Banheiros modernos: como decorar e revestir

Não importa o tamanho do seu espaço, revestir e decorar um banheiro pode parecer um desafio. Separamos algumas dicas para deixar seu banheiro mais moderno e funcional.

Renovar banheiros pequenos ou muito antigos pode parecer uma missão impossível, mas com criatividade e algumas técnicas de decoração, o espaço pode ficar funcional, charmoso e moderno. 

Algumas áreas específicas geralmente não recebem muita atenção, mas, se bem aproveitadas, podem mudar completamente o ambiente. São elas:

  • Paredes: Em ambientes pequenos, esse espaço é precioso. Use a criatividade e coloque nichos, prateleiras, armários, enfim, a escolha varia de acordo com a sua necessidade.
  • Portas: Invista em portas de correr. Essa dica vale para todas as portas do espaço – box, gabinete e a própria porta de entrada para o banheiro. Além de não consumirem muito espaço, ainda trazem um toque moderno ao espaço.
  • Espaço acima do vaso sanitário: Se o seu vaso sanitário for de caixa acoplada, use o espaço acima para colocar armário, prateleiras ou simplesmente dar um toque de charme com quadrinhos, por exemplo.

Para mais dicas de decoração, veja: Dicas baratas de decoração de banheiro

Como escolher o melhor piso e revestimento para modernizar o seu banheiro

Na hora de escolher piso e revestimento para o seu banheiro, é preciso analisar não apenas a sua beleza e praticidade, mas também a sua funcionalidade. Um acabamento mal escolhido pode transformar esse ambiente, que já é naturalmente úmido, em um lugar escorregadio, inseguro e propenso a quedas – principalmente quando existem crianças, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção dentre os moradores da casa. 

Veja aqui uma lista de materiais e escolha o que vai combinar melhor com seu estilo! 

  • Porcelanato: Apresentam um excelente custo-benefício pois são bonitos, resistentes à umidade e à abrasão, porém,  dentre as opções de acabamento, os acetinados são melhores para o ambiente, pois são menos escorregadios do que os porcelanatos polidos e mais elegantes que o rústico.  

Veja aqui uma lista com as melhores opções de porcelanato para seu banheiro.

  • Cerâmica: Por ser uma das opções mais baratas do mercado e de fácil instalação,  esse tipo de revestimento é bastante utilizado. Outra vantagem do piso de cerâmica é a quantidade de modelos, cores, tamanhos e texturas, o que pode ajudar a modernizar o espaço do banheiro, basta usar a criatividade. Outro fator importante: são resistentes a fungos e possuem boa durabilidade.

Escolha o piso de cerâmica que melhor combina com seu estilo.

  • Mármore e granito: Por serem pedras naturais, costumam ser mais caras que os demais acabamentos, mas, além da beleza e elegância que trazem ao ambiente, também possuem uma excelente durabilidade. O mármore e o granito também funcionam super bem nas bancadas do banheiro.

Pesquise pisos e revestimentos em mármore e granito.

  • Pastilhas: Trata-se de um revestimento versátil que pode ser usado apenas em algumas áreas ou em todo o espaço, vai depender da criatividade e ousadia do ambiente. De vários materiais, as pastilhas podem ser o toque de modernidade que faltava no seu o banheiro.

Lista com pastilhas para todos os gostos e bolsos.

Prateleiras, nichos, armários e gabinetes são opções modernas e práticas para o banheiro

Veja alternativas para organizar seu banheiro com estilo.

Além de moderno, é importante que o banheiro também seja prático e funcional no dia a dia e, para isso, os espaços para guardar itens de higiene e banho são fundamentais. 

  • Prateleiras: Se você faz parte da turma dos “organizados”, então a prateleira pode ser uma excelente opção. Elas podem ser do material que melhor combine com seu espaço e não existe limite de tamanho ou quantidade, tudo depende do espaço do banheiro e da sua necessidade.

Veja modelos de prateleiras para atualizar seu banheiro.

  • Nichos: Os nichos são opções excelentes, principalmente para o espaço acima do vaso sanitário – podendo ser de vários tamanhos, cores e materiais – ou nichos internos, construídos dentro das paredes do lado de dentro do box (para os objetos de banho) e do lado de fora para toalhas e objetos de decoração.

Abuse da sua criatividade com essas opções de nichos para o banheiro.

  • Armários e gabinetes: Essa opção é ótima para o espaço embaixo da pia, principalmente porque além de ajudar na organização e esconder a bagunça,  também pode ajudar na decoração. Caso seja essa a sua escolha, aproveite para usar materiais que ajudem a dar um ar mais moderno ao ambiente com acabamento em espelho ou com alguma cor de sua preferência. 

Veja as opções mais modernas para o gabinete do seu banheiro.

Iluminação adequada ajuda a renovar o ambiente

Conheça os diversos tipos de iluminação para banheiro.

A iluminação do banheiro é muito mais importante do que a maioria das pessoas acreditam e ela pode ser dividida em três características: 

  • Limpeza e amplitude: Se essa é a característica que você está buscando para o seu banheiro, o melhor é buscar lâmpadas brancas ou neutras e apostar em luminárias como o plafon de sobrepor ou de embutir no gesso.

Encontre a luminária ideal para seu banheiro.

  • Melhor visibilidade: Se você quer a iluminação perfeita na hora de fazer a maquiagem ou a barba, escolha as luminárias de estilo arandela ou camarim e instale ao lado do espelho.

Veja aqui luminárias que ajudam na visibilidade.

  • Destaque: Essa opção é mais indicada para lavabos já que a intenção desse estilo de luminária é chamar a atenção, ou seja, ser o ponto focal do ambiente. Aposte em pendentes e mangueiras de LED com lâmpadas amarelas.

Pendentes para modernizar o seu banheiro.

Mais informações sobre reformas de lavabo: Como reformar banheiros e lavabos.

Como os objetos certos podem ajudar na decoração do banheiro

Veja uma lista com 6 objetos que não podem faltar no seu banheiro e que vão deixar o espaço mais organizado, bonito e moderno:

  1. Caixas organizadoras: Indispensáveis para manter os produtos do banheiro em ordem: guardar sabonetes e cremes, organizar a maquiagem e, até mesmo, abrigar rolos de papéis higiênicos ou toalhas. Escolha o modelo que melhor combina com o seu espaço, as caixas podem ser coloridas, ou de vime e madeira, use sua criatividade.
  2. Espelhos: Um banheiro não está completo sem um espelho. Escolha um espelho que, além de funcional, também contribua para a decoração do cômodo.
  3. Kit para escova de dentes, sabonetes e pentes: Para manter a pia organizada e arrumada, investir em um kit que contenha um pote para guardar escovas de dente, saboneteiras e pentes ou escovas de cabelo é importante. Existem vários modelos no mercado, algum vai ser o perfeito para organizar e decorar o seu espaço.
  4. Plantas: Plantas e flores dão um toque de charme na decoração, mas é importante escolher a espécie que melhor irá se adaptar às condições do espaço, afinal, o banheiro não costuma receber muita luz solar, além de ser um cômodo, relativamente, frio e úmido.
  5. Velas: As velas podem não ser necessariamente úteis, mas dão um toque estiloso ao banheiro. Elas ajudam a criar um clima intimista e podem ser colocadas em cima da pia, dentro do box ou espalhadas próximas à banheira, caso você tenha uma.
  6. Tapetes: Sair do banho e pisar em um tapete macio é uma delícia não é mesmo? Então escolha um modelo que combine com o restante da decoração e em um material que não demore muito para secar.

Todas essas dicas podem ajudar a transformar seu banheiro em um espaço mais moderno, bonito e agradável, mas também pensando na utilidade e praticidade do espaço no dia a dia. Afinal, com um pouquinho de dedicação e com soluções simples e práticas, é possível atribuir uma cara diferente a esse ambiente.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!