Como escolher o melhor sofá?

Para relaxar em frente à televisão, nada melhor do que um sofá confortável, não é mesmo? Escolha o modelo perfeito para sua casa acompanhando nossas dicas.

Um bom sofá é aquele que garante o máximo de conforto possível e se encaixa perfeitamente na sua casa. Não importa se é reclinável, retrátil, sofá-cama, com dois ou três lugares. Para ser o modelo perfeito, precisa acomodar todo mundo na hora da novela ou da maratona daquela série, não é mesmo?

Qual é o sofá ideal para você?

Antes de escolher o modelo, procure saber o material do revestimento e a densidade da espuma. Afinal de contas, você vai passar horas sentado ou deitado nele.

Sofá retrátil

O sofá retrátil é uma opção para quem está buscando algo moderno e versátil. Ele pode ser adaptado para diferentes espaços e existem modelos muito confortáveis no mercado.

Para espaços com paredes inclinadas, por exemplos, eles são ótimas opções para otimizar a utilização do ambiente.

Além da capacidade de se adaptar, o sofá retrátil pode variar de acordo com o acabamento e com os recursos. No mercado, existem modelos que vão de dois a seis lugares. Com certeza, vai ser fácil encontrar um que atenda às suas necessidades.

Para que você fique satisfeito com a sua compra, é preciso analisar alguns detalhes antes de escolher o modelo.

  • Sistema retrátil: opte por modelos que tenham sistema com catraca, pois eles facilitam o movimento;
  • Estrutura: é sempre bom saber quais materiais foram utilizados para a confecção do sofá: madeira, espuma, tipo de mola, entre outros aspectos. Isso te ajuda a estimar a resistência do produto;
  • Acabamento: informe-se sobre os materiais usados no acabamento, pois eles estão ligados diretamente à durabilidade do sofá;
  • Profundidade: quanto maior a profundidade, melhor é para se acomodar na hora de ver filmes ou séries, durante longos períodos. Já os com assento mais curto são ideais para receber visitas.

Um sofá retrátil de qualidade deve ser confortável, não ranger e não travar na hora de abrir ou fechar. Você encontra opções com diversos tecidos diferentes como camurça e suede, além de modelo com ou sem chaise.

sofá_Sofa_retratil

Compre seu sofá retrátil no Mercado Livre

Sofá reclinável

Se você quer ainda mais conforto, a dica é escolher um sofá reclinável. Geralmente, o modelo também tem o assento retrátil o que garante um uso mais agradável, mesmo que você passe horas sentado. Entretanto, essa não é uma regra. Existem alguns sofás que apenas o encosto reclina.

O sofá reclinável demanda mais espaço. Sendo assim, é preciso planejar com cuidado antes de comprá-lo. Procure deixar o sofá sempre a um metro de distância de outros móveis. Para mais conforto, tecidos como camurça e chenille são os mais indicados.

sofá_reclinavel

Encontre um sofá reclinável

Sofá-cama

Quando se trata de versatilidade, o sofá-cama aparece entre os favoritos. Para quem tem pouco espaço, esse modelo é uma boa pedida! Ele resolve seus problemas na hora de hospedar um amigo no seu apartamento, por exemplo. Basta fechá-lo durante o dia, para receber convidados e não atrapalhar a circulação, e abrí-lo na hora de dormir.

Pode ser também uma opção para colocar em um escritório ou no quarto do bebê. Assim, você ganha mais um espaço para acomodar as visitas, de maneira confortável, quando necessário sem perder a característica do espaço.

Com a evolução dos modelos, eles deixaram de ser pesados e difíceis de manusear. Trata-se de um mobiliário útil que combina as duas funções.

O sofá-cama pode ser de solteiro o de casal, ter um baú para guardar itens de cama, mesa e banho e apresentar um design funcional e moderno.

Verifique o material, os detalhes de acabamento e obtenha informações sobre como abrir e fechar o produto.

Mais do que um item funcional, pode ser um item original de decoração e chamar a atenção do ambiente.

sofá_Sofa_cama

Encontre o sofá-cama ideal para sua casa

Sofá de couro

Esse modelo não precisa ser retrátil ou ter uma funcionalidade a mais para se destacar. Aqui, o material já faz todo a diferença para que o sofá seja digno de destaque.

Por ser um material nobre e de alta qualidade, o couro tem muitas vantagens. Sua principal característica é a versatilidade, já que o sofá de couro se adapta a diferentes ambientes e estilos.

Outro atributo que merece ser ressaltado é a durabilidade. O couro natural pode durar décadas. Por isso, investir em produtos específicos para a limpeza do material garante que você terá o sofá por muito tempo.

A resistência também pode ser considerada um dos maiores benefícios quando se compra um sofá de couro. E se você tem animais de estimação, como cães ou gatos, vale investir em uma peça. Além de não rasgar facilmente, a remoção dos pelos se dá com mais facilidade. O material também é impermeável. Então, não se preocupe com bebidas e molhos derramados no estofado. Limpar não vai ser difícil.

sofá_Sofa_de_couro

Veja um sofá de couro

Sofá de três lugares

Embora existam diversos modelos diferentes no mercado, um ícone ainda reina nas casas de muitos brasileiros: o sofá de três lugares. O modelo é muito popular, porque abriga toda a família para compartilhar momentos em frente à TV. Mesmo tendo uma configuração tradicional, nada impede de inovar no tecido ou na cor. É permitido abusar da criatividade para deixar o sofá convencional com um ar mais descolado. Se você optar por um tecido de couro, o sofá ganha um ar mais retrô. Se for suede, pode ficar mais aconchegante.

Em salas mais espaçosas, o sofá de três lugares, geralmente, forma um conjunto com poltronas ou um sofá de dois lugares. Mas se engana quem pensa que o modelo é feito apenas para grandes ambientes, se usado sozinho pode caber perfeitamente em salas com pouca metragem.

sofá_tres_lugares

Compre um sofá de três lugares

Como conservar o sofá?

Para ter um sofá sempre bonito é preciso limpá-lo regularmente e tomar cuidado para não danificar o estofado. Confira algumas dicas para deixar tudo sempre em ordem:

  • Na hora da limpeza, aposte na combinação: aspirador de pó e escova seca com cerdas macias. Produtos químicos não são aconselháveis, apenas se forem desenvolvidos especificamente para higienizar sofás;
  • Para remover pelos de animais, a dica é pegar um fita adesiva ou aqueles rolos para tirar pelos das roupas e passar devagar sobre o estofado;
  • Manusear objetos pontudos quando estiver sentado no sofá não é uma boa ideia se você deseja conservá-lo por muito tempo. Itens cortantes podem causar prejuízos;
  • Exposição direta ao sol é prejudicial ao estofado. Por isso, se o sofá ficar próximo à janela, é bom ter cortinas para protegê-lo. Os raios solares podem queimar ou manchar o tecido;
  • Se você tem crianças que adoram pular no sofá, a diversão delas também pode estragar o item. Assim como ficar em pé, a atitude pode prejudicar as molas e a conservação desse móvel.

Você tem várias opções para escolher o sofá que mais combina com o seu estilo e que atenda o que você precisa. Aproveite nossas dicas e encontre aquele sofá que será um super companheiro!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!