Como instalar chuveiro

Todo mundo gosta de tomar aquele banho quentinho e refrescante. Para aproveitar cada segundo e relaxar bastante, saiba como instalar chuveiro.

Data do texto sobre como instalar chuveiro

Tomar banho de chuveiro, além de uma atividade de higiene e saúde, é bastante prazerosa e relaxante. Aquela ducha de água morna, consegue deixar qualquer pessoa revigorada após um dia de trabalho ou te prepara para iniciar mais uma jornada. Para ter essa experiência na sua casa, saiba como instalar chuveiro.

Saiba como instalar chuveiro

Há alguns tipos de chuveiro no mercado e para cada um deles há um tipo diferente de instalação, uns mais simples e outros mais complicados. Vale ressaltar que existem modelos em que a melhor opção é contratar uma empresa para instalá-los, ou seja, você não pode fazer por conta própria.

Como instalar chuveiro elétrico

Um dos modelos que você pode instalar sozinho, mas com algumas ressalvas, é o chuveiro elétrico. Esse tipo é bem mais simples para ser ativado na sua casa, porém, é preciso ter algumas ferramentas em casa e, claro, tomar bastante cuidado na hora de instalar.

Ferramentas para instalar chuveiro:

Antes de iniciar a instalação do seu chuveiro elétrico, lembre de tomar algumas precauções. Feche o registro de água da casa, para que você consiga realizar o procedimento com tranquilidade.

Além disso, um dos pontos mais importantes: desligue a chave geral de energia elétrica ou os disjuntores do banheiro. Não esqueça de fazer isso, pois irá evitar choques. Depois desses pequenos ajustes, chegou a hora de iniciar.

  • Passo 1: Usando a fita veda rosca, vede a entrada de água do seu chuveiro.
  • Passo 2: Em seguida, encaixe o tubo de entrada de água na parede e, em seguida, enrosque o chuveiro no tubo.
  • Passo 3: Após essa instalação prévia, conecte os fios correspondentes. Tenha cuidado com o isolamento, capriche nesse processo, usando a fita isolante.
  • Passo 4: Se houver acessórios, essa é a hora de encaixá-los.
  • Passo 5: Antes de religar a energia, ligue o chuveiro e deixe a água passar pela ducha por alguns segundos.
  • Passo 6: Ligue a energia de volta e pronto. Você conseguiu instalar o seu chuveiro elétrico.

Um detalhe importante para fazer a instalação é que o chuveiro que você escolher deve estar na mesma voltagem do local onde será instalado, no caso, a sua casa. Dessa forma, se a voltagem for 220V, será necessário comprar uma ducha que tenha o mesmo valor.

como instalar chuveiro elétrico

Instale o seu chuveiro elétrico

Como instalar chuveiro à gás

Se ao invés do elétrico, você quiser um chuveiro à gás, aí a situação vai ser um pouco diferente. Já que, nesse caso, você precisa procurar uma empresa especializada para fazer a instalação.

Mesmo assim, vamos dar algumas dicas do que você precisa para tomar essa decisão e investir em um chuveiro à gás. São necessários vários fatores, como: um ponto de gás, tubulação específica para a circulação de água e um aquecedor de água. E, claro, a ducha.

Depois de feita a instalação do seu aquecedor e chuveiro, é necessário ficar atento ao período de manutenção. Dependendo do seu produto, é recomendável que essa vistoria seja feita a cada 12 meses.

como instalar chuveiro à gás

Tome banho quentinho

Chuveiro à gás ou elétrico: qual o melhor?

Antes de instalar o seu chuveiro, vale a pena saber as diferenças e quais as vantagens de cada um dos modelos. Todos os dois possuem ótimos benefícios e, aí, vai depender do seu gosto e dinheiro para investir.

Chuveiro elétrico

  • Por ser um modelo de fácil manuseio, você mesmo pode instalar e até mesmo resolver possíveis problemas sozinho.
  • Outro ponto positivo é que, como são modelos mais populares, você encontra bons aparelhos por preços mais acessíveis.
  • Você gasta bem menos água para tomar banho, já que ele necessita menos da água para funcionar.
  • Com o chuveiro elétrico, é possível controlar muito bem a temperatura do banho. Ou seja, a água ficará do jeito que você quiser até o fim.

Chuveiro à gás

  • Por ser a gás, o chuveiro consome pouca energia elétrica. Ou seja, sua conta de luz vai diminuir.
  • Como necessita de mais água para funcionar, você pode adotar medidas boas para o meio ambiente e tomar banhos mais curtos.
  • Com o chuveiro à gás, a água fica sempre quente e confortável para você usar também na torneira, por exemplo.
  • O chuveiro à gás necessita de uma pressão maior e, por isso, a água sempre sairá bem intensa pela ducha.

Agora que você sabe como instalar chuveiro e as vantagens de cada um deles, chegou a hora de escolher. Lembre sempre de tomar cuidado, caso vá sozinho. A recomendação também é procurar ajuda de profissionais, em especial na instalação do modelo à gás. De resto, é só curtir o seu banho quentinho e relaxante.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!