Como escolher o piso certo

Como escolher o piso certo para cada ambiente é sempre uma dúvida que surge na hora da reforma. Listamos cinco tipos populares para ajudar você a decidir.

Reformar a casa não é uma tarefa fácil, mas pode ser um exercício divertido para a sua criatividade. O momento de maior dificuldade vem na hora de escolher os elementos que irão compor o ambiente. Por exemplo, como escolher o piso certo?

Como escolher o piso certo

O mercado oferece muitas opções, então, é preciso considerar o ambiente em que o piso será instalado, qual tipo de manutenção exige e, principalmente, se é ou não fácil de limpar. Afinal, ninguém quer perder horas e horas do seu dia pensando na limpeza do chão, não é mesmo?

Outros aspectos importantes são a durabilidade e a resistência do material, que devem ser considerados na hora de decidir.

Você pode escolher entre porcelanato, vinílico, cerâmica, laminados de madeira, cimento queimado, granito, mármore, entre outros. Confira os detalhes de cada tipo de piso e decida o que mais atende às suas necessidades.

Cerâmica

O piso de cerâmica é conhecido por sua durabilidade e preço acessível. Não é para menos que é o mais presente na casa dos brasileiros. Ele está disponível em uma enorme gama de cores e tamanhos.

É resistente à água e não acumula poeira, o que é ótimo para quem sofre com problemas respiratórios ou alergias. Se colocado de maneira correta, ele pode durar 20 anos ou mais.

O piso de cerâmica pode ser encontrado em tons amenos ou em cores vibrantes, como vermelho e laranja. É possível, até mesmo, optar por modelos que tenham textura ou que repliquem materiais considerados mais nobres, como madeira ou mármore.

Para os dias mais quentes, funciona como um alívio já que é capaz de manter a temperatura mais fresca. Adiciona-se ao grupo de benefícios o fato de que a instalação é bem prática. A dica é tomar muito cuidado na hora de manuseá-lo, tome cuidado para não quebrar.

Conservá-lo em bom estado também não é tarefa difícil. Basta varrer diariamente e limpar em seguida com um pano úmido e um pouco de detergente neutro para deixá-lo em perfeito estado.

Apesar de ser uma ótima opção, é bom ter uns tapetes para colocar no chão em dias mais frios. Além de redobrar o cuidado ao caminhar sobre o piso molhado, pois pode se tornar escorregadio.

como escolher o piso certo_piso_de_ceramica
Encontre o piso de cerâmica que tem tudo a ver com a sua casa

Porcelanato

Uma das opções mais procuradas em casas de construção, o piso conhecido como porcelanato alia elegância, resistência, durabilidade e praticidade. Ele pode ser aplicado em qualquer cômodo da casa, desde a sala de estar até ambientes considerados “frios”, como cozinha ou banheiro.

De instalação fácil, o produto combina com vários estilos. Se a sua residência tem elementos em madeira, com um clima mais rústico, há opções que reproduzem essas características.

Caso a sua decoração siga uma linha mais moderna, com objetos metálicos, você pode escolher um porcelanato que imita o cimento, por exemplo. É possível passar longos minutos listando os diferentes modelos disponíveis e que imitam fibra natural, couro, mármore e, até mesmo, tecidos. Isso sem falar nas cores, já que a cartela é vasta e permite que você escolha do branco, passando pelo azul, vermelho ou rosa.

Além disso, o acabamento desse tipo de material pode variar entre brilhoso, fosco, rústico ou esmaltado.

No geral, eles são práticos de higienizar. Primeiro, é preciso varrer o piso com uma vassoura de pelos ou aspirar com um bico que tenha escova, o que evita arranhões. Depois, o ideal é limpar com detergente neutro misturado à água e passar um pano. Por fim, limpe com um pano seco e álcool para não formar manchas.

Mais do que manter o seu porcelanato limpo, essas técnicas ajudam a conservar a piso por mais tempo, aumentando sua durabilidade.

como escolher o piso certo_porcelanato
Veja diferentes tipos de porcelanato e escolha o seu

Laminado de madeira

O piso laminado de madeira é composto por filetes com sete milímetros de espessura, normalmente. Já o comprimento varia de acordo com o espaço em que será instalado. Seu principal atributo é o de ser natural e revestido com verniz.

Para instalar, pode ser usada a cola específica ou realizar o procedimento na base do encaixe das peças. O ideal é contar com a ajuda de um profissional para uma instalação perfeita, mas você também pode se aventurar, caso tenha segurança.

A beleza desse material deixa ambientes mais aconchegantes. É mais comum vê-lo em espaços internos, como quartos e salas, mas não se trata de uma regra. Além disso, é prático para limpar: o processo de limpeza é parecido com o do porcelanato, usando aspirador de pó ou vassoura com cerdas suaves, pano úmido, detergente e álcool.

Para quem sofre com alergia por conta de poeira e dos ácaros, o laminado de madeira evita acúmulo de resíduos que provocam espirros e coceiras no nariz. No entanto, se você mora em apartamento, esse tipo de piso não deixa a casa tão silenciosa. Por isso, caso queira evitar o “toque-toque” do salto do sapato, cubra o contrapiso com uma manta acústica.

Outra questão é evitar que os móveis arranhem a madeira quando você mudá-los de lugar. Pensando nisso, vale investir em feltros para colocar nos pés das cadeiras, sofás e poltronas.

como escolher o piso certo__laminado_de_madeira

Escolha o seu laminado de madeira

Granito

Essa pedra natural possui uma estética marcante e transmite uma sensação de imponência à decoração. Geralmente, é empregada em projetos com estilo mais sóbrio.

É bastante usada em escadas, fachadas e em áreas molhadas, como o entorno da piscina. Dentro de casa não é comum vê-la como piso, mas sim em bancadas de cozinhas, banheiros e revestimento de paredes.

A variação de cores é eclética. Entre as tonalidades conhecidas estão a azul-bahia, a lilás-gerais e a verde-ubatuba: a nomenclatura corresponde aos locais de origem de cada um. Cinza, preto, creme e branco também são bastante procuradas. O granito se diferencia pelas famosas “manchas” que a peça apresenta. Elas são pontilhados escuros que garantem características únicas à pedra.

Há diferentes tipos de acabamento, tanto para áreas externas quanto internas, como: lustrado, resinado, polido, bruto, entre outros tipos de finalização em que são usados produtos químicos e abrasivos para chegar ao resultado final. Quando for limpar, é só usar um pano úmido. Não precisa de produtos químicos.

Nas bordas, também é possível ter diversos tipos de tratamento:

  • Bisotado: corte nas arestas dos pisos para que as beiradas não quebrem;
  • Boleado: usado em pias e bancadas com o objetivo de deixar a peça mais arredondada;
  • Reto: o granito é apenas polido.

como escolher o piso certo_granito

Veja opções em granito disponíveis no Mercado Livre

Concreto

Em alta por deixar lugares modernos ainda mais estilosos, o concreto é uma opção versátil que funciona bem em prédios comerciais ou residências. Tanto faz aplicá-lo em todos os cômodos ou somente na varanda: ele com certeza deixará sua casa com um ar bem atual.

O estilo mais usado é o concreto queimado, chamado também de cimento queimado, que combina elegância e rusticidade. Com o acabamento, o resultado final é impecável.

A simples mistura que consiste em cimento, areia e água se sobressai pela durabilidade e resistência. Como o cinza é uma cor neutra, permite que você abuse da criatividade e de objetos de decoração coloridos.

Para a instalação, contrate um profissional qualificado. Antes de começar a concretagem, é preciso analisar as condições do terreno, a distribuição de cargas e se ocorrerá exposição a elementos que possam agredir o piso, como a movimentação de móveis que podem arranhar o concreto, por exemplo.

Não se esqueça de caprichar no acabamento para que não fique com aspecto de um trabalho sem capricho e finalização.

Como esse piso tem alto nível de porosidade, é importante impermeabilizá-lo para que não ocorra acúmulo de sujeira nem fique manchado. Para quem deseja ter uma casa moderna, rústica e cheia de personalidade, definitivamente, o concreto é um bom caminho.

como escolher o piso certo_concreto

Veja opções para cimento queimado

Encontrar o melhor piso pode ser uma decisão demorada, mas é fundamental que você observe cada detalhe, analise qual estilo mais combina com a sua casa. Dessa maneira, você fará a melhor escolha e encontrará o piso certo para mudar a decoração do seu lar.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!