local o mais claro possível.

Banheiros

A principal dica na hora de decorar banheiros com preto é lembrar-se que ela causa a impressão de diminuir o ambiente, por isso, nada de exagerar no preto se o banheiro for muito pequeno. Nesse caso, escolha detalhes específicos para aplicar a coloração, como a saboneteira e todo o kit que fica em cima da pia, ou as toalhas.

Combinar pastilhas pretas com a parede clara também é uma ideia para alcançar o equilíbrio. Invista na pia e no vaso sanitário pretos para criar pontos escuros.

Caso o banheiro seja grande, nada impede de apostar no preto para pintar as paredes ou até mesmo no chão. Acrescente itens coloridos para quebrar a monotonia.

Cozinha

Esse é um dos ambientes mais fáceis de decorar com tons de preto, porque normalmente é um dos mais amplos da casa. Também é possível apostar na combinação de paredes pretas com piso branco ou parede branca com piso preto para ampliar o ambiente caso a cozinha seja estreita. Acrescentar o preto na cozinha vai fazer com que o local fique mais elegante.

Para criar um visual harmônico, invista em móveis planejados combinados com eletrodomésticos em inox. Para quem deseja manter tudo da mesma cor, existem também opções de geladeira, fogão e micro-ondas pretos.

Para tornar o ambiente mais descontraído e divertido, acrescente detalhes com cores vivas, como amarelo ou vermelho, criando um contraste no visual.

Combine o preto com elementos de madeira para manter o visual moderno e sofisticado.

Como usar preto e cinza na decoração cozinha

Compre um fogão preto para decorar a sua cozinha

Sala

Se você adora assistir um filminho em casa, vai querer decorar a sala inteira de preto. As paredes nessa cor deixam o ambiente mais escuro do que o normal, lembrando o clima de uma sala de cinema.

Para criar um ambiente divertido, invista na parede de giz, que pode ganhar desenhos coloridos variados. Outra opção é acrescentar uma parede de quadrinhos coloridos para quebrar a seriedade do local.

O sofá preto cai muito bem nessa decoração, sendo extremamente sofisticado. Acrescente mantas ou almofadas para dar um ar de modernidade. Complete o ambiente com cadeiras e poltronas da mesma cor.

Como usar preto e cinza na decoração sala

Confira uma seleção de sofás pretos disponíveis no Mercado Livre

Cinza

A principal preocupação na hora de montar uma casa nessa paleta de cores é que, por ser uma cor fria, pode deixar o local com cara de escritório. Para evitar isso, existem duas soluções:

1- Combiná-la com cores mais vibrantes;
2- Criar uma mescla entre as diferentes tonalidades do próprio cinza.

Para não errar na mensagem ou sensação que deseja passar com a decoração, é importante entender sobre a combinação que fica melhor. Toda tonalidade de cinza possui um tom secundário, que pode ser azul, verde ou rosa, que terá influência na temperatura do ambiente: quente ou frio. Isso vai te ajudar a escolher o cinza perfeito dependendo da cor que deseja misturar.

Cores para combinar
Nuances de cinza

É possível usar diversos tons de cinza no mesmo ambiente sem deixá-lo monótono. Aplique um tom mais frio, como cinza gelo, na maioria das paredes e uma opção mais escura em uma única parede. Os objetos decorativos devem estar no meio termo entre as duas cores escolhidas, criando um visual harmônico.

Os móveis com design de linhas retas ajudam a criar um espaço moderno e contemporâneo.

Como usar preto e cinza na decoração sofá

Encontre o sofá cinza ideal para a sua casa

Amarelo

Esse é um dos mix mais harmônicos que irá alcançar com o cinza. Acrescentar detalhes amarelos fará com que o ambiente fique muito mais vibrante e feliz.

Essa combinação é bastante versátil, ou seja, pode ser aplicada em qualquer ambiente da casa. Se ainda não está acostumado com essa mistura, não precisa comprar um móvel amarelo logo de cara. Vá acrescentando a cor aos poucos, em objetos menores, para saber se a ideia combina com você. Se tiver um sofá cinza, por exemplo, compre almofadas amarelas.

Rosa

O rosa é comumente associado ao espírito jovem. Combinado ao cinza, garante um visual moderno e irreverente. Para criar um ambiente harmônico, a dica é não abusar em nenhuma das duas cores, ou seja, escolher tons suaves, como cinza claro e rosa pastel, transmitindo romantismo em cada detalhe. Por ser uma combinação suave, é ideal para decorar o quarto do seu bebê.

Como usar preto e cinza na decoração quarto

Confira uma seleção de berços rosas à venda no Mercado Livre

Branco

Se você gosta do estilo minimalista, pode apostar nessa decoração sem medo. É perfeita para criar um visual clean e equilibrado, onde o ponto de foco ficará por conta de objetos decorativos. Também é ideal para quem gosta de aproveitar a iluminação natural da casa.

O branco junto com o cinza cria um ambiente aconchegante e romântico.

Turquesa

Quer montar um espaço especial da casa para relaxar e revigorar as energias? Então aposte na mistura entre cinza e azul turquesa. Ideal para ser utilizada em quartos, cria o equilíbrio perfeito entre modernidade e simplicidade.

Vermelho

Por serem cores fortes e sólidas, a utilização em conjunto deve ser equilibrada com tonalidades intensas e suaves. Por exemplo, se quiser usar um cinza escuro, aposte no coral para complementar a decoração. Se quiser um cinza claro, invista no vermelho sem medo.

Se a ideia é montar uma decoração impactante, não há nada como se arriscar com tons escuros de ambas as cores. O resultado será dramático e sofisticado.

Além das cores, é importante ficar de olho em mais duas dicas para criar a decoração cinza perfeita:

  • Use tintas sem brilho: Procure por tintas com acabamentos com pouco brilho. As tintas brilhosas trarão o efeito parecido com o metalizado, o que fará com que a cor perca o papel de neutralidade.
  • Atenção à luz: Um ambiente que receba bastante luz natural combina perfeitamente com o cinza forte e quente. Já um cômodo que não receba sol fica mais bonito com cinzas claros e sutis. Aposte na iluminação artificial com luminárias ara que o ambiente fique mais harmônico.

O cinza e o preto têm tudo para te conquistar com muito charme e modernidade. Crie um ambiente cheio de personalidade com as duas cores queridinhas do momento.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!