Cinema em casa: aprenda como montar o seu

Quem não ama ver um filme, não é mesmo? Se for no aconchego do lar, melhor ainda. Saiba como fazer um cinema em casa para se divertir com toda a família.

Não tem nada mais gostoso do que preparar aquele balde de pipoca, reunir a turma em frente à televisão e assistir a um filme, não é mesmo? Se você é cinéfilo de carteirinha, já deve ter se perguntando como fazer um cinema em casa. O primeiro passo é entender o espaço que você tem disponível e começar a listar os equipamentos necessários para uma experiência audiovisual completa.

Cinema em casa: aprenda como montar o seu

Depois de conferir as medidas do ambiente onde você deseja montar o seu cinema particular, chegou a hora de decidir o tipo de tela, escolher o sistema de som e, é claro, as poltronas que vão dar aquele aconchego especial na hora de aproveitar o filme com a família ou com os amigos.

Para te ajudar, separamos alguns itens que não podem faltar no seu cinema em casa!

TV ou Projetor

Se você quer ter uma experiência de cinema em casa, comece pensando na imagem! Priorize a qualidade da reprodução, além do tamanho da tela. E, é claro, considere o espaço disponível no ambiente para construir a melhor atmosfera.

Em apartamentos pequenos, onde o espaço entre a tela e o espectador não é muito grande, o recomendado é investir em um bom aparelho de televisão. Prefira aqueles com tecnologia 4K que garantem uma imagem mais realista e pouca percepção de ruídos.

Mas, se a sua sala for grande o suficiente e permitir uma distância mínima de 2,5 metros entre a tela e o projetor, esse equipamento pode ser uma ótima opção.

Leia também: Top 7 melhores TVs de tela grande

Som de primeira

Se imagem é primordial na hora de montar um cinema em casa, o sistema de som não fica atrás. Afinal, uma das principais características das salas de projeção é o modo como cada escala de som vem de um ângulo diferente e preenche cada espaço do ambiente. Por isso, investir em um bom aparelho de home theater pode transformar esse momento.

Esse tipo de equipamento é capaz de criar uma experiência imersiva por meio da qualidade do áudio. Para isso, busque por modelos com cinco ou sete caixas de som (modelos 5.1 ou 7.1, respectivamente) e distribua as peças pelo ambiente, a fim de criar uma espécie de círculo de som. Ou seja, a disposição das caixas deve permitir que as ondas sonoras circulem de forma uniforme pelo ambiente construindo uma atmosfera única.

Caso o ambiente seja muito pequeno, a dica é substituir o home theater por uma soundbar posicionada diante da TV.

cinema em casa_home theater

Compare os preços dos home theaters disponíveis no Mercado Livre 

Conforto em primeiro lugar

Depois de cuidar da imagem e do som do seu home cinema, chegou a hora de pensar na disposição do sofá ou no conjunto de poltronas que vão compor o ambiente. Nesse momento, considere prioritariamente o conforto, afinal, você passará longos períodos sentado acompanhando as tramas se desenrolarem na telona.

Novamente, é importante pensar nas dimensões do ambiente e também na estrutura. Para um espaço maior, com desníveis (degraus) é possível pensar na disposição de poltronas como uma “arquibancada” e transformar o ambiente em uma verdadeira sala de cinema.

Se a ideia é adaptar sua sala de estar, um sofá retrátil é sempre uma ótima pedida. Afinal, acomoda várias pessoas e permite que você decida se quer ficar sentado ou esticar as pernas.

Outra dica é prezar por tecidos agradáveis ao toque e compor o ambiente com almofadas confortáveis.

cinema em casa_sofá

Veja uma seleção de sofás e escolha o que mais combina com você

Leia também: Como escolher o melhor sofá?

Garanta o clima de cinema

Quando falamos em sala de cinema, a primeira coisa que você pensa, certamente, é naquele ambiente bem escurinho, certo? Por isso, na hora de montar o seu projeto de cinema em casa, considere adquirir uma cortina que bloqueie a entrada de luz no ambiente.

Persianas ou os tecidos tipo black-out com tramas bem fechadas ajudam a manter o ambiente bem escuro. Dê preferência aos modelos que cobrem além das bordas da janela, indo até o chão. Isso aumentará a imersão dos espectadores durante a projeção.

Seguindo essas dicas simples e com algum planejamento, você consegue criar um ambiente confortável e totalmente adaptado para uma ótima experiência cinematográfica. Aproveite todo o conteúdo audiovisual disponível em aplicativos como HBO Go, Netflix, entre outros, convide os amigos, prepare a pipoca e aproveite. Certamente, valerá a pena ter um cinema em casa. Aperte o play e bons filmes!

 

 

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!