Como reformar banheiros e lavabos

Trocar o revestimento e outros acessórios são opções para incluir na obra e tornar o espaço mais funcional e agradável.

Reformar banheiros e lavabos em sua casa não precisa ser uma dor de cabeça. Pelo contrário, a obra é uma oportunidade para você transformar a decoração e trocar equipamentos ou acessórios que já estão ultrapassados. Quando você substitui um dispositivo de descarga antigo por um modelo recente que gasta menos água, por exemplo, a economia aparece no fim do mês.

Já para mudar visualmente o lugar, tornando-o mais claro ou mais aconchegante, uma dica é mudar o revestimento. Existem diversas opções de tamanho, cores e texturas à disposição, basta escolher o que melhor se adequa ao seu projeto. Por isso, se você está pensando em reformar banheiros e lavabos, confira uma seleção de itens que podem entrar no planejamento.

Veja dicas para reformar banheiros e lavabos em casa

Trocar o revestimento e substituir a cuba da pia são apenas algumas das ideias na hora de reformar banheiros e lavabos. Antes de definir o que será feito no visual, identifique se é necessário fazer reparos no encanamento ou na parte elétrica. Assim, você evita problemas inesperados e garante que a nova decoração dure por mais tempo. Feito isso, é hora de decidir o que muda!

1. Troque o revestimento

Na hora de escolher o revestimento e o piso do seu banheiro, considere a praticidade da limpeza e limite o uso de cores na combinação. Tons claros e neutros são elegantes, mais difíceis de enjoar e, também por isso, são os mais comuns.

Se quiser destacar determinada área do cômodo, como o box ou a banheira, trabalhe com um revestimento de textura ou cor diferente. Lembre-se que todos precisam ser impermeáveis. E, quando for escolher o piso, leve em conta a segurança necessária. Em moradias onde circulam crianças ou idosos, a recomendação é utilizar acabamentos menos escorregadios ao reformar banheiros e lavabos.

Veja os principais tipos de revestimento e escolha o melhor para a sua casa:

Porcelanato
Tem alta durabilidade e boa resistência à abrasão, o que faz com que esse tipo de revestimento tenha um ótimo custo-benefício. Além disso, o porcelanato oferece muitas opções de cores e texturas, o que permite que seja usado para decorar vários cômodos. No banheiro, os tipos mais usados são:

  • Polido: tem brilho, mas é liso e escorregadio. A dica é implementá-los na parede;
  • Acetinado: tem maior resistência ao atrito que a versão polida e, por isso, vai bem no piso. Não tem tanto brilho, mas não chega a ser fosco, ficando no meio termo;
  • Rústico: são menos delicados que os anteriores e podem entrar na combinação para tornar a decoração mais aconchegante.

Cerâmica
É uma boa alternativa para quem quer substituir o porcelanato. Os revestimentos de cerâmica também têm boa durabilidade, são resistentes a fungos e bastante versáteis. Você os encontra em tamanhos, modelos, cores e acabamentos variados e pode combiná-los para compor banheiros e lavabos.

De modo geral, são um pouco escorregadios, mas você pode resolver a questão aplicando uma camada de resina antiderrapante.

Mármore e granito
Clássicos, essas pedras têm boa resistência ao desgaste e boa variação de tons. No entanto, a dica para deixar o ambiente mais leve e moderno é utilizar o mármore ou o granito apenas em determinados elementos – como a pia, por exemplo.

Pastilhas
São ideais para dar personalidade ao seu espaço, podendo compor detalhes, pisos ou paredes inteiras. Aparecem nas mais variadas cores, na forma de placa ou individual e podem ser de vidro, porcelana e até metálicas.

reformar banheiros e lavabos azulejoConfira uma lista de revestimentos de porcelanato e escolha o que melhor para o seu banheiro

2. Pense nas louças e metais

Depois de pensar no piso e nas paredes, considere trocar os principais elementos que caracterizam o seu banheiro ou lavabo. A cuba, os armários e acessórios metálicos têm papel fundamental na decoração.

Cuba
Se você está pensando em reformar o lavabo para mudar o estilo ou ganhar espaço, uma opção é substituir a cuba da pia. Existem modelos feitos de vidro, acrílico, pedra, porcelanato, aço inox e até madeira. Antes de escolher a mais atraente, pense na funcionalidade e veja qual o tipo de cuba se adequa melhor ao espaço.

  • Cuba suspensa: é fixada diretamente na parede e não exige uma bancada para se sustentar. Você pode optar pelo uso da coluna embaixo ou não;
  • Embutida: a cuba fica embutida na bancada, que pode vir acoplada a um gabinete ou apenas à saia da pia;
  • Semi-encaixe: a maior parte da cuba fica embutida na bancada, enquanto a outra permanece sobressalente;
  • Sobreposta ou apoiada: a cuba é instalada sobre a bancada e fica exposta, ao contrário do que ocorre na versão embutida;
  • Esculpida: nesse sistema o ralo da pia fica escondido por uma placa do mesmo material.

reformar banheiros e lavabos piaBusque os principais modelos de cuba para o seu lavabo no Mercado Livre

Metais
Torneiras, registros, suportes e outros acessórios são parte importante de um projeto para reformar banheiros e lavabos. Com design e acabamentos variados, é possível modernizar e mudar consideravelmente o cômodo.

Para aumentar a durabilidade e manter o aspecto das peças, fique atento aos cuidados que você pode tomar no cotidiano. A maioria é bem simples, tais como: não deixar água acumulada nas peças ou próximo delas, não usar produtos abrasivos e utilizar ferramentas apropriadas durante a manutenção

3. Aproveite para substituir peças antigas

Aproveite a reforma para fazer uma vistoria geral e ver se tudo está funcionando corretamente. Reformar banheiros e lavabos é uma ótima oportunidade para substituir peças ultrapassadas como, por exemplo, a válvula da descarga ou a torneira pingando.

Chuveiro
Há diversos modelos de chuveiro elétrico e a gás, com pressurizador, ducha, eletrônico e até com luzes de cromoterapia. Quando for instalar o seu, avalie a infraestrutura elétrica e certifique-se de que ele fique em uma altura adequada. Geralmente, em ambientes com o pé direito padrão de 2,40 metros, a recomendação é colocá-lo na altura de 2,10 metros.

Torneira
A dica é escolher a sua torneira de acordo com o modelo de cuba de seu banheiro. Há três tipos de modelo básicos, que variam de acordo com a sua instalação:

  • Parede: ideal para as cubas de apoio, mas é preciso checar se o encanamento acomoda a sua instalação;
  • Mesa de bica alta: indicadas para as cubas de apoio ou sobrepostas;
  • Mesa de bica baixa: são embutidas ou com parte da base encaixada na bancada, por isso, são adequadas para cubas de embutir, semi-encaixe ou sobrepostas. Por serem mais baixas, a chance de respingos é menor.

Além de influenciarem na decoração e no conforto, modernizar esses itens também pode colaborar com a economia de água e energia elétrica.

reformar banheiros e lavabos reparoConfira torneiras e misturadores para banheiro disponíveis no Mercado Livre

4. Utilize tintas adequadas quando reformar banheiros e lavabos

Outro ponto-chave na hora de reformar banheiros e lavabos é utilizar a tinta correta para pintar o teto ou fazer o acabamento dos locais não revestidos. Isso evita a proliferação dos fungos e mantém o espaço sem manchas por mais tempo. Os tipos mais utilizados são:

Acrílica premium: utilize a versão lavável e anti-mofo e, para um melhor resultado, passe-a por cima da superfície previamente preparada com uma camada de selante;

Epóxi: mais resistente que a anterior, tem alta durabilidade e bom índice de impermeabilização. Por isso, funciona melhor para azulejos e áreas molhadas.


5. Não se esqueça da iluminação

Para valorizar ainda mais a sua nova decoração do banheiro ou do lavabo, inclua a iluminação no planejamento de sua reforma. Além de tornar o ambiente mais acolhedor, ela destaca as novas peças e o revestimento.

A luz branca é a mais indicada, pois dá a sensação de limpeza e maior visibilidade para as suas atividades rotineiras. Elas podem ser mescladas com lâmpadas amarelas, mas o importante é que sejam precisas. Vale incluir spots e tubos de luz em cima da bancada ou mesmo ao redor do espelho, que auxiliam na hora de fazer a maquiagem ou a barba, por exemplo.

reformar banheiros e lavabos iluminaçãoVeja uma seleção de luminárias para decorar o lavabo de sua casa

Por fim, lembre-se que a decoração deve ser complementada com o uso de acessórios e objetos do cotidiano. Toalhas, porta-sabonetes, difusores de essência e até plantas trazem ainda mais personalidade ao seu banheiro ou lavabo.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!