Como decorar usando futon

Versátil, charmoso e muito confortável, usar o futon na decoração pode trazer a sensação de aconchego em diversos ambientes.

Se você é amante da cultura oriental, certamente já pensou em colocar um futon em algum cômodo da sua casa. A peça, famosa por sua praticidade e conforto, desembarcou no Brasil em diferentes formatos e tamanhos, trazendo para os ambientes um ar aconchegante independente do estilo adotado na decoração.
Super confortável, ele pode substituir estofado para cadeiras e poltronas ou até assumir lugar do seu colchão. Podem ser encontrados em diversas cores, estampas, tecidos e modelos – dos mais finos aos mais volumosos. Cabe a você decidir qual cômodo receberá esse abraço em forma de móvel.

Como incluir o futon na decoração?

Futon como sofá

Ideal para compor a decór da sua sala de estar trazendo leveza e informalidade para o ambiente, o sofá é a utilização mais comum do futon. Ele pode ser mais estruturado, com uma base de metal ou trazer um visual mais rústico quando apoiado sobre pallets ou um estrado de madeira.
Essa composição traz versatilidade para o ambiente e é indicada para apartamentos pequenos, uma vez que o sofá pode ser facilmente transformado em uma cama para visitas.

decoração_futon_sofá

Encontre uma seleção de sofás com futon no Mercado Livre

Futon no chão

Se a ideia é trazer para o ambiente um ar descolado e alternativo, livre-se dos suportes e cole o futon direto no chão. O ideal é escolher o chamado “puff turco” ou o “shikibuton”, que é mais estruturado e evita que a friagem do chão passe para quem estiver curtindo um momento de relaxamento em meio às almofadas.
Outra dica é aproveitar este formato para dar mais autonomia para os pequenos, substituindo o berço ou a cama do quarto deles por este item. Isso vai permitir mais mobilidade para a criança brincar e oferecer um ambiente seguro, divertido e aconchegante ao mesmo tempo, .
Para compor o clima da molecada, opte por cores alegres e vibrantes combinadas com almofadas divertidas.

decoração_futon_chão

Quer colocar o futon no chão? Veja os melhores modelos.

Futon como poltrona

Em ambientes menores, o futon pode ser usado como uma poltrona multiuso. Escolha o modelo chamado Kakibushi, que é mais maleável. Ele pode ser utilizado dobrado sobre uma base de madeira ou metal, e estendido nos momentos de maior relaxamento.
A poltrona pode compor a decoração de varandas gourmet, escritórios ou de um cantinho especial da sua sala de estar. A dica é escolher peças mais neutras, sem muitos detalhes e em cores que conversem com o restante dos itens que compõe o ambiente.

decoração_futon_poltrona

Encontre o futon ideal para sua poltrona.

Futon na cabeceira da cama

Se você acha que o futon é apenas o colchão ou almofada usado em outros móveis, volte uma casa. A técnica de costura destas peças é tão charmosa que existem no mercado alguns modelos de cabeceira de cama desenvolvidas neste estilo.
Combinados com uma cama box e um mix de almofadas, o item pode trazer um ar moderno e sofisticado para a decoração do quarto.

decoração_futon_cabeceira

Confira uma seleção de cabeceiras futon

Almofadas futon

Utilizadas para compor a decoração da sala de estar, de jantar, do quarto ou de ambientes externos, as almofadas de futon – também conhecidas como zabutons – deixam os móveis de madeira mais confortáveis e os ambientes mais aconchegantes.

Como cuidar do seu futon?

Por ser uma peça que muitas vezes fica em contato direto ou muito próximo ao chão é preciso se preocupar com a limpeza e conservação do seu futon. Em dias mais secos, aproveite para deixá-los expostos ao sol em varandas ou outros locais que permitam este contato direto com a luz solar. Isso vai evitar a proliferação de ácaros, mofo e outros problemas.
Além do futon em si, redobre a atenção com a estrutura que dará suporte ao colchão ou almofada, bem como seu entorno. O ideal é revestir o piso com algum material semelhante ao tatame para evitar o contato direto com o chão.
Como, geralmente, as peças são feitas de algodão, a umidade pode ser um grande vilão. Evite o contato com a água e faça a limpeza a seco. Manchas e sujeiras devem ser removidas o mais rápido possível e com pouca água, para que ela não penetre nas camadas de tecido. Aproveite esse momento que a peça estiver “tomando um ar” para usar um batedor que irá auxiliar na limpeza.
Para usá-los em áreas externas, considere comprar capas ou revestimentos impermeáveis. Outra dica é procurar virar o lado do futon de vez em quando para que ele seja utilizado uniformemente. Assim, você evita que a peça fique desbotada ou gasta em apenas um pedaço, aumentando sua vida útil.
Agora que você já conhece tudo sobre os futons, é só escolher o modelo ideal para os seus objetivos e relaxar em um ambiente super aconchegante.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!