Como montar um aquário em casa

Para quem busca um item de decoração bem bonito e também um bichinho de estimação, ter um peixinho é uma ótima opção. Saiba como montar um aquário em casa.

data do texto como montar um aquário

Ter um aquário em casa é uma ótima experiência. Nesse espaço você pode contemplar a beleza dos peixinhos para relaxar e ter mais tranquilidade. Mas para ter esse lugar especial, é preciso planejar muito bem. Por isso, saiba como montar um aquário em casa.

Preparando a casa para montar um aquário

Antes de aprender como montar um aquário em casa, você precisa tomar algumas decisões. Escolha o lugar onde você colocará o produto, pois esse é um dos pontos que vai definir qual o tamanho do aquário.

Por falar nisso, o que também ajuda a definir as dimensões do seu aquário é o tamanho do peixe. Uma regra básica é de um litro de água para cada centímetro de comprimento do peixinho.

Veja algumas dicas para escolher o local certo:

  • Escolha locais que não tenham a incidência de luz solar direta, isso evita a proliferação de algas e mantém o ambiente equilibrado.
  • Se o seu objetivo é ter um modelo maior e tecnológico, deixe perto de tomadas, pois elas são usadas com frequência.
  • Busque um local seguro, estável e que aguente o peso do seu aquário cheio.
  • Pense em colocá-lo em um lugar acessível, que facilite a manutenção e a limpeza, e de onde você possa vê-lo de vários pontos.

Tipos de aquário

Com o local definido, você agora precisa escolher o seu aquário para colocar na sua casa. Vale ressaltar que há modelos para todos os gostos e bolsos. Outro ponto é que dependendo do tipo de aquário, a manutenção e a limpeza serão diferentes.

A dica principal é, se você for um iniciante nesse hobby de ter e cuidar de aquários, comece pelos modelos menores. Assim que você ganhar a experiência necessária, pode passar para os maiores. Mas se o seu desejo é ter um aquário grandão, vai fundo.

Aquários de plástico

Para quem não pode investir muito, o aquário de plástico é uma excelente opção. É um modelo mais simples, mas que continua sendo muito bonito. Além disso, ele é de um tamanho menor, o que facilita o transporte e a acomodação do seu produto.

É importante destacar que esse aquário é mais frágil e, por isso, você precisa cuidar muito bem dele.

Aquário redondo

Os aquários redondos são os mais indicados para os iniciantes, principalmente porque eles são um pouco menores. Por causa do tamanho, são mais práticos e compactos, facilitando a limpeza e a manutenção.

Um dos detalhes a ser observado é que a recomendação nesses casos é comprar um aquário que não ultrapasse os 20 litros, já que ele acaba sendo um modelo mais frágil. Você consegue encontrá-lo em materiais diferentes, especialmente vidro e acrílico.

Como montar um aquário redondo

Coloque um aquário redondo na sua sala

Aquário de acrílico

Um modelo um pouco mais resistente e que você consegue encontrar opções um pouco maiores é o aquário de acrílico. Ele é muito bom para quem busca um aquário que vai durar por um bom tempo e ainda é mais leve do que os de vidro, o que facilita o transporte, limpeza e manutenção.

como montar um aquário de acrílico

Compre um aquário de acrílico

Aquário de vidro

Os modelos mais completos e resistentes são os aquários de vidro. Com esses produtos você tem uma variedade de opções, de aquários menores até os maiores e mais luxuosos. Eles são indicados para quem quer um produto que vá durar por muito anos.

Esses modelos são um pouco mais pesados, então é preciso ter muito cuidado na hora da manutenção, para não quebrar o aquário, nem se machucar.

como montar um aquário de vidro

Enfeite a casa com um aquário de vidro

Melhores acessórios para o seu aquário

Com o seu aquário definido, ele vai precisar de alguns acessórios e enfeites. Tudo isso, além de deixar mais bonito o seu produto, vai fazer com que o peixe viva mais e melhor na sua nova casa.

  • Bomba de ar: Esse item é indispensável para os aquários maiores, já que é responsável por auxiliar na oxigenação da água. A bomba de ar vai ajudar também na movimentação da água, evitando que ela fique parada e acumule impurezas em pontos específicos.
  • Aquecedor: Outro acessório importantíssimo. O aquecedor vai manter a água quentinha para o seu peixe. O ideal é buscar um produto com termostato. Se possível tenha um termômetro de aquário, para medir a temperatura com frequência. Não há uma temperatura correta, tudo depende da espécie que você possui.
  • Iluminação: As luminárias de aquário deixam a decoração muito mais bonita e relaxante. Mas claro, que a sua função principal é manter o ambiente dentro do aquário o melhor possível, para o desenvolvimento dos peixes e plantas que estão dentro.
  • Enfeites: Os enfeites de aquário podem ser os mais variados. Eles vão deixar o lugar mais bonito, mas também podem simular um espaço mais semelhante ao mar ou rio. As pedrinhas funcionam da mesma forma, algumas delas podem mudar o índice de acidez (PH) da água. Por isso, tenha cuidado com elas, para não alterar muito o ambiente.

como montar um aquário enfeitado

Tenha um aquário bem enfeitado na sua casa

Cuidados com o seu aquário

Agora que o seu aquário está bonitão na sua casa, é muito importante fazer uma limpeza e manutenção frequentes. Isso vai garantir uma durabilidade do seu aquário e, logicamente, uma melhor vida para os peixes que você tem.

  • A primeira dica é conheça as espécies de peixes que você vai criar. Isso permite que eles sejam bem cuidados e durem bastante tempo na sua casa.
  • Alimente os peixes com calma. Compre a ração para o seu peixinho e observe-os comendo. Jogue de 2 a 3 grãos inicialmente, se ele comer muito rápido, jogue mais uma leva. Se passar mais do que 5 minutos sem comer, retire o excesso de comida. Isso evita que o peixe coma demais, além de manter o aquário limpo.
  • Para limpar o seu aquário, semanalmente retire cerca de 20% da água e descarte. Com uma esponja, limpe as laterais. Não use qualquer produto para essa limpeza.
  • A cada duas semanas, retire a decoração do seu aquário e deixa de molho em um balde com água com um pouco de alvejante, por 10 min. Lave-os bem antes de colocar de volta.

Com todas essas dicas, você já sabe como montar um aquário em casa. É hora de botar as suas ideias em prática e criar um espaço bonito e relaxante para você e para os peixinhos.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!