Como decorar uma sala

Aliar estilo e necessidade ao tamanho do espaço é fundamental. Por isso, separamos algumas dicas para você não errar na hora e saber como decorar uma sala.

data do texto como decorar uma sala

A sala de estar é um dos ambientes mais utilizados da casa. É nesse espaço que descansamos, recebemos visitas, interagimos com a família e amigos e, por isso, saber aproveitar os espaços, usar elementos que evidenciem nossa personalidade e entender como decorar uma sala é muito importante.

Porém, antes de sair derrubando paredes ou pendurando luminárias na sua sala é importante levar em consideração alguns pontos que irão te ajudar a tornar esse ambiente especial. São elas:

  • Medidas: O ponto de partida para transformar a sala de estar é medir todo espaço. Por exemplo, a medida da parede em que vai uma estante ou qual seria o tamanho máximo de um sofá para o ambiente. Nestes casos, ser precavido nunca é demais.
  • Distribuição dos móveis: Essa dica é valiosa principalmente em salas pequenas. Na montagem do espaço, é importante começar com a disposição dos móveis maiores, que são os que normalmente definem o layout-base da sala e só depois espalhar os itens menores, geralmente de decoração, de forma harmoniosa.
  • Evite fechar espaços de circulação: Essa é outra dica que vale especialmente para as salas pequenas. Afinal, circulação é a palavra-chave quando se pensa em funcionalidade e bom aproveitamento dos espaços.
  • Organização: Essa dica é valiosa para toda a casa! A organização do lugar possibilita ao habitante uma leitura agradável do ambiente, livra os espaços para serem usados com mais eficiência e poupa tempo no dia a dia, além do mais, é ótima a sensação de estar bem acolhido na própria casa.
  • Plantas: As plantas ajudam a alegrar o ambiente, mas é muito importante se ater a algumas regrinhas: 1) se na sua sala não tem muita luz natural, escolha plantas que se adaptam a esse tipo de ambiente; 2) para espaços pequenos de preferência a vasos de plantas apoiados em prateleiras altas, esse truque ajuda a ampliar o ambiente; 3) vasos altos e com plantas mais frondosas devem ficar afastados da passagem e dos corredores.

como decorar uma sala com seu estilo

Leia também: 5 tendências de decoração para 2019

Como decorar uma sala com o seu estilo

Conheça 7 estilos de decoração e escolha os móveis e a decoração da sua sala de estar que vão combinar melhor com seu estilo!

Estilo Campestre

Ligado à natureza, lembra um pouco o estilo rústico, já que utilizam elementos naturais e com a simplicidade da vida no campo. A decoração que segue esse estilo ajuda a tornar o ambiente acolhedor e com uma sensação gostosa de sossego.

O estilo campestre valoriza paletas de cores neutras que ajudam a proporcionar uma sensação de ambiente maior. Aposte em cortinas de renda, peças em madeira, especialmente em uma peça com um aspecto mais rústico e itens de tapeçaria com estampas florais, nas plantas e peças de couro, como uma poltrona ou um sofá.

como decorar uma sala campestre

Veja aqui uma lista com as melhores opções de cortinas rendadas

Estilo Minimalista

O estilo minimalista consegue agradar qualquer pessoa já que utiliza o mínimo de peças na decoração. A ideia é usar apenas o necessário para que os espaços tenham boa funcionalidades.

Cores neutras, com predominância de branco, preto e cinza, além da iluminação natural e móveis baixos, elegantes e simples. Os contrastes ficam por conta de algumas peças coloridas, como o sofá, poltrona ou algum dos poucos acessórios, para trazer vida ao ambiente.

como decorar uma sala minimalista

Escolha o quadro que vai completar sua decoração minimalista

Estilo contemporâneo ou moderno

É impossível não se apaixonar pela mistura de materiais e matizes neutras. Aposte em composições de armários, prateleiras e sofás brancos, paredes e teto em tons claros e peças de decoração voltados para os tons pastéis.

como decorar uma sala moderna

Pesquise o melhor sofá para sua sala de estar moderna

Estilo tropical

As principais cores são azul, lilás, rosa, verde, branco, amarelo, branco e bege. Para não pesar a decoração e deixá-la extravagante, escolha três ou quatro desses tons e utilize-os com elementos neutros. Uma dica valiosa para esse estilo é variar entre tons escuros e mais claros dessas cores.

Esse estilo despojado tem objetos estampados como presença obrigatória, como estampas com borboletas, samambaias, palmeiras, pássaros, abacaxis, frutas em geral e até listras são as opções mais utilizadas em almofadas e papéis de parede, por exemplo.

como decorar uma sala tropical

Lista de papel de parede para decorar sua sala

Estilo industrial

Esse estilo é muito marcante. Aposte em espaços amplos e rudimentares, com suas estruturas expostas em contraste com uma decoração simples e ao mesmo tempo elegante.

Luminárias suspensas, cor cinza ou preta na parede, eletrodomésticos de aço inox. Você também pode aplicar papel de parede ou pintura para criar um efeito de tijolos ou concreto à vista, caso você queira dar mais personalidade para a sala de estar.

como decorar uma sala industrial

Veja lista de tintas para dar um toque industrial para sua sala de estar

Estilo vintage

A decoração vintage é romântica, delicada e cheia de personalidade. A verdade é que quase todo mundo já teve algum móvel ou eletrodoméstico fruto de herança do avô ou bisavô e sem saber como incluí-lo na decoração acabou deixando-o de lado pois bem, chegou o momento de usá-lo.

como decorar uma sala vintage

Encontre aqui o móvel especial que vai compor sua decoração vintage

Estilo eclético

Uma decoração eclética pode ser muito divertida e proporcionar um ambiente cheio de vida. Mas, saiba que a decoração eclética precisa de uma excelente dose de bom senso. As peças precisam ser bem selecionadas para o ambiente não parecer uma espaço de achados e perdidos.

como decorar uma sala eclética

Veja uma lista de poltronas para compor seu ambiente eclético

Leia também: Decoração barata: como mudar o ambiente gastando pouco

Todas essas dicas podem ajudar a transformar um espaço sem graça em uma sala de estar cheia de personalidade e o mais importante é conseguir transformar a sua sala de estar em um ambiente que seja funcional e combine com seu estilo.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!