Como decorar um salão de beleza

Saiba como montar um salão de beleza com pouco dinheiro e muito capricho.

Com tantas opções de salões de beleza disponíveis atualmente é necessário encontrar a melhor maneira de se destacar dos concorrentes. Além do bom serviço oferecido, a decoração pode ser seu grande aliado para conquistar clientes.

O primeiro passo é conhecer bem o público-alvo antes de desenvolver um projeto visual. Existem vários nichos de mercado: feminino, masculino, unissex e infantil.

Dentro disso, existem ainda subcategorias que descrevem em detalhes o perfil do seu público:

  • Retrô: inspirado na decoração das décadas 50, 60 e 70, esse estilo traz um ar de nostalgia. Penteadeiras, molduras, sofás compridos e poltronas arredondadas são o charme dos móveis. As cores são fortes e trabalham em contraste, sendo preto e branco com vermelho a combinação mais famosa.
  • Minimalista: a ideia desse estilo é que menos é mais. É composta por poucos móveis, detalhes charmosos e cores sóbrias. A simplicidade minimalista valoriza a comodidade e o conforto.
  • Vintage: tem como base os anos 20 e 30. A paleta de cores é mais puxada para o pastel. A decoração traz elementos românticos e charmosos, como a vitrola e poltrona almofadada.
  • Clássico: baseado na Grécia e Roma antiga, transmite requinte e elegância. As paredes podem misturar as cores verde, azul marinho e preto, com base bege e branca. O vermelho é encontrado em estofados. Já o dourado, prateado e ferrugem estão nos detalhes.
  • Infantil: se as crianças são o seu público-alvo, aposte em elementos lúdicos e com muitas cores. Se possível, vale a pena investir em tablets para que fiquem distraídos enquanto cortam o cabelo.
  • Masculino: aposte em cores neutras, como preto, branco e cinza, misturado com detalhes rústicos, como uma parede de tijolos. Conheça o principal interesse do seu público para acrescentar elementos de decoração, como música, videogame ou futebol.
  • Feminino: detalhes simples e charmosos chamam a atenção do público feminino. As paletas de cores candy color e pastel podem complementar a identidade visual do salão.

É claro que o gosto do proprietário conta, e muito, na hora de decorar, mas o local precisa, primeiramente, atender às expectativas do cliente. Tudo precisa fazer sentido e ter função. A decoração deve andar de mãos dadas com a organização para melhorar a agilidade no trabalho dos funcionários.

Aposte em objetos que sejam bonitos, mas que estejam ali com um objetivo, por exemplo, um armário colorido, que converse com a identidade do salão, mas que também seja fácil de guardar e encontrar os produtos. Não acrescente muitos elementos que não tenham função, pois podem atrapalhar a rotina do salão.

Com isso em mente, saiba como decorar um salão de beleza.

Decoração

A decoração do salão de beleza é como a identidade da marca e deve ser o ponto inicial para determinar o que será colocado em prática. Tenha em mente que o consumidor vai até o seu salão não somente pelo serviço, mas também pela experiência de se sentir bem e cuidado, por isso que o ambiente é tão importante.

Como a circulação de pessoas vai ser grande, evite espalhar muitos objetos decorativos pelo local para não afetar o conforto dos clientes nem o trabalho da equipe. O charme deve vir nos detalhes e no conjunto funcionando em harmonia.

Recepção

Esse é o ambiente que dá boas-vindas aos clientes, lembre-se de que a primeira impressão é a que fica. Procure por um balcão que caiba tudo o que vai precisar para atender aos consumidores: computador, agenda, amostras de produtos, além de algo para servir como agrado, como água, café, balas e chicletes.

Coloque um sofá para acomodar quem estiver aguardando pelo atendimento. Como o espaço deve ser pequeno, essa solução é melhor do que poltronas, que ocupam muito espaço.

Disponibilize revistas e catálogos para que as pessoas consigam passar o tempo de forma agradável, além da senha do wi-fi.

Como decorar um salão de beleza recepção

Escolha o melhor balcão de recepção para o seu salão

Piso

Além de criar harmonia com o ambiente, o piso deve ser fácil de limpar e transmitir a impressão de que está sempre impecável. O piso de madeira é uma das opções mais práticas e modernas. O de cerâmica é outra solução se for aplicado sem rejunte.

Para decorar um salão de beleza pequeno, utilize o mesmo piso em tudo, sempre em cores claras e neutras, que dão a sensação de amplitude.

Como decorar um salão de beleza piso

Veja opções de piso de madeira por diversas faixas de preço

Parede

A escolha das cores vai depender muito da identidade visual já escolhida para o empreendimento. Se quiser entrar no perfil minimalista, aposte no preto, branco, cinza e outras cores básicas. Se quiser apostar no colorido, tudo precisa funcionar em equilíbrio. O ideal é utilizar as mesmas cores presentes no logotipo da marca.

Procure aplicar cores complementares e claras, que dão a sensação de que o salão é maior. Os espelhos também podem ser aplicados em diversos locais com o mesmo objetivo.

A decoração de salão de beleza com papel de parede vem sendo muito usada. Se não quiser se arriscar muito, aposte em listras horizontais para ampliar o local ou verticais para que o lugar pareça mais alto.

Na hora de escolher a tinta, tente não economizar, afinal, é melhor pintar o ambiente uma vez, do que ter que parar o trabalho para retocar. O custo-benefício de um produto de alta qualidade acaba sendo melhor.

Como decorar um salão de beleza parede

Escolha a tinta de parede ideal para o seu negócio

Climatização

A experiência do cliente no seu empreendimento deve ser perfeita. Isso não significa que você deverá gastar muito dinheiro para oferecer um atendimento requintado, e sim que ele precisa se sentir confortável do momento em que chegar até sair. E a climatização é grande parte disso. Imagina só ter que secar o cabelo por horas, durante o verão brasileiro, sem ter ao menos um ar condicionado. Esse é um dos investimentos mais importantes do seu negócio. Além disso, crie um ambiente arejado e com boa circulação do ar para que os produtos químicos utilizados em tratamentos de beleza não incomodem a ninguém.

Como decorar um salão de beleza climatização

Compre agora um ar condicionado para o seu salão de beleza

Móveis para salão de beleza

Armários com nichos ou no estilo colmeia agilizam o trabalho dos funcionários e podem ser utilizados como parte da decoração. Por exemplo, se todo o salão for de cores neutras, coloque toalhas coloridas a mostra nos nichos. Deixe os produtos vendidos expostos para os clientes de maneira organizada com a ajuda de expositores.

Penteadeiras elegantes chamam muita atenção, além de facilitarem o trabalho do cabeleireiro. Procure por móveis usados de alta qualidade para economizar.

Como decorar um salão de beleza móveis

Veja uma seleção de penteadeiras no Mercado Livre

Cadeiras profissionais

A cadeira do cabeleireiro deve ser de extremo conforto para o cliente e para o profissional. Escolha um modelo hidráulico, com regulagem, para que o consumidor se sinta relaxado e o cabeleireiro consiga trabalhar sem dores nas costas.

O lavatório também deve ser confortável e com sistema que regule a temperatura d’água. Se possível, compre um modelo com cuba profunda para lavar os cabelos compridos com mais facilidade.

Para a manicure, as melhores opções possuem gaveta e ergonomia perfeita para não sentir dor durante o trabalho. O modelo “cirandinha” é o mais famoso.

Como decorar um salão de beleza cadeira

Confira os modelos de cadeira lavatório disponíveis no Mercado Livre

Iluminação

A iluminação deve ser de alta qualidade para facilitar o trabalho do profissional. Quanto mais claro for o teto e as paredes, melhor. Os serviços de maquiagem, coloração e manicure dependem muito desse detalhe, dessa forma, opte pela luz mais clara nesses ambientes. Já na área dos lavatórios, aposte na luz amena para proporcionar um momento de relaxamento ao seu cliente.

É possível decorar um salão de beleza pequeno com pouco dinheiro, é só usar a criatividade e pensar em cada detalhe com atenção.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!