Combinações de cores que funcionam em harmonia na decoração

Muitas pessoas têm medo de se arriscar no mundo das cores ao planejar a decoração de casa. Porém, ao escolher tons harmônicos, é possível criar a combinação perfeita.

As cores têm o poder de influenciar no humor e comportamento das pessoas, além de refletir a personalidade dos moradores. Elas são o ponto-chave para a decoração de qualquer cômodo e podem funcionar em perfeita harmonia até mesmo com as combinações mais inusitadas.

“Ter uma casa colorida é ter vida! As cores fazem com que ela tenha movimento e proporcionem felicidade e bem estar. Mas usar a errada pode causar sensações negativas se estiverem no lugar incorreto, como o uso de tonalidades que trazem excitação em ambientes que deveriam ser de tranquilidade. Existem opções que ajudam na concentração e são ótimas para o estudo, assim como outras são inapropriadas para este momento. Ou seja, elas podem e devem ser utilizadas, desde que da maneira correta”, explica Adriana Fontana, designer de interiores especialista em cores.

Você ama cores, mas ainda está em dúvida sobre qual deve usar em determinado ambiente? E quanto às combinações, você sabe quais funcionam bem juntas? Para não ter mais medo de errar, confira algumas dicas para aplicar diferentes tons dentro de casa.

Círculo cromático

Para começar a entender mais sobre o assunto, é necessário aprender sobre o círculo cromático. Apresentado pela primeira vez em 1666 por Isaac Newton, é um mecanismo que representa como as cores são percebidas pelo olho humano.

“Não existe uma cor fácil ou difícil, mas nós precisamos saber como combiná-las. Para isso, sempre devemos usar o círculo cromático”, conta Adriana.

cores que funcionam em harmonia círculo cromático

Harmonia

A partir disso, é possível combinar cores complementares, ou seja, que estão opostas no círculo, assim como conciliar cores análogas, que estão lado a lado. “Algumas vezes, duas análogas e uma complementar, como amarelo, laranja e azul, ou duas complementares e uma análoga, como amarelo, uva e rosa, podem funcionar bem. Ou seja, ao utilizarmos o círculo cromático como base, as combinações nunca serão difíceis ou fáceis, e sim harmoniosas”, explica Adriana.

Além das composições tradicionais, também é possível apostar em suas nuances, como um amarelo claro combinado com um azul escuro, fazendo uma mistura entre complementares e análogas. Entenda os diferentes tipos de harmonização que podem ser estabelecidos:

  • Monocromia: explorar tons diferentes da mesma cor;
  • Analogia: vizinhas dentro do círculo cromático. Não forma contraste, porque todas têm uma cor em comum;
  • Complementar: ficam opostas na roda, mas se complementam;
  • Harmonia de 60°: escolha uma cor, pule trê e escolha a próxima, formando um triângulo dentro do círculo;
  • Harmonia de 90°: escolha uma cor, pule duas seguintes e escolha a próxima, até completar um quadrado;
  • Harmonia de 120°: escolha uma cor e pule a seguinte até formar um hexágono no círculo.

Tamanho do local

Antes de tomar a decisão final, avalie também o tamanho do cômodo. “As cores escuras tendem a diminuir os ambiente, e as claras trazem a sensação de amplitude”, conta Adriana.

Começando aos poucos

Quem ainda é iniciante no mundo das casas coloridas costuma ter medo de arriscar. A dica é começar aos poucos. “O ideal é usá-las em acessórios e itens que podem ser facilmente substituídos. Tenha sempre um profissional experiente auxiliando na escolha, assim a possibilidade de erros será mínima”, aconselha a designer.

Saiba quais combinações de cores funcionam em harmonia na decoração

Cinza

Os ambientes coloridos com cinza se tornaram grande moda nos lares brasileiros modernos. Por se aproximar do preto e do branco, funciona como cor neutra, podendo ser combinada com qualquer tom. O amarelo, por ser quente e aberto, deixa o lugar atraente e compensa a frieza do cinza. Já a mistura com rosa claro, forte tendência nas decorações de todos os cômodos, traz um ar de delicadeza e suavidade. O rose gold, tonalidade do rosa misturado com dourado, também funciona perfeitamente em locais cinzas.

Veja opções de itens de decoração rose gold

Azul

Uma das tonalidades mais queridas dentro das casas brasileiras. Para ousar na decoração, mas ainda assim fazer uma composição harmônica, é possível criar um ambiente azul, marrom e laranja, que se encaixa na harmonia de 60° e garante muito charme. Acrescente diversas nuances do azul, misturando claro e escuro, para deixar o lugar elegante e cheio de personalidade.

Verde

A analogia entre verde e amarelo não funciona apenas na bandeira brasileira. Porém, para criar uma decoração equilibrada, é necessário escolher as nuances perfeitas de ambas.

cores que funcionam em harmonia verde

Confira uma seleção de tintas de parede verdes disponíveis no Mercado Livre

Amarelo

Muitas pessoas evitam o amarelo na decoração por ser muito quente e chamativa, porém, é possível criar ambientes com muita personalidade ao usá-lo como protagonista. Além de usar o cinza como base, como já foi indicado acima, você também pode combiná-la com branco e marrom. Outra alternativa é aplicá-lo em estampas, criando um resultado interessante.

O charme do amarelo é que ele realça as outras cores, por isso, não tenha medo de harmonizá-lo seguindo as indicações do círculo.

Laranja

Alegre e cheio de vida, o laranja funciona bem com tonalidades terrosas, trazendo um pouco da suavidade da natureza para dentro de casa. Experimente conciliá-lo com plantas e flores para trazer um resultado ainda mais natural.

cores que funcionam em harmonia laranja

Veja diversas opções de vasos de flores para incluir no cômodo laranja

Vermelho

Assim como o amarelo, costuma trazer receio aos moradores da casa. Forte, marcante e expressiva, combina com diferentes estilos de decoração e cômodos, mas deve ser usada com muita cautela. A junção preferida dos amantes de vermelho é com preto, trazendo um visual retrô.

Ambientes diferentes

Mesmo com as indicações de melhores combinações, ainda é possível fazer a escolha errada. Isso porque cada ambiente da casa deve ser pensado com cuidado, já que algumas cores vão bem em um lugar, mas podem causar desconforto em outros.

Vejas as dicas da Adriana Fontana sobre as melhores escolhas para cada cômodo:

Quarto: este é o ambiente mais pessoal da casa, então, a pergunta correta deveria ser ‘qual a sensação que desejo ter em meu quarto?’, para saber qual cor deve usar. Se pretende ter relaxamento, use branco, bege ou misture as duas com tons e subtons. Para quem sofre com insônias, o cinza e o marrom são excelentes. Para trazer serenidade, o azul é perfeito. Já no quarto das crianças, não existe mais a questão dos gêneros, utilizando azul para os meninos e rosa para as meninas, elas podem ser livres e seguir de acordo com um tema a ser escolhido;

Sala: pode ser um lugar de muita sofisticação e elegância. A cor que mais traduz esta característica é o azul marinho. Outra opção muito utilizada atualmente é o verde escuro, que faz a ligação com a natureza e remete à tranquilidade;

Cozinha: amarelo e laranja são as mais apropriadas para esta área, pois nos fazem apreciar melhor o paladar da comida;

Banheiro: branco, verde e azul proporcionam a impressão de que o lugar está sempre limpo e, por isso, melhor se adequam às área úmidas;

Lavabo: esta é uma área livre de criação, por isso, qualquer cor é permitida! Pode ser um ambiente diferente do restante da casa. Deve ser um lugar com alma e marcante, para que o visitante não o esqueça;

Área externa e varanda: amarelo, laranja, azul e verde, cores alegres! Áreas externas são bem iluminadas e permitem a mistura de tonalidades, estampas e texturas.

cores que funcionam em harmonia rosa

Encontre a tinta de parede perfeita para cada ambiente

Outro detalhe importante de notar é o estilo de decoração que deseja aplicar, pois cada um deles combina com tonalidades específicas.

O minimalista é aquele estilo onde menos é mais, e o cinza possui essa mesma característica. Quem gosta de lugares retrô pode apostar em amarelo, rosa e azul, que possuem elevado impacto visual com tons “gritantes”. Rosa envelhecido e uva são ideais para o estilo vintage. Cinza claro, cinza escuro, azul e amarelo formam a combinação perfeita em casas modernas. Se quiser um ambiente tradicional, aposte em cores neutras, como cinza, branco e preto. Quem deseja ousar com o estilo tropical, pode investir em laranja, verde, bege, amarelo, azul e rosa. Por outro lado, quem prefere o estilo contemporâneo, pode ir sem medo nas cores neutras com uma pitada de cor forte. Por fim, o estilo rústico combina bem com amarelo, tons de bege e marrom.

Com tantas dicas, você não precisa mais ter medo de errar! Escolha o ambiente e o estilo de decoração que deseja aplicar e se jogue no mundo colorido.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!