Como limpar o sofá

Seja de tecido, de couro ou de camurça, é preciso cuidar muito bem dos seu estofado. Saiba como limpar o sofá da sua casa e deixe a sua mobília mais bonita.

Data do texto de como limpar sofá

Durante uma festa, um jantar ou simplesmente enquanto estamos sentados, podemos deixar algum líquido cair no sofá. Além disso, com a poeira e sujeira do dia a dia, os móveis acabam ficando sujos naturalmente. Para manter tudo em ordem, saiba como limpar o sofá da sua casa.

Antes de aprender como limpar o seu sofá, é preciso avaliar alguns pontos. Cada modelo e cada tipo de tecido possuem uma forma de higienização. Outro detalhe importante é que cada estofado costuma vir com uma etiqueta que indica a melhor maneira de limpar, que são representadas pelas letras (O, W, P e F). Veja como funciona:

  • Etiqueta O: o tecido do sofá pode ser lavado com água;
  • Etiqueta W: use apenas pano úmido e produtos específicos para limpar o seu sofá;
  • Etiqueta P: faça lavagem a seco no seu sofá;
  • Etiqueta F: a higienização do seu sofá deve ser feita apenas com profissionais.

Técnicas de como limpar o sofá

Dependendo do modelo do seu sofá, existem várias formas de realizar a limpeza. Uma das mais tradicionais técnicas caseiras envolve um pano molhado e um detergente líquido neutro. Com essa dupla, você consegue resolver várias situações.

Leia também: Guia do sofá: melhores tecidos, tipos e marcas em 2019

Como fazer limpeza básica no sofá

Uma das formas de limpar o seu sofá é fazer uma higienização mais básica e, até certo ponto, superficial. Essa é uma limpeza mais do dia a dia e que você pode fazer quinzenalmente, dependendo da quantidade de sujeira que tiver no seu sofá.

Na maioria dos modelos, um pano úmido (é úmido e não encharcado) com um pouco de detergente líquido já consegue limpar bem a maioria dos estofados. Lembre que alguns tipos, como os de camurça, você deve evitar água para que não manche o estofado, por isso uma flanela resolve bem os problemas.

Como limpar sofá com pano seco

Limpe o seu sofá com uma flanela

Como limpar o sofá empoeirado

Uma das sujeiras mais comuns em nos sofás é a poeira. Afinal, o pó vem de todo o lugar, durante uma varrida na casa ou simplesmente por abrir a janela de casa. Essa limpeza também é bem tranquila e prática.

Se o seu estofado está bem empoeirado, uma das formas de iniciar os trabalhos é passar um aspirador de pó, para remover o excesso da sujeira. Depois desse processo, vai depender do tecido do seu sofá. Mas os tradicionais pano e detergente líquido, são suficientes para remover toda a sujeira da sua mobília.

Como limpar sofá com aspirador de pó

Aspire todo o pó do seu sofá

Como remover mancha do sofá

Outro pânico de quem tem sofá são as manchas. Não importa se foi causada por alguma bebida, comida ou pelo seu doguinho, elas precisam ser removidas.

O primeiro passo é tentar limpar a mancha imediatamente. Dessa forma, a limpeza será mais fácil. Se o resíduo acabou de cair no sofá, você pode remover o excesso com um pano seco e, logo em seguida, usar um pano úmido com um pouco de detergente líquido para limpar o restante.

Agora, se você só foi ver a marca um bom tempo depois, será preciso usar algum removedor de manchas. Você pode deixar o produto agir por alguns minutos (consulte a orientação no rótulo) e depois usar um pano seco para remover tudo.

Só que ainda existe uma maneira caseira de remover essas manchas que já estão no sofá há alguns dias. Coloque algumas folhas de papel toalha em cima da mancha e, sobre o papel, derrame um pouco de talco e deixe agir por alguns minutos.

Após isso, remova o papel com o talco e esfregue suavemente no local com escovas de cerdas macias. Para finalizar, use um pano com água morna para remover os resíduos que ficaram.

Como limpar mancha de sofá

Limpe a sujeira causada pelo doguinho

Como limpar o sofá a seco

Há duas formas de como limpar o seu sofá a seco. Uma delas é buscar os serviços de um profissional especializado e a outra usar todo a sua habilidade de higiene e deixar o seu sofá brilhando.

Entre as formas mais comuns de se fazer esse tipo de limpeza em casa, é o uso do bicarbonato de sódio. Você pode aplicar um pouco do produto no seu sofá e deixar agir por cerca de 30 minutos.

Esse item, além de ótimo para a limpeza, ele também elimina os odores presentes no estofado. Para remover o bicarbonato de sódio, use um aspirador de pó.

Como impermeabilizar sofá

Depois que você limpou o seu sofá, pode usar mais alguns produtos para protegê-lo. Com um impermeabilizante, ele ficará salvo de líquidos, mas não é porque você deixou o seu sofá “protegido”, que vai sair por aí derrubando vinho e refrigerante nele.

Para realizar esse processo, você precisa de um borrifador, já que o produto deve ser vaporizado. Remova todas as almofada sobre ele, para que a solução seja aplicada de maneira integral. Aplique o impermeabilizante e espere que ele seque para poder usar o sofá novamente. Essa impermeabilização costuma durar cerca de 3 anos.

Como limpar sofá com impermeabilizante

Deixe o seu sofá protegido dos líquidos

Cuidados com o seu sofá

Mesmo com a limpeza e a impermeabilização, o seu sofá ainda precisa de alguns cuidados para que ele continue bem bonito. Dessa forma, além de facilitar a higienização cotidiana, você conserva o seu estofado por muito mais tempo.

  • Impermeabilize o seu estofado ou compre uma capa de sofá para protegê-lo.
  • Os sofás de poliuretano e sintético não podem ser impermeabilizados
  • Use uma fita adesiva para remover os pelos dos seus animaizinhos.
  • Faça uma limpeza básica a cada 15 dias.
  • Faça um limpeza completa do seu sofá com um profissional a cada 6 meses

Agora que você sabe muitas formas de como limpar o seu sofá, chegou a hora de deixar o seu estofado bonitão. Observe as indicações da etiqueta que vem na sua mobília e caso tenha alguma dúvida, procure uma empresa especializada para a limpeza.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!