Como decorar o cantinho do seu pet

Com criatividade e carinho é possível deixar o cantinho do seu pet com decoração personalizada para combinar com você e seu bichinho.

Os pets são tão especiais, que muitas pessoas consideram-os como parte da família. Alguns dormem dentro de casa, outros no quintal, mas o que importa é que tenham o máximo de conforto para se sentirem sempre felizes.

Para montar um cantinho de pet que combine com a sua decoração e que tenha a ver com a personalidade do seu bichinho, é necessário fazer alterações simples em casa. Muitas delas podem ser feitas por você mesmo. Basta um pouquinho de criatividade e vontade de deixar o espaço ainda mais especial.

Saiba como decorar o cantinho do seu pet

Parede

O primeiro passo é escolher onde será aplicada a decoração. Se o seu pet passar a maior parte do tempo dentro de casa, procure decorar algum lugar que ele já esteja familiarizado, mas que não vá exigir grandes mudanças. Muitas pessoas escolhem a área da lavanderia ou até mesmo uma parede pequena do quarto reservada especialmente para o pet, principalmente se dorme com o dono. Se ele passar a maior parte do tempo no quintal, fica ainda mais fácil de decorar o cantinho de maneira criativa.

Feito isso, chegou a hora de escolher quais elementos farão parte da parede do pet. Considere pintá-la de uma cor diferente das demais para ganhar destaque. Os detalhes ficam por conta dos adesivos. Eles podem ser feitos de papel contact cortados no formato de ossinho, patinha ou onomatopeias , como “au-au”, “woof” ou “miau”.

Para deixá-lo mais especial, pendure quadros com momentos especiais que passaram juntos, ou simplesmente com fotos fofas do seu animalzinho.

Porta-coleira

Uma das coisas que o cachorro mais gosta de fazer é passear, por isso, muitos donos compram coleiras de diversas estampas para sair andando por aí com estilo. Para expor esses produtos e facilitar a rotina na hora de encontrá-las, pendure um porta-coleira na parede. Existem opções bonitas disponíveis no mercado, mas se quiser fazer um personalizado, existem duas possibilidades:

1- Adaptar um porta-chave. Se for de madeira, é só lixar para tirar a tinta e pintar da maneira que quiser;
2- Comprar um pedaço de MDF e ganchinhos para criar um. É possível cortá-la no formato que quiser, como de osso, por exemplo, e pintar com tinta específica para madeira.

decorar o cantinho pet coleiras

Compre agora um porta coleira para fazer parte da decoração

Caminha e casinha

Os dois itens merecem cuidado especial tanto no quesito conforto, quanto beleza. Esse será o principal ponto de foco do cantinho, então é a hora de deixar a criatividade fluir.

No quintal, o ideal é colocar uma casinha para o pet. O melhor e mais seguro é comprar uma pronta e reformá-la com o visual que desejar. Por ser o local onde ele irá dormir, só se arrisque em fazer a estrutura se tiver certeza de que poderá desenvolver um abrigo seguro.

Se a casinha for de madeira, é possível criar um visual rústico ao manter a cor natural, como também pintar da cor que desejar, como inteira branca, mistura de cores complementares, branco com detalhes de cores fortes. O que importa é combinar com o restante dos objetos e estilo de decoração.

Para fazer a caminha, as possibilidades são maiores. É possível comprá-la pronta, já na cor que deseja, ou criar uma.

Para isso, será necessário adquirir uma almofada grande o suficiente para abrigar o pet, tecido e linha para costurar. Escolha a estampa que combina com a decoração e encape a almofada. Se quiser montar uma estrutura ao redor da almofada, a dica é pegar uma mala de viagem antiga que não usa mais, forrar com um tecido que combine com o da almofada e colar com cola quente para que não saia do lugar.

Outra dica é montar uma espécie de cabana para o pet. De acordo com o blog Artesanato Passo a Passo, você vai precisar de tecido, barbante, cola quente e três varetas de madeira do mesmo tamanho para formar a base. Para fazer, basta unir as varetas pela ponta com o barbante e abri-las como se fosse um tripé. Depois, corte o centro do tecido com uma circunferência e posicione o tecido ao redor da estrutura. Cole o tecido que estiver em contato com a base de madeira e corte parte da barra em tamanho o suficiente para que o pet entre e saia com facilidade. Está pronto!

decorar o cantinho pet cama

Veja opções de caminhas para cachorro e gato de diferentes tamanhos

Organizador

Compre um armário para guardar todos os produtos do seu pet separados dos seus: brinquedos, roupinhas, tapetes higiênicos ou jornal. Esse é mais um item que pode ganhar visual novo que combine com a decoração do cantinho do pet.

decorar o cantinho pet brinquedos

Encontre diversas opções de armário multiuso no Mercado Livre

Potes de comida e água

Como vão ficar expostos o tempo inteiro, o visual dos potes de água e ração devem combinar com o da cama ou da casinha. Muitas vezes, pequenos detalhes farão toda a diferença para que o cantinho do pet ganhe um charme a mais: adesivo divertido, desenho feito a mão ou pintura.

O material do potinho também varia de acordo com o perfil do seu pet. Por exemplo, se for um gato que costuma comer com tranquilidade, vale a pena investir em um pote de cerâmica bonito e delicado. Mas se for um cachorro grande, que come fazendo bagunça, é melhor continuar nos potes de plástico.

Outra dica que vai enfeitar o espaço é guardar a ração e os biscoitinhos em potes de vidro a mostra, como no topo do armário ou prateleira. O estilo “baleiro” vai trazer um charme a mais para as comidinhas do pet.

decorar o cantinho pet pote

Compre um comedouro que combine com a sua decoração

Circuito de obstáculo

Os gatos amam subir em todos os móveis da casa, então, por que não criar um ambiente onde ele possa fazer isso com segurança, sem estragar os seus objetos? Compre algumas prateleiras quadradas ou nichos e monte uma espécie de escada acoplada à parede para que o gato possa caminhar livremente. Além de ser uma atração para o bichinho, ainda garante um visual moderno para a sua casa.

decorar o cantinho pet obstáculo

Confira uma seleção de prateleiras quadradas no Mercado Livre

Gaiola

Se tiver um passarinho, chegou a hora de reformar a gaiola para que ele ganhe uma casa mais estilosa. A dica é pintá-la da cor que desejar e encaixar itens de decoração que não irão afetar no conforto do bichinho, como flores e folhas, que podem ser artificiais.

Aquário

O visual do aquário também pode ser decorado com pedras de diferentes tamanhos e cores. Para acrescentar plantas, procure saber quais são as mais apropriadas para o seu bichinho. Outra dica é aplicar um plano de fundo para o aquário ganhar um visual diferente.

Transforme o cantinho do pet especial tanto para você, quanto para o bichinho! Afinal, eles merecem todos os agrados do mundo, não é mesmo?

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!