Como limpar um ar-condicionado

Veja algumas dicas de como limpar um ar-condicionado e quais os melhores produtos para deixar seu aparelho com a limpeza sempre em dia.

Com a chegada no verão, principalmente, o ar-condicionado é um dos eletrodomésticos que você mais vai utilizar. Por causa disso, o seu aparelho precisa de vários cuidados para que ele tenha uma boa durabilidade e, claro, que garanta um ambiente geladinho com um ar fresco para você. E uma das formas de cuidar do seu equipamento é mantê-lo sempre limpo. Por isso, acompanhe uma lista com várias dicas de como limpar um ar-condicionado.

Por que limpar o ar-condicionado?

Há vários motivos para você limpar o seu ar-condicionado, que vão muito além do simples fato de higiene e cuidado com o seu aparelho. Saiba como limpar um ar-condicionado pode proporcionar diversos benefícios para você e sua família.

Garante mais durabilidade ao aparelho

Durante o uso do seu ar-condicionado ele irá acumular bastante poeira e precisará ser limpo. Se você limpar o seu ar-condicionado com frequência, ele terá um melhor funcionamento e isso evitará que ele tenhas problemas técnicos.

Ambiente mais saudável

Não limpar o ar-condicionado pode facilitar na transmissão de doenças. Com o acúmulo de poeira, há a proliferação de bactérias e fungos, que podem transmitir diversas doenças. Por isso, é importante fazer a limpeza do seu ar-condicionado para garantir a saúde para todos.

Melhora o funcionamento do ar-condicionado

Com uma boa limpeza, o seu ar-condicionado consegue funcionar muito melhor e refrigerar o ambiente de um modo muito mais fácil. Já que os resíduos e a sujeira que está no aparelho podem atrapalhar a refrigeração, não deixando o ambiente na temperatura que você deseja.

Economia de energia

Como a sujeira do seu ar-condicionado vai influenciar no funcionamento dele, o ambiente não ficará refrigerado da maneira que você quer. E, mesmo assim, o seu ar-condicionado vai se esforçar ao máximo para chegar na temperatura que você deseja, gastando muito mais energia.

Partes do ar-condicionado que você deve limpar

Não é só o lado de fora que precisa ser limpo. Existem outras peças. Veja como limpar um ar-condicionado por dentro.

Unidade interna

A unidade interna de um ar-condicionado é composta por três partes. Pelo controle remoto, pela tampa e pelo painel frontal. Assim como todas as partes do seu ar-condicionado, você vai precisar limpar a unidade interna com muito cuidado. Para esta região, você vai precisar de uma flanela. Primeiro de tudo, desligue o aparelho da tomada, por favor. Então, você vai passar o pano para remover toda a sujeira dos compartimentos. Depois que estiver tudo bem limpo, você pode ir para a próxima etapa.

Filtro

Muita gente realmente não tem a mínima noção de como limpar um filtro de ar-condicionado é fácil. Depois que você limpou toda a unidade interna, você precisa remover o painel frontal, com bastante cuidado. Também de forma cautelosa, remova os filtros do seu ar-condicionado, para que eles sejam limpos. Você pode limpar com água e sabão, na pia mesmo, utilizando uma esponja bem macia ou também com aspiradores de pós. Com isso, você vai conseguir fazer uma boa limpeza no filtro do seu ar-condicionado. É importante lembrar que os filtros devem ser limpos, pelo menos, uma vez por mês. Se o local tiver muito acúmulo de poeira, você deve limpá-los uma vez por semana.

Leia também: Aprenda a escolher o modelo de ar-condicionado para a sua casa

Como limpar um ar-condicionado

Para saber como limpar um ar-condicionado de maneira correta, você vai precisar de alguns itens simples, mas que farão toda a diferença para que o seu aparelho tenha um bom funcionamento. Seguindo as dicas que foram dadas e com as ferramentas adequadas, você vai fazer uma excelente limpeza do seu ar-condicionado.

Flanela

A flanela é um item indispensável para qualquer tipo de limpeza. E como você vai limpar o seu ar-condicionado, é importante que você tenha uma na sua casa. As flanelas são excelentes, porque absorvem água facilmente e conseguem limpar muito bem o seu ar-condicionado, sem que arranhe ou danifique alguma peça.

como limpar um ar-condicionado_flanela

Veja ofertas de flanelas para limpar o seu ar-condicionado

Esponja

Para você limpar tanto a unidade interna, quanto o filtro, você pode também usar uma esponja. Esse item é excelente para fazer a limpeza, porque você consegue alcançar toda a sujeira e removê-la com facilidade, sem agredir o aparelho.

como limpar um ar-condicionado_esponja

Veja ofertas de esponjas para limpar o seu ar-condicionado

Aspirador de pó

O aspirador de pó é mais um excelente item que você pode utilizar para fazer a limpeza do seu ar-condicionado. Na verdade, este produto é bastante indicado para remover a poeira na hora que você for limpar o filtro do seu ar-condicionado. Além de ser um excelente produto, você vai ganhar muito mais velocidade e ainda evita que você molhe o seu filtro.

como limpar um ar-condicionado_aspirador

Limpe seu ar-condicionado com um excelente aspirador de pó

Água oxigenada

A água oxigenada é um item coringa quando se trata de produtos para limpeza. Por isso, ele é fundamental para você limpar o seu ar-condicionado. Uma das possibilidades para você limpar é colocar a água oxigenada em um borrifador. Espirre um pouco nas saídas de ar e deixe o produto secar, isso vai deixar o seu produto protegido de micro-organismo.

como limpar um ar-condicionado_água_oxigenada

Veja ofertas de água oxigenada para limpar o seu ar-condicionado

Bicarbonato de sódio

Você pode utilizar o bicarbonato de sódio para fazer uma limpeza na região externa do seu ar-condicionado. Faça uma mistura de bicarbonato de sódio com água, da forma que fique parecido com uma pasta. Passe essa mistura no seu ar-condicionado e espero por cerca de 10 minutos. Em seguida, passe um pano para retirar a solução.

como limpar um ar-condicionado_bicarbonato

Limpe o seu ar-condicionado com bicarbonato de sódio

Higienizador com bactericida

O higienizador com bactericida é um item muito importante para você limpar o seu ar-condicionado. Você pode escolher um produto com essência, para deixar o seu aparelho mais cheiroso e bem limpo. Além disso, este produto é muito bom para você limpar o ar-condicionado, pois ele possui ação bactericida e evita o surgimento de bactérias, fungos e outros micro-organismos, que são nocivos para a sua saúde.

como limpar um ar-condicionado_bactericida

Deixe o seu ar-condicionado livre de micro-organismos com um excelente higienizador

Pulverizador

O pulverizador vai simplificar bastante a sua missão de limpar o seu ar-condicionado. Principalmente, porque com o jato de água que este aparelho lança, você vai conseguir eliminar e retirar rapidamente toda a sujeira que está no seu ar-condicionado. Se você quer rapidez e praticidade, um pulverizador é uma excelente escolha para você.

como limpar um ar-condicionado_pulverizador

Limpe o seu ar-condicionado com um pulverizador

Bolsa coletora

A bolsa coletora é muito importante na limpeza, já que ela vai te ajudar a não sujar toda a sua casa. Quando você for limpar um ar-condicionado split, por exemplo, você pode ter dificuldade para remover o aparelho, para um local onde ele possa ser limpo mais facilmente. A bolsa coletora fica acoplada no seu ar-condicionado split, na hora da limpeza, para evitar que a limpeza do seu ar-condicionado se transforme em uma faxina completa.

como limpar um ar-condicionado_bolsa_coletora

Veja ofertas de bolsas coletoras para limpar o seu ar-condicionado

Seguindo essas dicas, você já sabe como limpar um ar-condicionado. Entretanto, a recomendação é que o seu ar-condicionado deve passar por uma limpeza completa pelo menos duas vezes ao ano, para que você garanta o bom funcionamento dele. Sendo que essa limpeza completa precisa ser feita por um profissional qualificado.

Leia também: Guia ar-condicionado Split: dicas das melhores marcas e BTUs

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!