Como morar sozinho: confira as melhores dicas

Aumenta cada vez mais o número de pessoas que decidem viver só. Veja algumas dicas de como morar sozinho e não passe por apertos.

data do texto como morar sozinho

Sair da casa dos pais ou ter um espaço só seu é um dos grandes desejos de boa parte das pessoas. Independentemente do motivo, toda essa mudança resulta em um grande desafio. Por isso, confira dicas de como morar sozinho e deixe a sua casa com a sua cara.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2005 a 2015, o número de pessoas que moram sozinhas aumentou de 10,4% para 14,6% no país sendo que, entre as pessoas com 50 anos ou mais, subiu de 57,3% para 63,7%.

Outro detalhe interessante é que entre os idosos, as mulheres são maioria com 50,3% vivendo em arranjos unipessoais, aqueles ocupados por apenas um morador. Já os homens atingem 49,7%. No total, 15,7% das pessoas que não possuem companhia em casa têm mais de 60 anos. E o grupo de pessoas de 25 a 35 anos subiu de 21,7% para 25,3% no mesmo período.

Dicas de como morar sozinho

Como praticamente tudo na vida, morar sozinho possui suas vantagens e desvantagens e podemos dizer que a principal vantagem é a liberdade. Poder montar a casa do seu jeito, andar sem roupas pela sala, escutar a música que quiser e no volume que quiser enfim, poder fazer e acontecer do jeito que quiser quando quiser.

Já a principal desvantagem é conhecida popularmente como responsabilidade, afinal, agora, tudo depende de você: pagar as contas de energia, gás e telefone, mas também a arrumação da casa, a louça suja, o banheiro entupido. Por isso, confira algumas dicas de como morar sozinho para organizar bem suas coisas.

  • Simplifique tudo: pode parecer bobagem, mas os sonhos de uma decoração incrível e cheia de detalhes acaba quando você se dá conta de que a manutenção e a limpeza agora são sua responsabilidade. Por isso, simplifique ao máximo. Procure fazer uma decoração que seja fácil de limpar e de manter organizada, de outra forma sua casa vai virar um caos em pouco tempo ou vai consumir toda a sua energia só para mantê-la arrumada.
  • Automatização: depois de um longo dia no trabalho, a última coisa que você vai querer é arrumar a casa, certo? Por isso, é importante investir em alguns aparelhos que possam te ajudar no dia a dia. A máquina de lavar roupas já é quase uma obrigação, mas você pode também adquirir uma máquina de lavar louças,uma máquina de café e, caso seu orçamento permita, um robô que varre a casa e ainda passa o pano de chão. Outra coisa importante de automatizar são as contas. Se possível, coloque no débito automático aluguel, condomínio, energia, água, luz, telefone, tudo o que você tiver que pagar para manter a casa em dia. Afinal, nada mais chato do que chegar do trabalho e ter a energia elétrica cortada por falta de pagamento.
  • Disciplina: já ouviu a frase “Disciplina é liberdade”? pois bem, para quem mora sozinho ela é essencial. Cada pessoa tem o seu próprio sistema, porém veja alguns pontos importantes para pensar e deixar anotado na sua lista:

    – Com que frequência vou limpar a casa?
    – Em que dias? Serei eu mesmo ou uma diarista?
    – As louças serão lavadas na hora? Ao final do dia? No começo do dia? Até encher a lava louças?
    – De quanto em quanto tempo vou trocar a toalha do banheiro, a roupa de cama, os panos de chão?
    – Com que frequência e em que dia da semana vou fazer supermercado?

  • Domine sua cozinha: essa área merece atenção, pois, a maioria das pessoas acaba exagerando na comodidade e compram tudo o que é fácil de manter e fazer: cereal matinal, lasanha congelada, nuggets, pizza de micro-ondas, refrigerantes e tudo mais. Porém, viver só de comida congelada e delivery faz mal para sua saúde. Investir em comida de verdade sem gastar muito tempo é possível e, mesmo não sendo tão prático quanto os industrializados e congelados, vale a pena.

    – Veja algumas dicas: Compre alimentos naturalmente práticos como castanhas, amêndoas, pistache, banana, maçã, pêra, uva por exemplo.
    – Compre carnes que não precisam de muito preparo, ou seja, que não precisam ser batidas ou cobertas com molho, por exemplo.
    – Dê preferência aos cortes que podem ser simplesmente grelhados com sal e pimenta e assim fiquem prontos em até 15 minutos, tais como peito de frango, tilápia, salmão, bife de picanha, maminha, contra-filé etc.
    – Outra proteína aliada é o ovo, com um ou dois deles, você já consome todos os nutrientes de que precisa em uma refeição. Além disso, são fáceis de fazer para comer na hora (mexidos, por exemplo) ou até para guardar de um dia para o outro (cozidos, por exemplo).
    – Cozinhar com antecipação é outra dica de ouro. Cozinhe sua comida em quantidades maiores e guarde-a em porções em potes plásticos. Dá para fazer isso duas vezes na semana apenas, mantendo os alimentos em bom estado.

    como morar sozinho cozinha

Morando sozinho: o que não pode faltar na casa

Seja casa ou apartamento, próprio ou alugado é importante dar um toque pessoal para tornar seu espaço aconchegante e que tenha a sua cara. Afinal, ninguém quer voltar do trabalho para um espaço sem vida e sem personalidade, não é mesmo?

Sofá confortável e com personalidade

Lembra a dica de simplificar as coisas? Pois bem, ao invés de abarrotar a sala com vários objetos procure por um que mostre a sua personalidade e que, por si só, já faz parte da decoração do ambiente: um sofá estiloso.

Use sua imaginação mas preste atenção: ele não pode ser maior do que o tamanho da sua sala comporta e, apesar de estiloso, pense no material e se será de fácil manutenção.

Sofá como morar sozinho

Encontre um sofá com a sua personalidade no Mercado Livre.

Minibar – espaço para bebidas

O minibar ou um espaço para as bebidas é útil, pois deixa separado as garrafas e utensílios necessários para montar drinks. Isso ajuda muito também em manter organizado o ambiente da cozinha.

Essa área precisa de algum móvel que sirva de aparador como um item restaurado, um barril adaptado e até mesmo um carrinho de chá. Outro item de destaque é a adega que pode ser climatizada ou de madeira.

como morar sozinho adega

Veja opções de adegas no Mercado Livre

TV e Home Theater

O espaço de entretenimento precisa de atenção. Desde o futebol de quarta-feira, passando pelas séries da Netflix sem esquecer daquela playlist de sucesso para o churrasco com a galera, a TV e o Home Theater são itens importantes para quem mora sozinho.

como morar sozinho home theater

Encontre seu aparelho de Home Theater no Mercado Livre

Pôsteres – bandas e filmes

Essa é mais uma oportunidade de mostrar sua personalidade. Decorar as paredes com pôsteres de sua banda favorita ou de filmes marcantes ou com quadros e objetos que tenham relação com seus hobbies também são uma ótima escolha para decorar e personalizar ambientes.

como morar sozinho poster

Veja os pôsteres que mais combinam com você no Mercado Livre

Colchão de qualidade

A casa é sua e, nada mais justo que você aproveitar um dia inteiro na cama, se quiser. Para isso invista em um colchão confortável, que agrade a você e te ajude a descansar e acordar sem dores ou desanimado.

como morar sozinho colchão

Compre o seu colchão no Mercado Livre

Lembre-se de que por mais que você seja sociável e receba amigos e parentes, esta é a sua oportunidade de ter tudo o que sempre quis e do jeito que você escolher. Coloque sua criatividade em ação, mas não se esqueça de organizar suas compras e pagar as contas. Como morar sozinho pode parecer incrível e assustador ao mesmo tempo, mas com organização e independência será uma experiência incrível.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!