Como combinar tapete com a decoração

Confira algumas dicas de como combinar tapete com a decoração da sua casa e deixe os espaços com muito mais estilo, modernidade e beleza.

Os tapetes agregam muita beleza e estilo para os mais diferentes ambientes da sua residência. Afinal, esse item alegra os espaços, traz conforto e leva um pouco da personalidade dos donos da casa. Para que você deixe a sua residência linda, saiba como combinar tapete com a decoração.

Dicas de como combinar tapete com a decoração

Antes de comprar o seu tapete, é preciso se atentar a alguns detalhes. Esses pontos vão ajudar muito na hora de combinar com a decoração. Dessa forma, você consegue se organizar bem e deixar o espaço muito mais bonito e agradável.

  • Observe o tamanho do local onde você vai colocar o tapete. Assim, é possível definir as dimensões do seu produto e saber como ele vai se encaixar na decoração.
  • Entenda o estilo da decoração da sua casa. O tapete chega para completar e, por isso, é necessário que ele não fuja tanto do que já existe.
  • Cuidado com o material. Cada tipo de tapete deve ser colocado em um ponto específico da sua casa, já que o acúmulo de poeira e o desgaste do item de decoração podem aumentar de acordo com o ambiente.

Tipos de tapete

Os tapetes para decorar a sua casa podem ser feitos dos mais diferentes tipos de material. É muito importante conhecer cada um deles, pois assim fica muito mais fácil de escolher o modelo certo e onde eles podem ser colocados.

Tapete de lã

Os tapetes de lã são alguns dos mais bonitos, resistentes e macios. Alguns desses produtos costumam ser feitos artesanalmente e, por isso, são de alta qualidade. Eles servem muito bem para decorar a sua sala e vão deixar o espaço mais elegante.

Tapete de acrílico

Um modelo com um custo um pouco menor, mas que tem uma aparência semelhante ao feito de lã, o tapete de acrílico é uma ótima opção. A diferença mais considerável é que esse material é menos resiste e exige mais cuidados para que dure bastante tempo.

Tapete de poliéster

O tapete de poliéster, o famoso tapete felpudo, é outro belo modelo que vai ficar muito bem na decoração da sua casa. Ele costuma ser usado nas salas das residências. O ideal é colocá-lo em uma posição com pouco trânsito de pessoas, já que ele acumula mais poeira e pode desgastar mais rápido.

como combinar tapete peludo com a decoração

Coloque um tapete peludo na sua sala

Como combinar tapete com a decoração da sala

Para combinar o tapete com a decoração da sua sala, você pode utilizar algumas estratégias. Assim como na moda, há várias maneiras de combinar os mais diferentes materiais e estampas.

Se a sua sala tem uma decoração mais neutra, com cores como preto, branco ou cinza, uma opção muito legal é dar um destaque grande para o tapete. Escolha um tapete vermelho, por exemplo, bem chamativo. Ele vai gerar um contraste entre as cores de todo o ambiente e deixará a decoração bem interessante.

Outra boa ideia é usar uma das tendências, que é a sobreposição de tapetes. Você pode utilizar dois itens com a mesma estampa ou com estampas diferentes. Qualquer que seja a sua escolha, a decoração vai ficar bem moderna.

como combinar tapete vermelho com a decoração

Deixe a sua sala bem decorada com um tapete vermelho

Como combinar um tapete estampado com a sua decoração

Outro ótima dica de decoração são os tapetes estampados. Entretanto, por causa das estampas, eles precisam de um pouco mais de cuidado e atenção para que você consiga fazer uma boa ornamentação da sua sala.

Um dos modelos mais usados é o tapete listrado. O ideal é que paredes da sua casa tenham cores mais neutras para que elas não “briguem” com as listras. Além disso, os tapetes listrados são ótimos para espaços menores, pois dão uma “impressão” de ampliar os locais.

Para algo um pouco mais moderno, os tapetes geométricos são uma excelente pedida. Eles são mais versáteis e conseguem combinar bem com os diferentes tipos de decoração, das mais simples até as mais modernas.

como combinar tapete listrado com a decoração

Veja ofertas de tapete listrado

Como combinar tapete com o sofá

Se a sua ideia é combinar o tapete com o sofá, a sua decoração precisa ser um pouco diferente. É possível utilizar o contraste de cores ou até mesmo o complemento entre elas para deixar o espaço mais bonito e agradável.

O ideal é que as paredes e a decoração da sala também estejam de acordo com o seu sofá e o tapete. Se o estilo da sua casa é mais rústico, possivelmente você terá um sofá nesse padrão. Dessa forma, um tapete rústico é uma excelente possibilidade para deixar o ambiente em harmonia.

Por outro lado, para os locais mais neutros, com paredes e sofás com cores menos chamativas, você pode utilizar o contraste e explorar bem a coloração do tapete. Pegue um modelo com cor mais forte, como amarelo, vermelho ou laranja, para dar mais vida ao local.

Outra opção, além da cor, é combinar os formatos. Em um sofá retangular, você pode escolher um tapete no mesmo padrão e colocá-lo à frente do seu móvel para ampliar o espaço. Essa técnica também é válida para usar os tapetes como uma forma de delimitar espaços, como sala de estar e de jantar.

como combinar tapete rústico com a decoração

Faça uma decoração rústica na sua sala

Leia também: Como escolher o melhor sofá?

Cuidados com o seu tapete

O tapete é um bom investimento para a sua casa. Esse produto deixa o espaço mais elegante, estiloso e melhora bastante a decoração. Mas ele precisa ser bem limpo e conservado para que você aproveite ao máximo esse belo item decorativo.

  • A limpeza do seu tapete deve ser feita quase que diariamente. De preferência, passe a vassoura todos os dias. Escolha aquelas com cerdas macias para não machucar o tecido, e sempre varra na direção da costura.
  • Para evitar e remover manchas, a melhor dica é limpá-los o mais rápido possível após um incidente. Quanto mais tempo, mais difícil será a limpeza. Por isso, não perca tempo. Um pano úmido já resolve bastante esse problema.
  • Coloque o seu tapete preso a algum móvel para evitar que alguém escorregue. Outra opção é pôr adesivos antiderrapantes sob o tapete, pois já ameniza a situação.

Leia também:Como limpar o sofá

Com todas essas dicas de como combinar tapete com a decoração, você já sabe as formas de deixar a sua casa mais bonita. Agora é escolher o que mais te agrada e caprichar na ornamentação da sua residência.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!